logística

Como organizar a logística de uma empresa de entregas

A logística de uma empresa é bastante considerada pelos clientes na hora de optar por uma empresa em detrimento de outra, principalmente quando se trata de um negócio desse nicho.

A sensação de urgência em receber uma entrega de marmita ou qualquer outro produto é um fator que impulsiona as empresas de entregas a aprimorarem seus serviços.

Neste artigo, acompanhe algumas dicas de como organizar a logística de seu estabelecimento de entregas e ter destaque frente à concorrência.

Perceba o poder da logística

O consumidor contemporâneo não se conforma com uma má experiência de compra. Com uma gestão logística ruim, o processo é o mesmo, mas em alguns casos, as próprias empresas podem não perceber.

Portanto, a compreensão das ações desse setor é essencial, e envolve:

  • Transporte;
  • Armazenagem;
  • Seleção de fornecedores;
  • Gestão do estoque e mercadorias.

Tais atividades reduzem a demora na entrega da transportadora encomendas, evita a falta de produtos e, como consequência, aprimora a eficiência da produção.

Faça um bom gerenciamento dos veículos

Nesse segmento, é preciso assegurar que as entregas sejam movimentadas e cheguem ao destino final com segurança, o que envolve a gestão de frota de veículos. 

Por ser necessário dispor de caminhões e veículos próprios para a entrega, fazer a manutenção dos veículos, monitorar a equipe envolvida e fiscalizar o consumo de combustível, entre outros, fazem parte das atividades necessárias.

Monitore o estoque para logística

O controle de entradas, saídas, validade, perdas e detalhes que façam referência aos produtos não ficam de fora da organização da logística.

O abandono de estoque de produtos que não vendem em uma estante de aço reforçada ou depósito interfere no capital de giro da empresa de entregas.

Por isso, uma boa análise de previsão da demanda, sazonalidades e as tendências do mercado podem auxiliar no controle dos níveis de estoque, evitando deixar o capital parado.

Conclusão

Uma boa logística de empresa de entregas certamente satisfaz os clientes, que voltarão mais vezes e indicarão para outros. Isso só fortalecerá a reputação da companhia.