Já faz um tempo que o aparelho de celular deixou de ter apenas a função de ligação e passou a fazer parte do nosso dia a dia.
Assim como a tecnologia, o celular também evoluiu a ponto de se transformar em uma importante ferramenta de trabalho.
Hoje, inclusive, é possível controlar a entrada e saída dos funcionários de uma empresa através do celular, bem como realizar o monitoramento e o registro de ponto.
Que saber como? Continue a leitura.
O registro de ponto pelo celular é permitido
O controle de ponto pelo celular é uma prática permitida desde 2011 quando o ministério do trabalho lançou a portaria 373 que regulamentou o uso de sistemas alternativos para o controle de entrada e saída dos funcionários de uma empresa
A portaria 373 foi revogada, mas as determinações continuam validadas pela portaria 671, a mais recente lançada pelo MTE.
Sistemas alternativos para coleta de ponto, como o celular, a partir de 2021 passaram a ser chamados REP-A, ou registrador eletrônico de ponto alternativo.
O REP-A deve conseguir registrar fielmente as anotações efetuadas pelo trabalhador e não permitir nenhuma alteração das informações lançadas. As anotações devem ser realizadas por aplicativos destinados especificamente para o fim de registrador o ponto do colaborador, não podendo existir marcação de maneira automática.
De acordo com o artigo 77 da nova portaria este é um recurso destinado ao registro da jornada de trabalho, autorizado por convenção ou acordo coletivo de trabalho.
Para fins de fiscalização, o sistema de registro eletrônico de ponto que utilize REP- A deverá permitir a identificação de empregador e empregado; e disponibilizar, no local da fiscalização ou de forma remota, a extração eletrônica ou impressão do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado.
Controle de Ponto pelo Celular x Controle de Ponto tradicional
Diferente do que pode parecer, o controle de ponto pelo celular possui a mesa funcionalidade do controle de ponto via celular.
A diferença está na forma de relacionamento, o colaborador passou a ter uma relação mais próxima com a administração de seu horário.
Enquanto a equipe que gerencia a organização passou a ter um monitoramento em tempo real da jornada de trabalho de seus colaboradores.
Por outro lado, assim como o controle de ponto tradicional, através do celular é feito normalmente o registro de horas, a principal função do sistema de controle.
Outro fator importante a ser destacado é o fato de este ser um sistema de ponto em nuvem, ou seja, funciona de forma online, cada colaborador tem acesso através de seu próprio aparelho, não existindo a necessidade de um equipamento instalado de forma fixa no local.
Como é realizada a gestão do ponto?
Para a ativação do controle de ponto via celular é necessário que o funcionário tenha um sistema ou aplicativo instalado no celular que permita que o ponto seja marcado. O aplicativo deve permitir que o ponto seja imediatamente reconhecido.
A marcação de ponto via celular é uma modalidade moderna e se diferencia dos outros modelos já existentes pela mobilidade, uma modelo altamente adaptável tanto para a empresa como para o colaborador.
Ao optar por um registrador eletrônico fixo, como o relógio de ponto, para o início da gestão do ponto é necessário que uma pessoa do RH vá até o equipamento para exportar e ter acesso às informações, após este movimento os dados são tratados e organizados para o fechamento da folha de pagamento.
A mobilidade oferecida através do registro via celular permite que uma empresa tenha colaboradores espalhados por vários lugares, além de contar com a geolocalização que garante ainda mais segurança, e mesmo com a distância, possibilita o acesso aos dados em tempo real.
Diferente do modo tradicional, o controle online permite um acompanhamento de perto da jornada de trabalho da equipe.
Possibilita a reunião de todos os dados em um só lugar, permitindo aos gestores um panorama geral do trabalho de um colaborador e a tomada de decisões rápidas e precisas.
O registro de ponto pelo celular é sinônimo de jornadas mais flexíveis tanto para a empresa quanto para o colaborador.
O controle de jornada à distância é eficiente?
Um dos maiores receios em relação ao ponto pelo celular diz respeito a segurança, por isso é importante deixar claro que além de ser permitido por lei, o software é totalmente seguro.
Qualquer sistema ou aplicativo destinado a este fim deve seguir todas as diretrizes impostas pelas leis trabalhistas e pela Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) e possuir medidas anti fraudes bem definidas no momento de marcação do ponto.
Além disso, um controle de ponto via celular permite a centralização do processo por reunir todos os dados em um só local, isso garante a economia de tempo para a equipe de RH que não terá que lidar com papéis e informações chegando de diferentes locais.
Pela sua natureza totalmente online, esse sistema de controle garante o monitoramento da jornada de trabalho durante todo o mês, aumentando a eficiência de sua gestão e facilitando o seu trabalho, medidas que refletem não só na otimização do trabalho da gerência como no aumento da produtividade de toda equipe.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do site da Sisponto, empresa especializada em relógio/controle de ponto e controle de acesso.