Por que os bancos podem recusar o cartão de crédito para você?

Cada vez mais brasileiros possuem acesso a cartões como meio de pagamento para suas compras. De acordo com dados do Banco Central, em 2019 havia um total de 123 milhões de cartões de crédito e 132 milhões de cartões de débito ativos no país.

Em suma, o total de cartões somados já ultrapassa a soma da população brasileira. Apesar de ser cada vez mais fácil, nem todos conseguem a aprovação de um cartão de crédito, e a recusa ainda é comum.

Como cada banco possui seus critérios, muitas vezes o consumidor fica sem saber por que seu cartão não foi aprovado. Mas como ter cartão de crédito de rápida aprovação? Veja agora como funciona esta avaliação.

Análise de crédito

Em primeiro lugar, toda pessoa que solicita um cartão de crédito passa por uma análise criteriosa por parte do banco. Tal análise é realizada para quaisquer produtos bancários, desde cartão até financiamentos.

Os bancos realizam esta análise com base em dois objetivos. Primeiro, conhecer o perfil do seu futuro cliente; e, segundo, avaliar se ele terá condições de pagar pelo uso do recurso de crédito solicitado.

Aqui começa o primeiro obstáculo, pois não existe uma padronização desta análise. Cada instituição financeira é livre para escolher quais critérios e fatores levará em conta ao avaliar quem pede um cartão de crédito.

Ao mesmo tempo, estes critérios não costumam ser divulgados ao cliente, fazendo com que ele não saiba de que forma está sendo avaliado. Existe, contudo, uma série de critérios que são praticamente universais nesta avaliação, como:

  • Renda do solicitante;
  • Histórico de crédito;
  • Frequência de pagamentos em dia;
  • Nota de score de crédito (Serasa);
  • Dívidas e outros empréstimos em nome do solicitante.

Continue a leitura e conheça os principais motivos para ter o crédito recusado, fora os que já foram citados aqui.

Motivos para a recusa de crédito

Com base nos motivos listados acima, as instituições realizam sua avaliação particular assim que o cliente solicita o cartão. Esta análise pode demorar alguns dias ou, no caso de alguns bancos digitais, sair até no mesmo dia.

Não é necessário, cabe destacar, que o solicitante atenda a todos os critérios exigidos pela instituição financeira. Mas alguns critérios são mais relevantes na hora de decidir pela aprovação de um cartão de crédito. 

Normalmente, a recusa ocorre por causa dos fatores listados abaixo.

Baixo score de crédito

O score é uma avaliação feita pelo Serasa, cuja nota varia entre 0 e 1000, e é dividido em quatro faixas. Quanto mais próximo de 1000, melhor é a faixa de crédito e, consequentemente, maiores as chances de ter um cartão ou conta aprovados.

Todas as instituições financeiras do Brasil analisam o score de um potencial cliente. Algumas levam em conta a faixa e a pontuação do score na hora de analisar o crédito, podendo aprovar ou recusar o pedido com base nestes dados.

Histórico de pagamentos

Outro fator que pesa na hora de aprovar um cartão de crédito é o histórico de pagamentos, ou seja, a capacidade do cliente de honrar com seus compromissos. Esta análise leva em conta pagamentos de outros cartões, parcelas de empréstimos e até outras contas.

Se o cliente paga as contas em dia e tem poucas dívidas em seu nome, isso facilita a aprovação do crédito. Em contrapartida, atrasar contas e se endividar são fatores que aumentam as chances do seu pedido de cartão de crédito ser negado.

Neste caso, as instituições analisam a frequência com que os atrasos ocorrem. Quanto mais atrasos houverem, maior é a chance de reprovação.

Capacidade de pagamento

Não adianta ter um bom histórico de crédito e pagar as contas em dia se você tem uma renda de R$ 2.000, mas pede um cartão com limite de R$ 20.000. Sim, os bancos levam em conta a capacidade de pagamento da fatura do cartão.

Em suma, o crédito que o cliente vai solicitar precisa caber no seu bolso. Afinal, o banco quer se proteger contra eventuais atrasos. Logo, pedir um cartão com limite muito acima da sua renda provavelmente não dará certo.

Como ser aprovado mais facilmente?

Com o aumento da concorrência no setor bancário, o consumidor possui mais opções para solicitar um cartão de crédito. Por isso, não existe uma receita de bolo para ter o pedido aprovado. Mas é possível criar hábitos que te ajudarão a ser aprovado com mais facilidade.

O primeiro deles é não ter dívidas ativas em seu nome, pois isso derruba muito o score de crédito. Logo, se você possui alguma dívida, tente negociar e realizar o pagamento antes de solicitar um cartão de crédito.

Pagar suas contas em dia também contribui para aumentar suas chances, pois fornece um selo de “bom pagador” ao seu histórico. Além de que pagando as contas em dia você se livra dos altos juros cobrados no rotativo do cartão.

Por fim, não se importe de começar por baixo em termos de limite. Peça um cartão que seja compatível com seus gastos mensais. Dessa forma, você aumenta suas chances de aprovação e não corre o risco de perder o controle das suas finanças.