Criar sites institucionais otimizados é o ponto de partida para ser encontrado pelos mecanismos de busca do Google.
Ser encontrado no Google por seus clientes é fundamental para o sucesso da sua empresa: a maior parte das pessoas toma em conta decisões que são feitas a partir de buscas na internet. Antes de consultar um amigo, familiar ou especialista em determinado assunto, é comum “darmos um Google”, para encontrar algo relevante.
Isso exige que sua presença online seja “otimizada”, com estratégias que permitam à sua empresa estar logo entre os primeiros resultados.
Sites institucionais otimizados são perfeitos para isso, desde que construídos com esse objetivo. Vamos entender como isso funciona?
O que são sites institucionais otimizados?
Um site institucional é um conjunto de páginas para internet, dedicado a transmitir de forma mais profunda o posicionamento da sua empresa.
Já foi o tempo em que ter um site era sinônimo de algo estático, feito para encaminhar o cliente à página da empresa na web, e assim evitar repetir as principais informações em todos os atendimentos. Sites institucionais de qualidade mantém, além das informações básicas, soluções que atendem sob medida o que o cliente está procurando.
Em um mesmo site, as respostas às suas perguntas estão disponíveis em blogs, depoimentos, nas dúvidas frequentes e suporte especializado a clientes, lojas virtuais e uma infinidade de outros recursos que tem o objetivo de despertar o interesse do usuário em clicar.
Atender a um propósito é o primeiro passo para suas estratégias de marketing darem resultado. Seu domínio na web não deve ser um repositório de informações, ou funcionar como um simples ponto de encontro de algumas ações de marketing em outras redes.
Mas qual o objetivo de ter uma página para minha empresa?
Veja a seguir pontos importantes para criar um site institucional que seja funcional.
Afinal, para quê eu vou usar um site?
Criar um website para sua empresa é uma grande oportunidade para lançar estratégias verdadeiramente autênticas, sem grande parte das limitações que outras plataformas impõem, como layout, anúncios, quantidade e organização das informações.
Contudo, não compete com elas. Um bom exemplo são as redes sociais, que cumprem objetivos de marketing diferentes de páginas institucionais otimizadas.
Um site estabelece a criação de um “plano de fundo” à voz da sua marca no relacionamento com o público. Em última análise, presta suporte a uma dimensão prática da missão, visão e valores, antes frases construídas para pendurar na parede.
Isso permite alinhar design, programação, comunicação, marketing, vendas e tudo o que é importante para seu negócio online ter sucesso, em um lugar para chamar de seu. Usar um site para divulgar seu trabalho implica em gerar autoridade social, reconhecimento da sua marca, e construir melhores relacionamentos, baseados na credibilidade e confiança.
Pois de forma geral, a filosofia e cultura dos seus negócios estão difundidas ali, estabelecidos em cada detalhe de uma identidade visual própria. Seus conhecimentos, habilidades e atitudes, empregados de forma coesa e funcional.
Por isso, um site institucional criado de forma profissional torna possível uma conexão mais profunda entre você e seu cliente, a partir do seu posicionamento online. Algo muito maior do que uma antiga comparação com um cartão de visitas poderia elucidar.
Oscar Wilde dizia que não há segunda chance de causar uma boa impressão. Bem, isso é verdade, e atualmente significa dispor de conteúdos responsivos e dinâmicos à mão do seu público, 24 horas por dia.
Mas o quê dá certo? Você precisa testar e avaliar. O que nos leva ao próximo ponto.
O que devo mensurar em um site?
Sites institucionais favorecem uma verificação completa e detalhada do que se passa em sua plataforma, inclusive em tempo real. Torna possível um maior entendimento de onde o usuário vem, seus motivos, e como interage com sua marca dentro da página.
Além, claro, de assegurar mudar de quando for preciso, conteúdo, estrutura, ou qualquer outro detalhe. Você quer ser o primeiro no Google, certo? A possibilidade de mensuração é, sem dúvida, um grande diferencial de quem decide criar um site para sua empresa.
Com base nisso, a criação e atualização de conteúdos otimizados (mais fáceis de serem encontrados em mecanismos de busca como o Google) são construídos a partir dos próprios dados gerados pelo público na internet. Um prato cheio para quem deseja aumentar a lucratividade, ou simplesmente procura inovar no digital.
O site da minha empresa precisa ser otimizado?
Em tempo: não ter um site não quer dizer que sua empresa “não está na internet”. Seu nome pode estar sendo comentado e você não faz ideia. O que é pior, você não tem controle.
Também não adianta criar um site lindo e recheado de conteúdo para sua empresa, mas que não seja acessível ao cliente quando ele procura por soluções que você oferece. Ter um site institucional é diferente de ser assertivo no seu propósito. Implementar um passa obrigatoriamente pelo estudo de quem é seu cliente ideal (na ideia de persona), e todas as variáveis que gravitam em sua volta, lhe estimulando o interesse.
Esse é o ponto mais importante: quanto mais relevante for o conteúdo, melhor será a posição da sua empresa nas buscas. Isso pode parecer simples, afinal ninguém entende melhor do seu negócio do que você.
Mas propiciar tráfego orgânico para aquilo que você tem a dizer é diferente. Fazer uso de marketing de conteúdo demanda tempo, muita dedicação ao discurso, atenção à estrutura e respeito à fluidez. Após reunir dados, refletir bastante, traduzir tudo de forma mais interessante, dentro no conjunto de estratégias em Search Engine Optimization, o conhecido SEO. Não há mágica.
Requer o discernimento destes e outros conceitos, muito estudo e know-how, experiências que compartilhamos nos diversos assuntos abordados aqui no blog. Afinal, esse é o nosso objetivo: ser importante para você e para seu negócio online. Você também pode fazer a diferença para alguém: para saber como fazer isso nos siga nas redes sociais, e compartilhe esse texto com alguém!