como implantar o CRM

Como implantar o CRM na empresa? Confira 8 dicas para tornar essa ferramenta uma verdadeira aliada do seu negócio

Saber como implantar o CRM na empresa é um dos maiores desafios de gestores e empresas. Mesmo reconhecendo a importância dessa ferramenta, é comum encontrar certa resistência da equipe comercial para aderir à ferramenta.

Além disso, o software contratado pode ter recursos e usabilidade muito complexa, o que também dificulta a implementação de um CRM.

E mais: a falta de clareza sobre o processo comercial torna a missão de implementar o CRM ainda mais desafiadora, pois comete-se o erro de acreditar que esse tipo de sistema solucionará todos os problemas e colocará “a casa em ordem” num estalar de dedos.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo com algumas dicas fundamentais de como implantar o CRM na empresa.

Convidamos você a continuar com a leitura para descobrir quais boas práticas podem te orientar nesse processo:

  1. Mapeie e analise o seu processo comercial;
  2. Pesquise um software de CRM com os recursos ideais para o seu negócio;
  3. “Venda” o CRM como algo vantajoso para os colaboradores;
  4. Estabeleça um cronograma para implantar o CRM;
  5. Realize treinamentos de como utilizar os recursos do CRM;
  6. Fortaleça a comunicação interna;
  7. Acompanhe o desempenho dos colaboradores por meio de indicadores;
  8. Ofereça incentivos para os colaboradores.

8 dicas de como implantar o CRM na empresa

O CRM é uma ferramenta valiosa para gerenciar as oportunidades de vendas e qualificar a gestão de relacionamento com os clientes.

Com um bom software de CRM, é possível ter maior controle sobre o funil de vendas, monitorar mais facilmente o desempenho dos vendedores, automatizar uma série de tarefas e manter armazenados todos os dados e informações relevantes sobre prospects, leads e clientes da empresa.

Mas para fazer o melhor uso possível dessa ferramenta, é preciso saber como implantar o CRM na empresa corretamente. E engana-se quem pensa que basta contratar um sistema de CRM e dizer para os colaboradores: “usem”.

Confira a partir de agora 8 dicas de como implantar o CRM na empresa de maneira bem sucedida.

1 – Mapeie e analise o seu processo comercial

Para uma boa implementação da ferramenta de CRM, é fundamental que você conheça a fundo as características e particularidades do seu processo comercial.

Faça um mapeamento e analise os pontos fortes e fracos do processo. A partir disso, fica mais fácil adaptar a ferramenta à realidade da sua empresa.

As etapas do processo comercial variam de empresa para empresa. No entanto, é possível se basear em algumas etapas mais comuns e adaptá-las à realidade do seu negócio.

Veja este modelo de etapas do processo comercial:

 

2 – Pesquise um software de CRM com os recursos ideais para o seu negócio

Ao conhecer o seu processo comercial, concentre-se em softwares de CRM que sejam capazes de atender suas necessidades e que possuam os recursos ideais para ajudar a melhorar o desempenho dos seus vendedores e da empresa.

Veja tudo que um bom sistema CRM pode fazer por sua empresa:

https://www.youtube.com/watch?v=bgGjtiS_kds&t 

3 – “Venda” o CRM como algo vantajoso para os colaboradores

Também faz parte do processo de implementação do CRM convencer os colaboradores de que essa ferramenta pode ser uma verdadeira aliada deles no dia a dia do trabalho.

Mostre para o time comercial quais as vantagens que um sistema CRM pode trazer não só para a empresa, mas para cada vendedor. Um dos argumentos que você pode usar é o de que o CRM ajuda a organizar os contatos e planejar as abordagens para o momento ideal, aumentando as chances de conversão

4 – Estabeleça um cronograma para implantar o CRM

É muito importante para o processo de implementação de uma ferramenta CRM que seja estabelecido um cronograma, definindo quando as etapas devem acontecer.

Por exemplo, você pode definir que, no primeiro mês, 5 colaboradores receberão o treinamento necessário para manusear a plataforma e realizarão testes no sistema de CRM.

Para os próximos dois meses, esses primeiros colaboradores assumirão o papel de multiplicadores e serão responsáveis por ensinar os demais colegas a utilizar o CRM na prática.

5 – Realize treinamentos de como utilizar os recursos do CRM

Por falar em treinamentos, é essencial que você os promova para que os colaboradores possam entender na prática como essa ferramenta funciona e fazer o melhor uso possível dos recursos que ela tem a oferecer.

6 – Fortaleça a comunicação interna

É comum que surjam muitas dúvidas em relação ao software de CRM que você está tentando implementar na sua empresa. Por isso, crie canais de diálogo para que os colaboradores possam ter seus questionamentos respondidos.

7 – Acompanhe o desempenho dos colaboradores por meio de indicadores

Defina indicadores de desempenho para acompanhar o progresso das equipes no uso da ferramenta de CRM.

Por meio dessas métricas (vendas, agendamentos, visitas etc), é possível identificar com mais precisão quais pontos precisam ser mais bem trabalhados no processo de implantação do CRM.

Acha difícil ter todos esses dados à mão para saber se o CRM está sendo bem usado? Na verdade, a própria ferramenta já fornece isso, veja este exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=l5hqb4RVKjM 

8 – Ofereça incentivos para os colaboradores

Para incentivar os colaboradores a aderirem à ferramenta de CRM, ofereça recompensas para cada milestone conquistado, como primeira venda fechada completamente pela plataforma, visitas agendadas, follow-ups etc.

Bom, essas são as principais dicas de como implantar o CRM na empresa. Siga essas boas práticas e torne o CRM um verdadeiro aliado do seu negócio.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.