Embora seja pouco falado, os clubes de tiro são espaços frequentados por diversos tipos de pessoas que buscam um esporte diferente ou mais confiança. A carabina é uma das armas disponíveis em estandes de tiro, também utilizada em esportes de caça autorizados.
São Paulo é um dos locais mais estruturados para quem quer praticar tiro, com espaços localizados em diversas áreas, tanto abertas quanto fechadas.
Neste conteúdo, separamos alguns clubes de tiro para conhecer, caso você queira experimentar toda a adrenalina desse esporte ou indicar alguém que busca uma atividade tranquila e motivadora.
Como funciona um clube de tiro?
O primeiro a saber é que cada clube de tiro possui regras internas. Essas regras devem ser cumpridas à risca, com o objetivo de preservar a segurança de quem trabalha, dos praticantes e do próprio espaço onde as atividades acontecem.
Assim como casas noturnas, bares e quadras para jogos diversos, existem diferentes “estilos” de clubes de tiro. Enquanto uns são abertos ao público em geral — mediante compra de entradas —, outros são exclusivos para filiados ou profissionais de caça.
O tiro já foi visto como esporte das elites, mas hoje já alcança um público variado, desde iniciantes que querem ter contato com o esporte até experts em tiro de diversas categorias.
Mensalidades e tipos de armas disponíveis nos clubes de tiro
O tiro é considerado um exercício de foco, já que demanda muita concentração e autocontrole. As mensalidades de clubes de tiro variam, com preços em São Paulo que podem ir dos R$ 500 aos R$ 5 mil mensais, para ter acesso à prática de forma segura.
O tiro é um esporte que estimula a sensação de adrenalina, e pode ser interessante para quem procura exercer a capacidade de atenção de forma satisfatória.
Quais os clubes de tiro existentes em São Paulo?
Além de garantir regras de segurança, os clubes de tiro oferecem espaços bem diversos para quem quer atirar por esporte. Conheça um pouco da variedade de clubes em São Paulo e tente conhecer o que mais combina com a sua busca nesse esporte.
Puma Tactical
Localizado na zona sul da cidade de São Paulo, o Puma Tactical possui uma pista de tiro indoor de 30 metros, e o total de 1150 m² com lojas, praça de alimentação e quadras para prática de lutas e musculação.
1911 Shooting Club
Neste caso, o bairro de Santana, na zona norte da cidade, abriga o clube que oferece tanto a prática por lazer até certificações para atiradores maiores de 25 anos e sem antecedentes criminais.
Ademais, os ambientes seguem padrões internacionais, com paredes blindadas e monitoramento constante.
RAM Clube
Esse clube fica em Itapevi, região metropolitana de São Paulo. Oferece tiro em espaços abertos, tiro ao alvo indoor e fácil acesso pela Rodovia Castello Branco.
Quais armas são utilizadas em um clube de tiro?
O uso de armas dentro de clubes de tiro é controlado e segue parâmetros determinados por leis. Seguindo a PORTARIA Nº 1.222, de agosto de 2019, são permitidos o uso de armas de fogo de calibres considerados de uso permitido ou restrito, que incluem armas como:
- Revólver;
- Pistola;
- Fuzil;
- Carabina (normalmente utilizada como arma de pressão de ar).
No local, com todo o suporte, será escolhida a melhor arma para a prática do esporte, evitando quaisquer problemas.
Quem pode atirar em clubes de tiro?
A princípio, não existem restrições para quem quer atirar por esporte. É necessário ser maior de 18 anos e não ter passagens criminais policiais. Menores de 14 anos podem acessar os clubes, desde que acompanhados dos pais e responsáveis maiores de idade.
Texto: Gustavo Marques