O que é cultura organizacional?

Provavelmente você já ouviu falar em cultura organizacional. O termo é amplamente utilizado no meio empresarial e se refere à maneira como as empresas conduzem seus processos, práticas, políticas internas e ações. 

Estabelecer uma cultura organizacional alinhada aos valores do negócio ajuda a construir uma marca fortalecida e valorizada junto ao mercado. O gestor empresarial precisa estar atento a uma série de fatores que impactam nos resultados da organização. 

A parte operacional, que envolve controle de máquinas, equipamentos, compra de móveis para escritório, planejamento de finanças e gestão de recursos humanos é apenas uma parte das suas atividades.

Junto com ela, devem estar também a atuação estratégica, que é diretamente impactada pela cultura organizacional. 

Mas afinal, o que é cultura organizacional? Por que ela é importante para o seu negócio e de que forma a empresa pode construir uma cultura que transmita valores para os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros? 

A cultura organizacional como base do negócio

Antes de aprofundar a questão da cultura na vivência prática do negócio, é necessário entender melhor o seu conceito. A cultura organizacional diz respeito a um conjunto de valores, crenças e ações que definem a maneira como a empresa é conduzida.

Se pensarmos no conceito de cultura de uma forma ampla, notamos que ela está diretamente atrelada aos costumes de um povo, sua história, suas ações e relações. É neste contexto que se encontra a cultura organizacional, com a diferença que ela é construída no microcosmo da empresa. 

Por isso, a cultura organizacional representa as características e práticas comuns dentro de um negócio e que traduz o comportamento e a mentalidade dos gestores e profissionais que ali atuam. 

Este conceito é importante porque está associado a práticas, comportamentos, princípios, hábitos, políticas e crenças que são construídos diariamente. Essas ações interferem, por exemplo:

  • Nas escolhas de estratégias de negócio;
  • No atendimento ao cliente;
  • No comportamento dos colaboradores; 
  • Na maneira como o mercado enxerga a empresa.

A cultura organizacional é que delineia as principais diretrizes da empresa. Desta forma, se for uma cultura construída com base em hábitos e práticas alinhadas às demandas dos clientes e baseadas na ética, no comprometimento e responsabilidade, ela contribuirá para o crescimento do negócio.

Construindo a cultura organizacional na sua empresa

Criar a cultura dentro da empresa não é um processo simples, tampouco rápido. Ela deve começar a partir da definição dos valores, visões e crenças. Estes três pilares precisam estar calcados na realidade dos gestores e colaboradores. 

Muitas empresas começam a desenvolver a sua cultura por meio da delimitação conceitual da visão, missão e valores. Para encontrar esses três conceitos o gestor deverá se questionar a respeito de alguns temas importantes:

  • O que é a sua empresa e onde ela quer chegar?
  • A empresa tem um perfil flexível ou é totalmente estruturada?
  • Na resolução de problemas, a empresa valoriza mais o risco ou a segurança?
  • Como a empresa enxerga os seus colaboradores?
  • A empresa valoriza as ações em grupo ou o trabalho individual?

À medida que o gestor vai pensando nas características da empresa, nas suas práticas e no perfil perfeito de negócio (segundo a sua visão), ele também vai delineando a cultura organizacional. 

É importante destacar que quando se fala em cultura organizacional não existe um “certo” e um “errado”. Pelo contrário, existem diferentes formas de fazer as coisas, que podem funcionar ou não. 

A empresa precisa encontrar o ponto de equilíbrio de acordo com as características do seu negócio e construir uma cultura focada em atingir resultados e garantir colaboradores satisfeitos e engajados. 

Tipos de cultura organizacional

Selecionamos alguns “tipos” de cultura organizacional, para que você entenda melhor o conceito e de que forma ele se traduz na prática das empresas. 

São exemplos que ajudam a entender características de negócios, entretanto, não são classificações fechadas e definitivas — algumas empresas podem até combinar diferentes tipos:

Cultura de pessoas

Neste tipo de cultura, os colaboradores estão sempre em primeiro lugar, independentemente da função ou influência dentro da empresa.

Cultura de tarefas

Os profissionais ocupam um papel super importante, assumindo responsabilidades e a liberdade para agir com criatividade e autonomia na busca por soluções.

Cultura de poder

A liderança está concentrada em algumas pessoas que influenciam toda organização, ela é mais comum em empresas pequenas.

Cultura de papéis

Nesta cultura, o poder está focado nos indivíduos e nas funções desempenhadas por eles dentro do negócio. 

Como mencionamos, estes são apenas alguns exemplos e tratam mais especificamente de questões como autonomia e liderança. 

Para entender e construir a cultura do seu negócio, procure primeiro compreender suas características e a forma como a empresa quer ser vista pelos colaboradores, clientes, fornecedores e concorrência.

Texto: Gustavo Marques