O comportamento do consumidor está mudando em toda a linha. O Online está substituindo tijolo e argamassa; as vendas devem ser fechadas rapidamente; os varejistas têm segundos para diferenciar e vender suas marcas.
A maior mudança, o comércio eletrônico, significa que os consumidores compram diretamente dos fabricantes, e não dos varejistas. Por que eles preferem isso?
O consumidor de hoje deseja interagir com as pessoas que fazem o produto porque acredita no seu modelo de negócios, bem como o suporte ao cliente, é voltado para a compreensão das necessidades de quem compra e usa os produtos. Os designers e fabricantes que acreditam em seus produtos estão mais bem posicionados do que nunca para fazer a venda ao consumidor.
Mais empresas do que nunca estão usando o marketing Direct-To-Consumer (D2C) para capitalizar sobre essas novas tendências de mercado. Eles mostram aos clientes como eles são importantes para o negócio.
Como isso é feito? Sabendo o que o cliente realmente deseja; conectando-se a eles; ouvi-los; envolvê-los proativamente em seus negócios por meio de análises, recomendações e recursos D2C; empregando estrategicamente as tendências da mídia social para se envolver. Os clientes adoram ser ouvidos e as marcas cultivam a lealdade apelando para suas opiniões e sentimentos, enviando comentários de clientes e análises de produtos.
Esqueça a forma tradicional de venda de produtos em que o fabricante vende para distribuidores que vendem para atacadistas que então vendem para varejistas de quem o consumidor acaba comprando o produto.
Em apenas alguns anos, a explosão das vendas D2C criou mudanças radicais no mercado. Não apenas para negócios mais novos com consciência digital, marcas estabelecidas também estão se destacando nisso. O despertar do D2C é mundial e – de roupas, lentes de contato e colchões a casas, automóveis e produtos de luxo – o D2C está ao nosso redor.
Como o marketing D2C está beneficiando as marcas?
Vender é uma jornada, e a melhor maneira de entendê-lo é acompanhando o stakeholder mais importante – o cliente. As marcas D2C demonstram que a interação direta com os clientes lhes permite dominar a curva de marketing.
Usando o aproveitamento altamente direcionado e deliberativo de insights de dados e escuta social, as marcas identificam caminhos para cultivar e desenvolver relacionamentos sólidos com o cliente, projetar conteúdo que ofereça soluções aos clientes, abordar os pontos fracos dos clientes e criar designs de produtos e produtos que resolvam as necessidades reais dos clientes .
As marcas D2C constantemente avaliam e questionam: O que faz seus clientes preferirem este produto a outro? O que motiva as compras e hábitos de compra de seus consumidores? Como as compras únicas podem ser transformadas em compras repetidas? Que tal uma marca D2C pode agarrar e segurar esse comprador? O que criará fidelidade online que leva a novos negócios?
As marcas D2C estão posicionadas de maneira única para coletar dados sobre essas questões, por meio de seus relacionamentos íntimos com seus compradores.
Como as marcas podem maximizar o insight D2C?
As marcas que vão para o marketing D2C ganharão controle máximo sobre a distribuição e venda de seus produtos e gerarão maiores lucros, ganharão controle sobre a embalagem, aprofundarão a reputação da marca no mercado e desenvolverão insights sobre o que inovar em seguida, cultivando a lealdade à sua marca .
Diferentes marcas e produtos podem alavancar diferentes modelos D2C, mas os fabricantes precisam escolher modelos D2C que aproveitem com sucesso a percepção do cliente para desenvolver, criar e vender usando melhores modelos de tomada de decisão para o negócio; formulando experiências de comprador personalizadas; e adaptando-se às necessidades ou preferências dos clientes.
O maior benefício do marketing D2C
O comércio eletrônico está se tornando rapidamente o principal meio de fazer negócios com clientes e consumidores, e muitas empresas devem ter pressa em aproveitá-lo. Porque? O cliente de hoje entende mais claramente do que nunca seu valor no mercado.
Não mais apenas consumidores passivos para quem os produtos são comercializados, os compradores de hoje sabem que seus reais significam mais do que nunca e que podem dinamicamente explodir o interesse por um produto. Eles querem recompensar apenas as empresas que os alcançam e os apreciam.
E a competição? Uma empresa hoje precisa trabalhar mais para se manter à tona e pode fazer isso por meio da curadoria de uma experiência significativa do consumidor, ao mesmo tempo em que está atenta aos objetivos finais:
- Para melhorar e tornar significativa a experiência total de atendimento ao cliente;
- Para diferenciar claramente entre várias marcas;
- Para melhorar a embalagem e a qualidade do produto para que os clientes continuem voltando.
O objetivo final dessas ações é uma marca à qual os clientes se orgulham de estar associados.
O papel dos canais digitais na facilitação do D2C
O cliente médio têm acesso à internet, se comunica por meio de uma ampla variedade de canais digitais e usa recursos online para pesquisar e comprar os produtos ou serviços com os quais deseja interagir. Claramente, o D2C está em toda parte – e as empresas precisam estar cientes dos canais digitais que seu mercado-alvo está usando mais, seja navegando na web, usando e-mail ou Twitter, compartilhando através do Snapchat ou Facebook. Identificar a maneira certa de se relacionar com seu mercado-alvo é crucial para o sucesso no ambiente de vendas atual.
Nunca, em qualquer outro momento na história do comércio, o cliente foi tão esclarecido ou teve tanto poder no mercado. Para empresas que decidiram alavancar esse conceito para seu próprio crescimento, opções como chat ao vivo, e-mail e mensagens diretas oferecem uma base ampla para as vendas D2C. Desenvolva os seus canais digitais com uma Agência de Marketing Digital.
Marcas D2C que se destacam na combinação de comércio eletrônico com causas nobres
É preciso aprender com os melhores para estar entre os melhores.
As empresas que acabaram de se juntar ao movimento D2C têm uma ou duas coisas a aprender. O que essas empresas têm em comum?
É verdade que os produtos que eles fazem atraem os clientes por causa do preço acessível. Mas há muito mais em seus relacionamentos com os consumidores. Eles comercializam seus produtos por meio de canais diretos com o consumidor.
Aqui estão dois conceitos que estão impulsionando esses negócios – uma expressão genuína de preocupação com tempos econômicos difíceis e um interesse genuíno em impactar a vida de outras pessoas.
Exemplos clássicos:
- Você quer uma garrafa d’água que tenha todas as características de uma marca de boa qualidade, mas existem muitas semelhantes no mercado. Como você decide qual comprar? A Cristal rouba a cena por causa de uma promessa que fez a seus consumidores de que para cada compra feita, a empresa doará 20% dos lucros para iniciativas de água potável.
- As pessoas tomam chá o tempo todo, mas raramente alguma dessas situações se relaciona de maneira significativa com a vida de outras pessoas. Mas a Chá Matte Leão convida os consumidores a compartilhar a visão desta organização de tornar a vida melhor para quem precisa. Ajuda as comunidades a lidar com economias imprevisíveis; combate a discriminação e o desconhecimento dos portadores de necessidades especiais; aborda a falta de água potável para as pessoas em todo o mundo; pobreza e doença. Usar o chá de tiesta permite que os consumidores consumam e contribuam e se sintam bem com ambos.
Conclusão
As empresas existem para ter lucro, mas algumas empresas também usam os lucros para ajudar outras pessoas a viver melhor.