Principais tipos de ar-condicionado para você instalar na sua casa

Com o verão chegando, começa a busca por ar-condicionado, seja para refrescar durante o dia ou para deixar o quarto bem geladinho na hora de dormir. Inclusive, a grande busca pelo aparelho no Brasil, fez com que o mercado desenvolvesse diversos modelos. 

Ademais, vale a pena se antecipar à estação mais quente do ano e adquirir seu ar-condicionado na Black Friday, isso porque nessa data você pode encontrar as seguintes situações:

  • Promoções;
  • Combos de produtos;
  • Troca-fácil de itens;
  • Entre outras ações.

Nos estados mais quentes do país, o índice de uso do ar-condicionado é bastante alto. No Rio de Janeiro, por exemplo, um levantamento feito pela companhia de energia Light, mostrou que, no verão de 2020, o consumo de energia foi quase 10% maior do que ao longo dos outros meses. 

Não à toa tantos cariocas compram ar-condicionados na Black Friday, a ideia é tê-los instalados para aguentar as altas temperaturas do verão.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem, é que existem vários modelos do produto, com diversas funções, tamanhos e níveis de consumo diferentes. Vale a pena conhecer cada um antes de comprar seu ar-condicionado na Black Friday. Confira abaixo algumas opções!

Ar-condicionado Split

Este é um modelo moderno e econômico, dividido em duas partes: a que fica na casa, projetando o ar gelado e a externa, onde fica a condensadora. Com design mais clean, ele é ótimo para quem quer um produto mais silencioso e discreto, com um bom custo-benefício.

Modelo Janela

Este é o mais clássico e o primeiro apresentado ao mercado. Há diversas opções no mercado, com potências que vão de 7000 BTUs até 30000 BTUs. Eles costumam ser um pouco menores que o Split e mais em conta. 

Além disso, são mais fáceis de instalar, já que as residências costumam ter o local pronto para a instalação.

Portátil

É o mais prático do mercado. Não requer instalação e pode ser usado em qualquer lugar da casa, desde que haja uma janela por perto para o tubo. Além da mobilidade, os preços também costumam ser mais acessíveis. 

A única desvantagem deste modelo é o fato de ser um pouco mais barulhento, por conter a evaporadora e o compressor no mesmo aparelho. 

Split inverter

Essa é uma ótima opção para quem visa economia. Eles possuem um tipo de inteligência artificial que ajuda a manter a regularidade no compressor. Ou seja, o aparelho nunca desliga, mantendo o fluxo de temperatura constante, sem grandes oscilações. 

Dessa forma, é possível ter uma redução considerável do gasto de energia, além de ser um produto ainda mais silencioso. 

Split Cassete

Para quem não quer comprometer a decoração do cômodo, o Split Cassete é a opção mais indicada. Este modelo é embutido no teto e geralmente disfarçado pelo forro ou gesso. Ele utiliza uma bomba de dreno no interior, dessa forma, não precisa escoar a água produzida. 

Além de não impactarem na decoração do ambiente, eles têm até quatro saídas de ar, por isso tem um alto desempenho e baixo ruído sonoro. 

As desvantagens do modelo são que eles possuem um custo maior e só podem ser usados em projetos que tenham rebaixamento no teto para a instalação.

Dicas extras para considerar:

Na hora de escolher o modelo ideal de ar-condicionado para sua casa, é preciso ter em mente a sua necessidade e prioridades. 

Você busca algo com melhor custo-benefício? Ou um modelo que possa ser incorporado de forma discreta na sua decoração? Ou ainda, um produto prático, que possa ser colocado em qualquer ambiente?

Além disso, é importante considerar o espaço disponível no cômodo, para que o produto não precise de um esforço maior de instalação, além de gastos extras. 

Também é necessário pensar no investimento a longo prazo, modelos com uma qualidade melhor e possuem mais garantia, costumam ser as escolhas mais frequentes das pessoas.