Você sabe o que é Novec?

Novec é uma avançada alternativa para extinção de incêndio, que apresenta eficiência na sua função, além de diversos benefícios para a proteção do meio ambiente.

Os equipamentos de supressão de incêndio através de gás ao invés de água, não são uma novidade, e já são bem conhecidos e utilizados hoje em dia, porque o jato de gás, geralmente dióxido de carbono, extermina a chama ao afastar o oxigênio que alimenta a combustão.

Todavia, o Novec 1230 se apresenta como um substituto moderno e avançado para a utilização do, anteriormente, utilizado gás Halon 1301 na supressão de incêndios, uma vez que o próprio gás Halon foi banido pelo Protocolo de

Montreal em 1987 por representar um risco muito grande à camada de ozônio. Além disso, há o fato de que o Novec funciona de forma bastante diferenciada e vantajosa, como por exemplo, ele não retira o oxigênio do ambiente, oferecendo mais segurança às pessoas que estão dentro dele.

É considerado uma grande inovação, utilizado como substituto do gás Halon 1301 para extinguir incêndios, e é o gás que causa menor impacto ao meio ambiente de todos os gases listados na NFPA 2001 (Sistema de Extinção de Incêndios por Agente Limpo).

Por que optar pelo sistema de combate a incêndio novec 1230?

As razões pelas quais o sistema de combate a incendio novec 1230 é a melhor opção para cumprir a função de extinguir incêndios são as seguintes:

  • O fluido é armazenado como um líquido e, por isso, requer menos espaço em comparação a gases inertes e CO2, que são armazenados na forma gasosa;
  • Pode ser usado tranquilamente em qualquer ambiente ocupado por pessoas, pois não é tóxico nem prejudicial à saúde humana;
  • O fluido Novec 1230 tem uma vida útil de, no mínimo, 30 anos em um sistema instalado, o que significa que a eficácia do fluido não diminui durante todo esse tempo;
  • O potencial de destruição da camada de ozônio é igual a zero;
  • O tempo de permanência na atmosfera é absolutamente irrisório: apenas cinco dias;
  • Incolor, inodoro, não é condutor de eletricidade e não deixa resíduos;
  • Age de forma extremamente rápida.

Novec como funciona?

O funcionamento desse fluido para a supressão de incêndios é feita pelo fato de ser um excelente condutor térmico, de forma que ele interrompe o processo de combustão, absorvendo o calor. Ou seja, reduz a energia térmica do incêndio até que a reação de combustão não consiga mais se sustentar.

Alternativas sustentáveis para combate de incêndios

Outra alternativa sustentável e eficaz para o combate a incêndios é o sistema Firepro, que utiliza o composto FPC para extinguir as chamas.

A tecnologia que faz uso de aerossóis condensados, como o próprio FPC, destacou-se após o Protocolo de Montreal de 1994. Com a proibição definitiva de substâncias que danificam a camada de ozônio, como substâncias constituídas por hidrocarbonetos halogenados e clorofluorcarbonetos, o sistema fire pro veio para oferecer uma tecnologia ecológica. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia Espacial da Federação Russa, um centro de pesquisa que está entre os mais respeitados de todo o mundo.

Os benefícios desse sistema são bastante parecidos, em relação ao fluido líquido supracitado, como o fato de ser um substituto de gases inertes, o potencial nulo de degradação da camada de ozônio, não ser prejudicial à saúde humana nem ocupar muito espaço, a velocidade da ação contra o fogo, entre outros. Porém, diferencia-se do outro sistema pela sua composição e pelo funcionamento.

Primeiramente, o tempo de vida útil do Firepro é de até 15 anos, diferenciando-se do outro sistema que tem o dobro de tempo de vida útil, no mínimo. Ele tem um composto sólido, rico em sais de potássio, que quando ativado desencadeia uma reação química, transformando-se rapidamente em um aerossol que extingue diversos tipos de incêndio em uma questão de segundos. A instalação e manutenção do sistema são altamente simples e econômicas, devido à inexistência de pressão no interior dos equipamentos Firepro e da inexistência de tubulações para a distribuição do aerossol dentro do extintor.

Ambos os sistemas são indubitavelmente eficientes para suprimir incêndios dos mais variados tipos, além de serem extremamente seguros e as melhores alternativas no quesito sustentabilidade, porém é importante que, para isso, haja uma instalação adequada e com fornecedores autorizados dos equipamentos. Assim, haverá garantia do funcionamento destes extintores que só oferecem vantagens e, além disso, evitará quaisquer problemas, principalmente nos momentos de maior necessidade.