Ser dono do próprio negócio é a meta de vida de muitas pessoas. Afinal, tornar-se independente, autônomo e poder ganhar espaço no mercado como empreendedor é uma conquista e tanto! O que acontece, muitas vezes, é que alguns desistem até mesmo de pensar em um projeto um pouco mais elaborado quando se lembram da burocracia necessária para Abertura de empresa nacional.
Mas espere! Quem disse que é difícil assim?
Nesse artigo, confira:
- Métodos práticos;
- Serviços necessários;
- Documentos;
- Processos virtuais;
- Encerramento de empresa.
Abrindo uma empresa
Ao iniciar um negócio, você precisa registrá-lo formalmente, pois a atividade exercida pelo seu novo empreendimento deve constar nos registros governamentais.
Dessa forma, você não neglicencia a carga tributária e pode oferecer qualidade máxima e serviço de excelência aos seus clientes.
Para realizar o sonho do próprio negócio, portanto, o primeiro passo é calcular quanto isso vai custar para o seu bolso e se você dispõe do investimento necessário.
Além das despesas mais evidentes, como com materiais de venda, estrutura física do estabelecimento, etc, existem aquelas secundárias, mas nunca menos importantes, como com reformas, aluguel de equipamentos, divulgação e honorários do contador.
Auxílio indispensável
É possível, nesse momento, optar pela Contabilidade trabalhista online, que permite atendimento de serviços contábeis por meio da internet.
Isso vai economizar tempo, dinheiro e é uma forma de tornar um importante trabalho de assessoria uma ferramenta mais acessível ao contratante.
Seja como for, o contador é essencial para a estabilidade e o sucesso de um empreendimento, pois ele realiza uma série de procedimentos burocráticos e canaliza a comunicação entre o empresário e o governo.
Contabilidade geral não só emite as cargas tributárias prontas para o pagamento como também oferece assessoria sobre gastos em momentos de crise e demais alternativas que podem facilitar a vida do empreendedor.
Registro MEI para abertura de empresa
Uma possibilidade que tem contribuído cada vez mais para a realização do grande sonho de ser um empreendedor é a de abrir um MEI, certificado que atesta o trabalho do Microempreendedor Individual.
Assim, é possível estar devidamente regularizado com os deveres de todo empreendedor e contar com a qualidade de um serviço autorizado pelas vias legais de controle e manutenção.
Dessa forma, Abertura de empresa simples não demanda tanto trabalho quanto você pensava.
Ao todo, são mais de cinco milhões de pessoas que se registraram como MEI em todo o Brasil, mostrando a aprovação da população sobre essa possibilidade de se formalizar de forma tão prática que pode ser feita totalmente online.
Encerrando o cadastro
Alguns, por outro lado, querem encerrar seu MEI, seja lá qual for o motivo. Muitos fazem isso porque estão mudando de categoria, outros porque precisam alterar as configurações do contrato, de forma que o motivo varia de caso para caso.
Portanto, se você deseja fazer Encerramento de empresa mei, deixando de pagar as parcelas mensais correspondentes à contribuição tributária obrigatória de todo empreendimento no território nacional, basta entrar com um pedido junto aos órgãos responsáveis.
Muitos microempreendedores acham que continuam formalizados após essa suspensão, o que não é verdade. Da mesma forma, o registro não será encerrado imediatamente.
Essa desvinculação é feita em casos de inatividade por 12 meses, de modo que os débitos em aberto devem primeiro ser quitados antes do sistema conferir a baixa desejada.
Para evitar que os débitos aumentem a cada mês e que a sua dívida se torne um problema para seu negócio e para a sua vida pessoal, procure estar sempre em dia com o pagamento das taxas viabilizadas pelo registro legal.
Passo a passo para abertura de empresa
Antes de qualquer coisa, solicite seu código de acesso no Portal Simples Nacional fornecendo informações como CNPJ, CPF e Título de eleitor. Em seguida, você acessa a página de Solicitação de Baixa de MEI e preenche com seus dados e o código fornecido.
Depois, é preciso conferir as informações fornecidas e se você está de acordo com os termos do procedimento.
Caso você queira prosseguir, basta confirmar e seguir para a próxima etapa, que é entregar a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual, de forma a servir de comprovante da extinção.
Pronto, está concluído Fechamento de empresa mei! Agora que você conhece melhor cada passo importante quando você deseja desenvolver seu próprio negócio, que tal começar a dar vida àquele projeto do ano passado?