A publicidade online evoluiu desde seu início humilde como uma imagem estática que aparecia no topo de um site. Agora, há uma grande variedade de tipos de publicidade que você pode usar.
Você faz logon no seu navegador da web para conferir uma notícia e ver um banner de sua loja de roupas favorita.
Você se aventura no Google para procurar uma nova capa para o seu smartphone e aparece um anúncio para uma versão mais recente do seu telefone.
Você verifica seu feed de notícias em seu site de mídia social favorito e vê anúncios de um novo restaurante e um par de sapatos que você estava querendo comprar.
Os anúncios on-line estão por todo o lugar, aparecendo em todas as áreas de nossa Internet, mídia social e experiências móveis. Mas, para que servem? E quantos tipos diferentes existem?
O que é publicidade on-line?
A publicidade on-line é uma estratégia de marketing que envolve o uso da Internet como meio para obter tráfego do site, direcionar e entregar mensagens de marketing aos clientes certos.
A publicidade on-line é voltada para a definição de mercados por meio de aplicativos exclusivos e úteis.
Anúncios on-line são colocados em sites e aplicativos para atrair clientes em potencial que usam a internet.
A publicidade on-line é qualquer tipo de mensagem de marketing que aparece com a ajuda da Internet.
Isso significa que ela pode aparecer em um navegador da Web, mecanismo de pesquisa, mídia social, dispositivos móveis e até mesmo em e-mail.
Anunciantes experientes estão usando cada vez mais este fórum para alcançar os consumidores, por vários motivos:
- É relativamente barato.
- Atinge um grande público.
- Pode ser rastreado para medir o sucesso ou fracasso.
- Pode ser personalizado para um público-alvo.
A publicidade on-line está crescendo, à medida que surgem novos caminhos para os profissionais de marketing.
Mas, embora alguns dos anúncios sejam menos comuns ou estejam apenas ganhando força, há muitos aos quais estamos expostos várias vezes todos os dias.
Uma das grandes vantagens desse tipo de publicidade é a rapidez com que as informações sobre produtos e serviços chega aos clientes em potencial, sem limitações geográficas.
Os anúncios online são adquiridos através de um dos seguintes veículos comuns:
- Custo por mil (CPM): os anunciantes pagam quando suas mensagens são expostas a públicos específicos.
- Custo por clique (CPC): os anunciantes pagam sempre que um usuário clica em seus anúncios.
- Custo por ação (CPA): os anunciantes pagam apenas quando uma ação específica, geralmente uma compra, é realizada.
Exemplos de publicidade online incluem banners, páginas de resultados de mecanismos de pesquisa, anúncios de redes sociais, spam de e-mail, anúncios classificados on-line, pop-ups, anúncios contextuais e spyware.
Como fazer publicidade on-line
Esteja você navegando na web ou apenas verificando seu e-mail, você não pode realmente fugir dos anúncios entregues em um ambiente digital.
Aqui estão alguns dos tipos mais populares de publicidade on-line que você pode utilizar para captar clientes em potencial e convertê-los em fiéis seguidores.
Anúncios gráficos
A forma original de publicidade online, são anúncios visuais que aparecem em sites de terceiros, geralmente aqueles relacionados ao seu conteúdo ou serviço de alguma forma.
Os anúncios gráficos evoluíram da forma básica de anúncios de banner. Atualmente, os anúncios gráficos são:
- Imagens estáticas: são seus banners básicos ou anúncios quadrados que aparecem ao redor do conteúdo.
- Texto: são anúncios criados por algoritmos para tornar os anúncios de texto relevantes para o conteúdo ao redor.
- Banners flutuantes: estes se movem pela tela ou flutuam acima do conteúdo do site regular.
- Papel de parede: aparecem e alteram o fundo de um site, preenchendo toda a página.
- Anúncios popup: são novas janelas que aparecem na frente do conteúdo do site. A janela recém-aberta exibe o anúncio completo para que os visitantes possam ver.
- Flash: são anúncios em movimento que mostram um conteúdo diferente para o espectador.
- Vídeo: são pequenos anúncios em vídeo que são reproduzidos automaticamente ou esperam que o vídeo seja reproduzido pelo visitante.
Alguns sites de terceiros permitem segmentação demográfica, geográfica, contextual e/ou comportamental.
Isso ajuda você a segmentar o público-alvo com maior probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço.
Anúncios de mídia social
Em 2015, o comércio de mídia social totalizou US$ 30 bilhões nos EUA.
Muito semelhante aos anúncios gráficos, os anúncios de mídia social podem ser desde um simples banner ou imagem até um vídeo de reprodução automática.
A publicidade em mídia social é ótima porque você pode segmentar seu público perfeitamente. Por exemplo, as opções de segmentação do Facebook incluem idade, região, interesses, formação educacional e muito mais.
Existem dois tipos de anúncios de mídia social. São eles:
Orgânico
Cria fidelidade e fornece feedback do seu público-alvo. É uma nova forma de boca-a-boca.
Pago
Aproveite as postagens promovidas e alcance pessoas específicas. As melhores plataformas para segmentar são:
- LinkedIn para vendas B2B.
- Facebook para exibição e marketing no topo do funil.
- StumbleUpon para conteúdo incrível e que chama a atenção.
Outras plataformas para acessar, dependendo do seu orçamento disponível:
- Google+
- Tumblr
Você mesmo pode preparar suas campanhas de mídia social ou pode trabalhar com uma agência de marketing para preparar sua campanha.
Marketing de mecanismo de pesquisa (SEM)
Esta é a forma mais confiável de publicidade paga online e também a mais comum.
O sistema SEM é baseado em palavras-chave, onde empresas fazem lances por estas palavras, com o objetivo de elevar seu site na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).
Todos os anúncios SEM que aparecem no Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa são anúncios de texto.
Os anúncios pagos podem ser Pay Per Click (PPC) ou Cost Per Thousand (CPM).
PPC
Você faz lances em palavras-chave e seus resultados aparecem no topo da SERP com base no valor do lance.
Este é o pacote de melhor valor porque você só é cobrado quando as pessoas clicam no anúncio.
Além disso, é o mais fácil de rastrear durante a campanha.
CPM
Você é cobrado por uma taxa fixa por 1.000 impressões.
Isso facilita a aplicação de um orçamento e você garante vários melhores resultados no SERP.
No entanto, você corre o risco de gastar demais, se ninguém clicar.
Além disso, você não pode avaliar ou acompanhar os resultados da campanha até que ela termine.
Você também pode usar o SEM na forma não paga otimizando seu site para palavras-chave, também conhecido como SEO.
Os mecanismos de pesquisa listam os resultados não pagos com base na relevância, portanto, melhorar o SEO do seu site significa que você poderá obter mais acessos gratuitamente.
As melhores plataformas para SEM são o Google AdWords, que permite criar campanhas altamente segmentadas e o Bing, que tem menos concorrência que o AdWords.
Publicidade nativa
Publicidade nativa são aquelas listagens patrocinadas no final das postagens do blog, aparecendo em seus feeds do Facebook e postadas em outras mídias sociais.
Esses conteúdos são integrados e camuflados na plataforma em que aparecem. Você pode promover e publicar sua Native Advertising através de redes como Adblade, Adsonar, Outbrain e Taboola.
Existem várias formas de publicidade nativa:
- Entrada
- Anúncios de pesquisa
- Widgets de recomendação
- Listagens promovidas
- Remarketing/Retargeting
A melhor maneira de comercializar para pessoas que já conhecem seu produto e serviço é fazer remarketing para elas. Ou redirecionar. Depende de com quem você está falando.
Quando as pessoas visitam seu site, você coloca um cookie neles para que, à medida que navegam pela web, seus anúncios apareçam repetidamente para lembrá-los sobre seu produto ou serviço.
Essa forma de publicidade é barata e, se bem feita, pode ser mais eficaz que o PPC.
Você pode configurar esta forma de publicidade on-line no Facebook Remarketing, Google Remarketing e muito mais.
Ou você pode usar uma plataforma ou provedor de terceiros para configurar suas campanhas de remarketing.
Anúncios em vídeo
Os anúncios do YouTube são os mais populares, mas existem outras opções e formatos.
Você pode seguir o caminho educacional/informativo. Ou talvez você queira postar um tutorial. Tente se conectar com o lado emocional de seus espectadores criando uma história visual.
É ideal para branding, principalmente no caso de você ter um produto ou serviço mais indicado para ser demonstrado de forma visual.
Seja qual for a sua escolha, os anúncios em vídeo estão ganhando popularidade porque evitam publicidade flagrante e, ao mesmo tempo, atraem a atenção limitada de muitos YouTubers.
Depois de criar seu vídeo, você pode postar em várias plataformas, como:
- YouTube/Google
- Vimeo
- Brightroll
- YuMe
- Hulu
- Ferroviário ao Vivo
- Adapt.tv
- Mídia específica
- Tubo Mogul
- Vídeo de tremor
- AOL
- Auditoria
E-mail Marketing
O E-mail Marketing é uma forma de publicidade mais barata, rápida e eficaz. É uma ótima maneira de fidelizar o cliente e aumentar as vendas.
Quando você usa um gerenciador de campanha de e-mail para preparar e enviar seus e-mails, você pode facilmente acompanhar o desempenho deles e monitorar seu ROI.
Campanha ativa
Para ter sucesso no marketing por e-mail, primeiro você precisa criar uma lista de endereços de e-mail.
Você pode fazer isso usando questionários ou pode colocar uma simples inscrição no boletim informativo em seu site.
Em seguida, você pode enviar campanhas de e-mail com foco em promoções, descontos, recursos ou conteúdo que você postou em seu blog.
A maioria dos e-mails são curtos e vão direto ao ponto. Uma mensagem concisa facilita a divulgação do seu ponto de vista e aumenta as conversões.
Só não se esqueça de verificar as regras de spam da sua região.