O marketing de conteúdo conquistou de vez os empreendedores brasileiros. É o que revela a pesquisa Content Trends 2017, cujos dados mostram que 71% dos negócios usam a estratégia. Entre os que não a colocam em prática, pouco mais de 58% pretendem fazê-lo.
Há vários motivos que explicam a grande popularidade desta técnica. Contudo, os principais são a facilidade, o baixo custo, a escalabilidade e a praticidade em se mensurar resultados.
Tudo isso permite que a empresa elabore uma estratégia personalizada, que se alinha tanto com as suas necessidades quanto com a sua capacidade de investimento.
Acontece que, para que ela seja bem-sucedida, é preciso que o negócio crie uma plataforma onde esses conteúdos possam ser distribuídos e consumidos pelo público, dando a ele a opção de se engajar com a marca – o que normalmente é feito por meio de um blog empresarial.
Depois da criação desta página, é preciso planejar os conteúdos ali publicados, de modo que ele realmente atinja seus objetivos. Confira algumas dicas para isso a seguir:
Avalie o funil de vendas
O funil de vendas é um dos principais pilares que orientam a produção do conteúdo empresarial. Trata-se de uma espécie de caminho pelo qual o consumidor é conduzido até que a compra se concretize. Ele funciona da seguinte forma:
Descoberta (topo de funil);
Consideração (meio de funil);
Conversão (fundo de funil);
Relacionamento (etapa adicionada por alguns especialistas).
Nota-se, portanto, que cada etapa desta trajetória tem características muito particulares. Isso significa que os conteúdos usados para atrair e engajar leitores em cada uma delas também são diferentes: se na descoberta eles são gerais, na conversão eles falam diretamente sobre os benefícios do produto ou serviço oferecido pelo estabelecimento. Portanto, este é um aspecto que tem que ser levado em consideração.
Analise os recursos de produção disponíveis
Por mais que vídeos e webinars estejam sendo cada vez mais consumidos por quem navega na internet, estes conteúdos são um pouco mais complexos de se produzir: além do blog corporativo, é preciso contar com um canal de vídeo, bem como alguns equipamentos para captar áudio e imagens. Assim, é comum que nem todas as empresas disponham desses recursos.
Por conta disso, antes de se optar por um formato específico, é preciso analisar os recursos e ferramentas dos quais a empresa dispõe. Caso eles não sejam muito avançados, é interessante se ater aos conteúdos mais simples, como os posts de blog regulares e os eBooks.
Analise o cerne do conteúdo
Outro aspecto a ser levado em consideração na hora de se definir como uma informação será sintetizada e divulgada ao público são as suas características.
Por exemplo: quando há muitos dados envolvidos, um infográfico é mais interessante do que um texto comum. Agora, quando há muitos depoimentos, investir em um vídeo pode ser interessante.
A ideia é melhorar a experiência do visitante com os dados em questão, incentivando-o a prolongar a estadia na página – e, consequentemente, aumentar as chances de que ele se transforme em um cliente.
Defina o horário de publicação
Todos os estabelecimentos que cogitam começar um blog marketing precisam elaborar uma persona. Trata-se de um arquétipo do cliente ideal, que inclui informações como:
Nome;
Idade;
Necessidades;
Poder aquisitivo.
Como o nível de detalhamento é mais alto do que o de um público-alvo, a pessoa responsável por alimentar a página poderá direcionar sua produção exatamente a quem deve ser atingido pela empresa, o que se traduz em uma estratégia mais eficiente.
Um dos dados que têm que ser levantados nessa etapa de trabalho é o horário no qual o público costuma acessar a internet e suas redes sociais.
A importância disso é que esse intervalo de tempo é o ideal para que novos conteúdos sejam publicados – afinal, quanto mais recente a publicação, maiores as chances de que os algoritmos a mostrem aos seguidores da página ou do blog em questão.
Pesquise sobre a plataforma de consumo de conteúdo
Dados mostram que os smartphones são a plataforma de preferência de boa parte dos internautas brasileiros. Isso, contudo, não elimina a presença de outros dispositivos, como computadores e tablets.
Portanto, é importante que o responsável por um blog corporativo se informe a respeito de como o público costuma consumir conteúdo. Desta forma, ele pode adequar os conteúdos a essas preferências, melhorando a experiência do visitante.