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Marketing no Pinterest: 7 etapas essenciais

 

Começar uma estratégia de marketing no Pinterest não é muito complexo, o importante é ter o conhecimento e a para usar a ferramenta disponível como um método de trabalho, além de ter consistência.

Sabendo disso, você pode alavancar seus projetos no digital com o Pinterest e ter resultados cada vez mais expressivos em seu negócio.

 

Por isso, vamos falar de 7 etapas para que você tenha uma estratégia de sucesso nessa rede social. 

 

Boa leitura!

Saiba como fazer marketing no Pinterest de maneira eficaz

1 – Palavras-chaves no perfil

 

Antes de tudo, o primeiro passo fundamental é a criação de um perfil cativante com as palavras-chave mais adequadas para representar sua empresa. E, ao mesmo tempo, atrair visitantes. 

 

Depois de ter elaborado uma primeira lista de palavras-chaves a partir do próprio buscador do Pinterest, você pode também usar ferramentas de palavras-chave, como o Ubersuggest, por exemplo.

 

Em seu perfil, você pode inserir diferentes tipos de conteúdo, observando a tendência dos pins mais populares seus e o que seus concorrentes fazem.

2 – Persona

 

É muito importante desenvolver buyer personas precisas e para se comunicar melhor com o seu público.

 

Depois de ter identificado o tipo de conteúdo a ser usado, comece a publicá-los e a executar relatórios em um prazo definido (por exemplo, mensalmente) para analisar o nível de envolvimento obtido.

 

Dessa forma, você pode se concentrar mais no conteúdo visual de melhor desempenho e otimizar sua estratégia. 

 

Para que essa etapa seja eficaz é necessário identificar as métricas mais adequadas para medir o desempenho de estratégia de marketing no Pinterest. 

 

3 – Conta comercial

 

Ao escolher o nome da conta comercial, você deve levar em consideração o que sua empresa faz e como você acredita que seus usuários estão procurando os produtos que você oferece.

 

É muito raro que os usuários pesquisem o nome da loja ou empresa (isto geralmente acontece apenas no caso de grandes marcas), mas muitas vezes o seu perfil será alcançado pesquisando termos específicos a respeito de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.

 

Portanto, ao adicionar uma palavra-chave descritiva da sua empresa ao nome do seu quadro principal, você aumenta as chances de ser encontrado por clientes em potencial que iniciam uma pesquisa.

 

O mesmo vale para os títulos das pastas e suas descrições, além dos Pins que você publica. 

 

O mecanismo de busca interno, de fato, permite aos usuários pesquisar pastas e pins individuais.  Se você deseja saber mais sobre esse tema, o curso Pinterest Pro será de grande ajuda.

4 – Publique pins de forma consistente

 

Ao postar de forma consistente, você tem a capacidade de levar os usuários a encontrarem seus Pins e, como resultado, ampliar seu público. 

 

Hoje, o número de publicações ideais é de cerca de 5 a 10 pins por dia. Mas o importante é a consistência na publicação diária.

 

Não alterne semanas nas quais você publica 20 pins de conteúdo por dia com outras nas quais você não publica nada. 

 

Nesse sentido, programar Pins para postar durante o dia ou semana é bastante útil.

 

Para empresas e marcas que usam o Pinterest para alcançar seus clientes e elevar sua presença social, garantir que esses Pins sejam vistos com frequência e regularidade é mais importante do que nunca.

 

Uma vez delineada a quantidade de conteúdos a serem publicados diariamente, surge uma nova questão: a que horas publicar? 

 

O melhor horário pode variar dependendo do nicho. Então, use o Analytics para testar o desempenho dos pins quanto aos horário. 

5 – Faça repins

 

É impossível que seus seguidores vejam todos os Pins que você publica, por isso, entre os pins a serem publicados diariamente, você pode inserir repins de conteúdos publicados em outros meses.

 

Esta atividade irá ajudá-lo a mostrar-lhes conteúdos interessantes, que são difíceis de encontrar no seu mural porque estão “submersos” por novos conteúdos. 

6 – Participe de grupos

 

Os grupos de maior sucesso no Pinterest conseguem reunir centenas de colaboradores e milhares de seguidores dentro deles, então eles provam ser a melhor maneira de mostrar seus Pins para um grande público em um curto espaço de tempo.

 

Esses grupos obtêm mais repins do que os painéis pessoais porque são muito populares entre os usuários.

7 – Analise e avalie suas métricas

 

O monitoramento constante é a chave para o sucesso de sua estratégia de marketing no Pinterest.

 

Para se ter uma ideia clara da situação você pode utilizar várias estratégias a partir da ferramenta Analytics disponibilizada pela rede social, que oferece insights interessantes sobre o seu perfil, sobre o seu público e sobre as atividades do site .

 

Essa ferramenta permite que você veja o número de impressões em um único Pin, o número de cliques e uma visão geral do andamento da conta empresarial desde sua criação.

 

Dessa forma, você tem a oportunidade de ver os detalhes das interações de seus seguidores com o conteúdo que você publica e de criar segmentos definidos em seu público para fazer medições mais precisas.

 

Ao comparar os dados coletados, você pode ter uma ideia dos temas mais procurados pelo seu público e criar um conteúdo que atenda às suas necessidades. 

 

Assim, você poderá perceber quais são os conteúdos que criam maior ressonância entre seus usuários e aprimoram constantemente sua estratégia.