Maior órgão do corpo humano, a pele tem como função proteger o organismo do atrito e da ação de diversos agentes externos, como poluição, produtos químicos, bactérias, fungos e até mesmo fenômenos ambientais, como o vento, o sol, a neve e a chuva.
Ao compor esse limite entre o corpo e o mundo externo, a pele se torna também um componente fundamental para a nossa própria imagem. É por esse motivo que tantas pessoas veem nos cuidados com a pele uma forma de cuidar também da autoestima.
Inclusive, são muitas as formas de tratar a pele para conseguir o resultado estético desejado, por exemplo:
- Skincare;
- Maquiagem;
- Autobronzeamento;
- Entre outros métodos.
A cor dourada que vem com o bronzeado natural é uma tendência desde meados do século XX, quando passou a representar o tempo para lazer e férias.
Hoje, contudo, o bronzeado não demanda exposição solar. Tem aumentado cada vez mais a procura por autobronzeadores, produtos que bronzeiam a pele em poucas horas e oferecem duração de alguns dias.
Já ouviu falar no assunto? Ficou curioso? Conheça as principais informações sobre o autobronzeador abaixo.
O que é o autobronzeador?
O autobronzeador é um cosmético que age diretamente na pele para proporcionar uma cor semelhante à adquirida após a exposição solar. Sua aplicação é tópica, isto é, feita diretamente nos locais da pele que a pessoa pretende bronzear.
Geralmente, é vendido nos formatos de spray, mousse ou creme, com indicações que dependem do nível de experiência e do resultado desejado. Dessa forma, é fundamental ler sobre as recomendações do produto para conseguir os efeitos esperados.
Como funciona?
A composição do autobronzeador tem como principal ativo a dihidroxiacetona (DHA), um monossacarídeo derivado da cana-de-açúcar, que aparece em concentrações entre 2 e 7%.
A DHA atua reagindo com componentes presentes na camada superficial da pele; essa reação, por sua vez, forma a melanoidina — o pigmento que promove o bronzeamento da pele.
Dessa forma, após a aplicação, o produto deve agir entre duas e seis horas, dependendo das recomendações do fabricante, resultando na cor desejada. A maioria dos autobronzeadores exige a remoção completa após o tempo indicado, com água e sabão.
Alguns modelos, no entanto, podem ser aplicados sem necessidade de enxágue.
Como aplicar?
Antes de aplicar o produto, é necessário fazer uma preparação da pele para que os resultados sejam uniformes. Por isso, é importante limpar e esfoliar a região delicadamente, removendo células mortas que podem atrapalhar o bronzeamento homogêneo.
Após a esfoliação, a hidratação também é recomendada. O ideal é fazer esse processo alguns dias antes da aplicação. Agite bem o produto e passe-o proporcionalmente pelas partes do corpo.
Os fabricantes recomendam cuidado especial com regiões do corpo onde a pele é mais espessa, como os cotovelos e os joelhos, já que a pele seca e mais grossa pode absorver mais produto e manchar a área.
Com o auxílio de uma luva de tecido, que geralmente já vem com o autobronzeador, deve-se espalhar bem o creme ou líquido, fazendo movimentos circulares. O uso da luva costuma ser bastante destacado, uma vez que ajuda a evitar manchas pelo acúmulo de produto.
Após a aplicação, é necessário esperar o produto secar completamente antes de vestir a roupa. O tempo indicado depende da marca e do tipo de autobronzeador, bem como da cor desejada.
Depois do período de ação, enxágue o corpo durante o banho e aguarde algumas horas para que a cor se desenvolva completamente.
Faz mal à pele?
Essa é uma dúvida da maioria dos consumidores que desejam experimentar o produto. Os autobronzeadores não possuem contraindicação e suas formulações são seguras.
Além disso, muitos produtos possuem outros ingredientes na composição para ajudar na saúde e na hidratação da pele, como o ácido hialurônico.
Texto: Gustavo Marques