Entenda como são realizados os processos para irrigação rural

Criada há muitos e muitos anos atrás, no Egito, a irrigação rural que hoje conta com equipamentos específicos e muita tecnologia.

Nada mais é que um sistema inteligente que fornece água para plantação em quantidade suficiente e em momentos certos, garantindo uma maior produtividade e assegurando a sobrevivência da plantação.

Existem principalmente quatro métodos de irrigação rural e cada um possui um ou mais sistemas diferentes. A escolha do método mais eficiente analisa diversos fatores como; declividade do terreno (topografia), taxa de infiltração da água (tipo de solo), a cultura (sensibilidade da cultura ao molhamento) e o clima.

Os principais tipos de sistema de irrigação são:

  • Irrigação localizada;
  • Irrigação por aspersão;
  • Pivot central;
  • Fertirrigação;
  • Micro aspersão;
  • Irrigação de superfície;
  • Irrigação por gotejamento.

Irrigação por gotejamento

Com a necessidade cada vez maior de se economizar água, e de se conservar o meio ambiente, este tipo de irrigação foi criada para evitar o desperdício de água, fertilizantes e para se diminuir a quantidade dos produtos químicos que, geralmente, são utilizados em plantações.

Esta tecnologia permite ao agricultor, que se distribua uniformemente e de maneira mais precisa a água e os nutrientes necessários às plantas.

Diferente dos métodos mais tradicionais, como o de aspersão e de inundação, a irrigação por gotejamento distribui a água lentamente e diretamente na raiz das plantas, chamada de zona radicular.

Neste sistema, você tem a opção de estendê-lo pelo terreno ou de enterrá-lo a profundidades de 4 a 30 cm. O sistema enterrado pode ser mais vantajoso, pois é menos suscetível a danos causados por pragas e a danos mecânicos.

A economia de água não é o único atrativo deste sistema. A irrigação por gotejamento possui outras vantagens, tais como:

  • Maior qualidade e rendimento: a água e o fertilizante são acionados quando necessários, produzindo mais e com mais qualidade;
  • Flexibilidade: Não impede que outros trabalhos sejam feitos simultaneamente;
  • Reduz o custo de produção: Fertilizantes e produtos químicos não são desperdiçados, baixando o custo da produção de 25% até 50%;
  • Economia de energia: por funcionarem com baixa pressão, requerem pouco bombeamento, consumindo menos energia;
  • Menor índice de doenças: a umidade do solo é bem controlada;
  • Ideal para solos difíceis: fluxo baixo de água, aumenta a absorção do solo.

Os equipamentos para irrigação por gotejamento são; filtros, bombas reguladoras, válvulas, medidores e canalizações.

Irrigação por aspersão

A distribuição de água neste sistema acontece por um ou mais jatos de água que caem como chuva artificial sobre o solo.

O jato de água é ativado através da passagem de água com pressão através de pequenos buracos. No sistema de irrigação por aspersão, essa pressão é causada por um sistema de bombeamento que garante que a água tenha pressão o suficiente para acionar os aspersores, que na sua vez, pulverizam o jato d’água.

As vantagens desse método são: não há necessidade de um processo de sistematização via terra, há a disponibilidade se cultivar uma área maior do que em outros sistemas, como o de irrigação por superfície; não causa danos no solo, evitando a erosão; e não há restrição no horário de aplicação.

Equipamentos para irrigação

Bombas, válvulas, aspersores e muitos outros equipamentos para irrigação são necessários independente do sistema que você escolher.

É necessário conhecê-los melhor caso você esteja pensando em implementar alguns desses sistemas na sua plantação.

Aspersor canhão setorial

Este equipamento pode ser chamado de equipamento coringa dos sistemas de irrigação, pois pode ser utilizado em todos.

Fabricado com matérias-primas como inox, alumínio e bronze, o aspersor canhão setorial é altamente resistente, rápido e não trava, diferente de outros equipamentos.

Sua suavidade se dá pelos seus rolamentos com lubrificação permanente, onde é utilizada a graxa especial hidro-repelente, garantindo uma maior vida útil. Além de possuir vedação protetora.

Aspersores para irrigação de pastagem

Para se fazer a irrigação com qualidade no campo, é necessário a utilização de equipamentos de qualidade. Por isso é necessário escolher aspersores para irrigação de pastagem com cuidado, pois eles são responsáveis por manter o pasto vivo, promovendo uma boa alimentação ao gado.

A aspersão

O modelo utilizado com o uso de aspersores para irrigação de pastagem é a aspersão. Ela consiste em lançar jatos de água ao ar e, por força da gravidade, eles voltam ao solo sob forma de chuva artificial.

Os modelos podem ser diferentes e, em virtude das variações de tamanho dos aspersores, há modificação da vazão e pressão d’água. É esse fator que classifica se as gotas serão maiores ou menores.

Além disso, dependendo do tamanho elas atingem diferentes áreas. Por isso, é importante ter um projeto antes de iniciar a instalação.