Um dos meios para que uma empresa cresça no mundo atual é investindo no marketing digital, que veio à tona com o advento e popularização da internet em meados dos anos 90. Essa revolução digital começou nos EUA e modificou definitivamente a sociedade e a comunicação em geral.
O marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing que são aplicadas e moldadas para a internet e para dispositivos móveis como, por exemplo, smartphones. Ele utiliza de técnicas da comunicação para promover serviços e produtos de forma eficaz, rápida, significativa e personalizada.
Em resumo, o marketing digital é uma união de atividades e esforços de marketing que são efetuados por uma empresa com o intuito de prospectar mais consumidores, criar uma comunicação com o público por meio de mídias sociais.
Além disso, para criar um laço e relacionamento mais próximo entre clientes e empresa e, fundamentalmente, construir uma identidade para o mercado. O maior desafio do marketing digital é conseguir entregar a mensagem certa à pessoa correta e no momento assertivo.
E para isso é necessário investir em profissionais qualificados e em ferramentas adequadas para que o serviço e mensagem sejam otimizados em websites, criando conteúdos digitais relevantes no que resulta na visibilidade das páginas em mídias sociais e, assim, fazer crescer o número de vendas, para isso, o ideal é contratar um social media design.
Confira agora as vantagens do marketing digital
É raro ver pessoas que não estejam conectadas a alguma mídia digital. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o acesso a internet alcançou a 100 milhões de brasileiros, cerca de 50% da população, em uma pesquisa realizada em 2015. Por isso, confira sete vantagens que o marketing digital beneficia as empresas.
A primeira delas é a interatividade, pois facilita a comunicação da empresa com seus consumidores de forma bilateral, criando uma relação estreita e de confiança.
O marketing digital quebra barreiras e objeções com o intuito de transmitir confiabilidade mesmo em compras efetuadas pela internet, porque assegura ao consumidor que, por trás dos mecanismos digitais, existem profissionais altamente qualificados. O serviço visa:
- Agilidade;
- Praticidade;
- Canais de comunicação;
- Soluções de problemas eventuais.
Dessa forma, aumenta as vendas e amplia os negócios da empresa, no entanto, se acontecer o contrário, a reputação da corporação pode ser destruída devido a falha de comunicação com o cliente.
Manter o feedback do consumidor, isso requer uma gestão de redes sociais para monitorar as opiniões e as ressalvas do consumidor. Com essas informações a empresa pode melhorar os serviços, solucionar problemas antes não identificados ou criar novas ferramentas de como agradar os clientes.
Isso inclui a forma que é postado a biografia para status tanto no whatsapp, Instagram, facebook e tik tok que são os grandes meios digitais para divulgar um produto ou serviço.
Outra vantagem é o alcance global, pois a internet não tem barreiras virtuais no que resulta em uma visibilidade mundial e possibilita, se caso for necessário, a empresa atender e alcançar demais países.
A segmentação também está presente no marketing digital, porque utilizando as ferramentas certas, permite uma coleta de informações e dados sobre as pessoas e, ainda, identificar quais são as necessidades, desejos e anseios daquela pessoa, assim, construindo um perfil para cada cliente e proporcionando ações mais direcionadas.
A competitividade também ronda o marketing digital, pois o consumidor tem mais opções de conteúdos, mas a vantagem é que tantas empresas de pequeno e médio porte tem chances no mercado com as grandes marcas, basta oferecer um serviço bem efetuado, qualificado e organizado.
A sexta vantagem é o custo-benefício, reforçando que o marketing digital é um reforço ao marketing tradicional no que aumenta as vendas, oferece mais recursos do que a tradicional e mais eficiência.
O último benefício é fazer um balanço, avaliação do desempenho, por meio de métricas online, possibilitando a identificação de: qual campanha está gerando mais resultados, quais posts têm mais visitas, quanto tempo o cliente fica no seu site antes de comprar, ticket médio de compra, entre outros modelos de relatórios que as ferramentas analíticas oferecem. Que podem ajudar a impulsionar e ganhar clientes até em clinicas médicas, pois médico pode ser MEI.
O que faz um social media?
O termo mídias sociais significa uma comunicação, compartilhamento de conteúdo e interação com o público nas redes sociais mais usadas, blogs ou sites.
Em resumo, são plataformas que estimulam conteúdos diversos e de postagem continua com o intuito de envolver interação com as pessoas que estão inseridas nelas.
Para as empresas, no geral, é importante uma pessoa que possa gerir esse sistema com planejamento, criação de conteúdo e postagens, que interage com o público ou consumidor e analisa os resultados para agregar melhorias nos serviços. Esse profissional é chamado de social media.
Ele é responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdos relevantes e interessantes aos clientes em todas as páginas oficiais da empresa inseridas nas redes sociais.
Um dos maiores desafios desse profissional é perceber e conectar-se às novas tendências dos mercados e as novidades que sempre “bombam” nas redes sociais.
As atualizações precisam ser constantes para que consigam produzir conteúdos de interesse e que gerem engajamento por partes do público. Planejamento estratégico e análise dos resultados são essenciais, cujas funções também são atribuídas ao social media.