Melhorando a gestão na sua loja de roupas

O sonho de abrir o próprio negócio pode ser frustrado pelas próprias adversidades do dia a dia. Com loja de roupas e negócios ligados à moda não é diferente.

São inúmeras variáveis que precisam ser vistas, analisadas e implementadas e, apenas com elas, é possível tornar a empresa mais lucrativa.

Seja o clima, já que é um negócio sazonal, ou mesmo crises externas, quem deseja entrar nesse mercado precisa ter em mente que também existem elementos podem contribuir para o sucesso e eficácia da marca.

Controle de estoque de loja de roupas

Ao contrário do que muitos possam imaginar, o controle de estoque não se limita apenas à fiscalização de entrada e saída de produtos.

Ele ocupa um lugar considerado estratégico dentro de uma empresa, já que faz parte do que é conhecido como capital de giro.

Ou seja, a quantidade de capital disponível que o negócio possui para se manter no ramo por um período de tempo determinado.

Por isso, o estoque precisa estar integrado aos demais setores da empresa, já que tem importante impacto nas atividades – desde a produção até mesmo aos setores financeiro e comercial.

A falta dessa otimização pode representar a perda de uma possibilidade de venda para a loja, gerando prejuízos. Para conseguir atingir esse objetivo, alguns passos são recomendados, como:

  • Criação de rotina;

  • Registro de todos os produtos;

  • Definição de estoque mínimo e máximo;

  • Utilização de bom sistema de gestão.

Dentre os itens, o Sistema de informação de estoque é um importante aliado em busca da inovação e reinvenção de uma marca.

Isso porque auxilia em um trabalho que envolve um elevado volume de dados e cálculos em seu planejamento e controle.

Esses sistemas precisam oferecer, minimamente, funções como atualização de registros, geração de pedidos, registros de estoque e oferecer previsões.

Sistema de alarme

Acionados por sensores que, na maioria dos casos, ficam quase invisíveis nos produtos, o Sistema de alarme comercial em lojas instala alguns micro aparelhos nas peças para que elas possam ser detectadas.

As barras verticais, que ficam nas laterais das portas das lojas, são responsáveis por não permitir que as peças passem sem que sejam notadas.

Isso porque, as barras emitem ondas eletromagnéticas e, quando alguém passa por elas com um produto que não foi pago, isso faz com que soe o alarme.

É importante dizer que nem todos os sistemas antifurto nas lojas são iguais.

É possível distinguir, basicamente, dois modelos: o que pode ser usado com produtos metálicos e o que não pode.

No último caso, são os que fazem uso de sensores menores que são ativados por ondas de alta frequência.

A questão é que os metais refletem esse tipo de sinal, confundindo o aparelho.

Por isso, em lojas de produtos metálicos, o recomendado é fazer uso de pedestais e sensores que operam em ondas de frequências mais baixas que podem passar despercebido por qualquer ferragem.

Ainda assim, os dois modelos podem ser desativados no caixa por meio de equipamentos ligados ao leitor de código de barras.

Cupom fiscal

cupom fiscal é uma das questões de maior preocupação de um estabelecimento. Isso porque ele corresponde a um documento equivalente à nota fiscal.

Contudo, nesse caso, se destina ao consumidor final do varejo.

O cupom tem como função a formalização legal da compra e é emitido pelo emissor, uma impressora especial autorizada pela Receita Federal.

Todavia, é preciso compreender que, processar informações atualmente, com alta velocidade, é o que pode dar um novo gás à loja que se propõe em converter um maior número de vendas.

Nesse contexto, surge o Software para loja de roupas com cupom fiscal.

O equipamento é definido, basicamente, como um sistema de gestão online que torna possível oferecer maior praticidade à rotina do negócio.

Isso ocorre porque todos os setores passam a ser interligados, os dados informatizados e, por fim, os procedimentos automatizados por meio desse sistema.

Com ele, a loja emite os cupons com rapidez e facilidade, como também notas fiscais de maneira adequada. Esse fator possibilita o controle dos setores desde o financeiro até o estoque.

Além disso, alguns contam com a vantagem de deixar os dados em segurança na nuvem, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso.

Melhorar a gestão de uma loja pode não ser tarefa fácil. Mas com planejamento, estratégia e bons aliados, é possível tornar uma marca reconhecida e lucrativa.

Isso passa, primeiramente, por uma organização interna, otimizando os processos em uma loja de roupas e passando ao cliente final uma experiência que reúna qualidade do produto e eficácia no atendimento.