Aprenda a usar o Google Analytics para e-commerce

Você, empreendedor, sabe muito bem que a formulação de estratégias e a determinação de novas campanhas são baseadas em dados, e não em feeling ou “achismos”. O que muita gente não sabe é como conseguir essas valiosas informações. Pensando nisso, nós criamos esse guia do Google Analytics para e-commerce.

Mas, afinal, para que serve o Google Analytics? Essa é uma poderosa ferramenta – gratuita – que gera relatórios sobre diferentes aspectos do seu e-commerce:

Ou seja, esses números apenas complementarão outros dados que sua empresa produz, como número de transações e ticket médio. Dessa forma, é possível pensar em estratégias assertivas.

O Google Analytics funcionará como um norte preditivo de ações, no qual a empresa pode basear-se para obter resultados mais expressivos. Além do mais, é possível identificar campanhas de sucesso e projetos que não foram tão efetivos.

O que é possível fazer com o Google Analytics para e-commerce?

Já pensou se você pudesse saber todas as ações que seus clientes fizeram dentro do seu e-commerce? Quais abas visitou, quais produtos visualizou, por quanto tempo navegou e até mesmo se abandonou o carrinho.

Além disso, para quem é novo na área e a loja virtual tem pouco tempo de vida, pode ser um grande aliado para determinar qual o perfil do cliente. Mas por que isso é importante?

Saber quem são seus consumidores facilita na hora de investir em uma nova campanha de marketing e até mesmo desenvolver e comercializar novos produtos. Dessa maneira, a empresa consegue ter uma ideia para quem está produzindo.

Esse perfil de cliente, dentro do marketing, se chama persona e ela facilita em muitos processos. Outro dado muito relevante que o Google Analytics fornece é de onde esses clientes estão surgindo:

  • Redes Sociais
  • Link building
  • Tráfego orgânico
  • Anúncios pagos

Ter esse dado é importante para monitorar o andamento de cada um dos canais. Assim, é possível identificar quais oferecem mais retorno e destinar mais verba na próxima campanha.

Mas não adianta estudar esse monitoramento uma única vez e determinar de forma rígida uma campanha de longa duração. Lembre-se que as formas de consumo e hábitos dos clientes mudam com frequência.

Use as informações para melhorar o seu ranqueamento no Google

Sim, o Google Analytics é um poderoso aliado do SEO (Search Engine Optimization) que é uma outra ferramenta que melhora a sua colocação nas páginas de busca.

Vamos supor que sua empresa comercializa bolsas em couro ecológico. No mundo web, são diversas empresas que trabalham neste mesmo segmento, portanto, como se diferenciar e se destacar delas quando alguém pesquisar pelos seus itens?

Uma das formas é trabalhar com SEO nos títulos, descrições e, se sua empresa tiver um blog, inserir as palavras-chave em textos com conteúdos relevantes. Mas onde entra o Google Analytics na história?

Ele é quem irá mostrar como está o engajamento e se as palavras-chave estão funcionando. Assim como, também mostrar tendências que podem ser seguidas, palavras-chave perdidas que podem ser recuperadas.

Como configurar o Google Analytics para e-commerce?

Pouco adianta escrever sobre as funcionalidades e facilidades se não soubermos usar essa ferramenta, não é mesmo? Por isso, vamos ensinar você neste guia básico, mas muito útil.

Seu uso é bem fácil, pois a interface é descomplicada e simples. Apesar de não ter mistério, é preciso ter o mínimo de conhecimento para saber o que será necessário configurar.

Antes de mais nada, saiba que essa ferramenta é gratuita. Esse alerta serve para você não acabar caindo em algum golpe. Outra informação importante é que seu e-commerce deve suportar a configuração do Analytics para que ele capte esses dados.

O primeiro passo é simples: criar a sua conta. Basta ter uma conta Google válida para começar a criação. O formulário exigirá tanto os seus dados quanto o da empresa. Preste bastante atenção na hora de inserir o endereço do seu e-commerce, pois é aí que começa todo o processo.

O próximo passo é sobre as permissões de acesso das pessoas que trabalharão com você neste projeto. As permissões vão desde observação e extração de dados até total liberdade para alterar parâmetros e outras configurações.

Código de Rastreio exclusivo para e-commerces

Assim que sua conta é criada, o código de rastreio é gerado. Esse código, que é sinalizado pela página, deve ser copiado e inserido em cada uma das páginas que você tem interesse em rastrear.

Entretanto, existe um código desenvolvido especialmente para e-commerces, mas você precisa ativá-lo:

  • Acesse o “Administrador” e selecione a vista que deseja
  • Escolha “Configurações de comércio eletrônico”
  • Selecione “ativar comércio eletrônico”
  • Salve essa configuração

Dica: Não deixe pontos cegos. Rastreie todas as páginas, portanto nada de preguiça. Vai dar trabalho, mas a recompensa é imensa!

Em quanto tempo tudo estará funcionando?

Após essa etapa de criação da conta e configuração de todas as páginas com o código de rastreio específico para o e-commerce, o serviço não atua imediatamente. É preciso aguardar aproximadamente 24 horas para começar a gerar os primeiros dados.

Ficou alguma dúvida sobre como configurar o Google Analytics para e-commerce? Em uma breve pesquisa no Youtube você encontra tutoriais de como configurar o Analytics, inclusive com passo a passo que você pode acompanhar.

Quais relatórios acompanhar?

Seria ótimo acompanhar todos os relatórios e analisar todos os dados. Mas o número de informações geradas é imenso e isso demandará um tempo precioso. Dessa forma, o ideal é priorizar os relatórios mais importantes para sua loja virtual.

O Google Analytics para e-commerce mostra os dados em uma barra lateral na esquerda, basta selecionar o que que tem interesse em ver. Alguns dos mais importantes para acompanhar são:

  • Palavras-chave: as palavras-chave são aqueles termos mais pesquisados pelo seu público e que você pode utilizar em campanhas de produtos e até mesmo nos textos do blog. Para acessar essa área, clique em “Google Ads” e em seguida em “Keywords”;
  • Dispositivos móveis: determina de que aparelhos esses acessos surgem, o que pode revelar hábitos bem interessantes;
  • Links externos: o link building é uma estratégia muito inteligente para criar autoridade. Esse relatório mostra os acessos originados de outros sites que linkaram o seu e-commerce;
  • Fluxo de usuários: mostra as páginas mais acessadas pelos consumidores, as que são menos atraentes e até mesmo tempo de navegação. Ou seja, rastreia todas as ações tomadas pelos usuários.

Por fim, agora você já sabe da importância do Google Analytics para e-commerce. Seus próximos passos devem ser baseados em dados, jamais em “achismos”. Aliás, você pode utilizar também outras ferramentas para medir resultados do seu e-commerce que complementam o Analytics.

Desejamos bons negócios!

Este texto foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.