Na graduação são muitos anos de esforço, luta e disciplina para conseguir um diploma e seguir em sua área profissional dos sonhos.
No entanto, você não precisa ingressar no mercado de trabalho imediatamente. Há outras alternativas para você que busca mais conhecimento, um pouco de descanso e também mais preparo para trabalhar.
Segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), apenas 5% da população brasileira possui curso superior.
Quem está na faculdade pode se considerar em um lugar privilegiado. Dessa forma, pode aproveitar mais da vida.
Por isso, comemore com seu diploma, sua foto de graduação, sua formatura e sua caneca universitária.
Terminar um curso de graduação pode trazer insegurança e medo quanto ao que fazer depois de tantos anos de estudo.
Uma parte de você pode ficar aliviada e animada com a nova conquista e esses sentimentos são muito bons. Continue a leitura do artigo para descobrir algumas atividades que você pode fazer depois da graduação.
1. Comece sua carreira profissional
A primeira dica é a mais óbvia, pode ser a hora de ingressar na sua área dos sonhos.
Talvez você já tenha iniciado sua carreira profissional, mas em outra área ou pode ser que você esteja na sua área sonhada, mas necessite de uma promoção.
É hora de conseguir experiência, para não ter apenas o teórico para oferecer às empresas contratantes. Você precisa analisar qual é seu potencial com base nas habilidades adquiridas na faculdade. Há muitos nichos específicos para cada curso.
Você pode investir em cursos de sua área, só que no segmento de sua preferência. Há cursos online, com certificados e aulas gratuitas para melhorar seu currículo nessa etapa.
Você também pode concorrer às vagas de trainee em empresas que abrem processos seletivos.
Caso não seja do seu interesse ser um trainee, apenas foque no seu segmento dentro da sua área de estudo. Monte um currículo bem elaborado e comece a mandar para as empresas.
2. Melhore seu currículo
Não esqueça de atualizar o currículo com sua nova graduação. Além disso, use horas de estágio na faculdade ou horas complementares que tenham a ver com sua área para aprimorar seu currículo.
Você deve colocar suas experiências:
- Profissionais;
- Estágios;
- Trabalhos voluntários;
- Viagens internacionais;
- Proficiência em idiomas estrangeiros.
Além de muito mais informações para melhorar seu currículo. Não esqueça de fazer alguns cursos caso você não esteja completamente preparado para seu segmento de interesse.
Isso é muito comum, levando em consideração que um curso de graduação abarca uma área como um todo e às vezes só ensina conteúdo teórico.
3. Comece uma pós-graduação
Se você tem interesse em continuar os estudos, investir em uma pós-graduação pode ser uma excelente escolha.
Os cursos de pós-graduação são divididos em duas categorias: MBA e especializações, e mestrados.
O MBA e as especializações servem para você adquirir mais conhecimento sobre um segmento específico em sua área.
Já o mestrado é uma oportunidade de iniciar uma carreira no meio acadêmico, principalmente, para ser professor.
Além disso, estar em uma pós-graduação pode ajudar a alavancar sua carreira. Isso porque há cargos específicos que exigem determinadas pós-graduações.
Portanto, basta se interessar pela área e tentar uma vaga em uma universidade pública ou privada.
4. Faça uma viagem
Você pode estar cansado, estressado e muito nervoso com todos os últimos anos. Por isso, talvez sua oportunidade mais perfeita seja tirar um período sabático. Isso quer dizer cuidar de seus interesses pessoais por algum tempo, como viajar.
Viajar dá a oportunidade de recarregar as energias, refletir sobre qual será seu próximo passo é proporcionar autoconhecimento.
Além disso, uma viagem internacional praticando outro idioma por um certo período pode agregar muito valor ao seu currículo.
Algumas pessoas partilham da opinião de que viajar depois da formatura é perda de tempo.
No entanto, você vai vivenciar outra cultura, criar relacionamentos interpessoais com pessoas diferentes, falar outro idioma, conhecer locais, descansar e isso é muito bom para iniciar uma carreira profissional mais tarde.
Portanto, não deixe de considerar viajar sozinho por um outro país ou em intercâmbio e até programas de voluntariado. Isso vai agregar conhecimento para você e para seu currículo.
Caso você tenha a chance, o dinheiro e a disponibilidade, não deixe de aproveitar a oportunidade de viajar.