O que é necessário para abrir uma loja de roupas?

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o comércio varejista brasileiro vem de uma importante ascensão, uma vez que em 2017 o crescimento foi de 2% comparado ao ano anterior. Abrir uma loja de roupas se tornou cada vez mais comum.

Devido ao cenário positivo, quem pensa em abrir um novo negócio, principalmente nos setores de vestuários, calçados e tecidos, pode garantir um retorno muito bacana nos próximos meses.

No entanto, o procedimento de abertura de empresa não é tão fácil como todos imaginam e demanda um pouco de tempo e dedicação.

Etapas como o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), orçamento e planejamento são maçantes e cansativas, pois envolvem muita burocracia.

Por essa razão, separamos tudo o que é necessário para abrir uma loja de roupas. Continue com a leitura do artigo a partir dos demais tópicos.

Plano de negócios

Independente do nicho da loja, o plano de negócios deve estar encabeçando a lista das tarefas a serem executadas. Isso porque o planejamento diminui a insegurança, ao mesmo tempo em que aumentam as chances de assertividade da empresa.

O plano de negócio ajuda a manter o foco da loja de roupa.

Ou seja, se a empresa vai trabalhar com roupas, não adianta em nada sair do caminho para trabalhar com alimentação, e assim por diante.

Em suma, o plano de negócios determina a viabilidade da empresa frente ao mercado atual.

Sendo assim, fica muito mais fácil tomar decisões mais complicadas, como o registro de marca online, caso seja necessário inaugurar a própria marca de roupa.

Sendo assim, a ferramenta proporciona ao dono uma visão precisa do potencial da empresa.

Veja alguns detalhes que precisam constar no plano de negócios:

  • Localização da loja;

  • Tipo de roupa que será vendida;

  • Público-alvo;

  • Concorrentes diretos e indiretos;

  • Número de funcionários;

  • Dentre outras características.

Durante a montagem da empresa, também é fundamental pensar na precificação dos produtos, visando a lucratividade desejada, mas sem abusar dos clientes.

Ainda assim, é neste momento que o empreendedor deve procurar saber sobre o registro e legalização de empresas, para que todos os processos sejam feitos dentro da legalidade.

Identifique seu público-alvo

Identificar o público-alvo é a melhor maneira para direcionar o negócio.

Ou seja, no caso da loja de roupas, os produtos podem ser destinados a homens e/ou mulheres, crianças e adolescentes, gestantes, bebê, e por aí vai.

O ideal é criar um funil que determine o tipo do público.

O estudo de público-alvo também envolve os hábitos dos consumidores, como as cores mais pedidas, os modelos mais vendidos, dentre outras especificações.

Ainda assim, as marcas mais procuradas, estilos e referências também devem ser analisados.

Portanto, com um bom estudo do público-alvo, atingir com assertividade cada futuro cliente será muito mais fácil e lucrativo.

Equipamentos e sistemas necessários

Independente do tipo de loja, todo empreendedor precisa ter os equipamentos e sistemas que garantem o bom funcionamento do estabelecimento.

No caso das lojas de roupas, prateleiras, moldes, cabides e manequins são essenciais, assim como os provadores.

Entrando no sentido de gestão, a empresa também precisa de sistemas que garantem a emissão de nota fiscal, de maneira simples e descomplicada.

Geralmente, o software para loja de roupas com cupom fiscal fornece praticidade e comodidade durante o acesso de informações da loja.

Lojas de roupas que lidam com um grande fluxo diário de pessoas e que necessitam fechar vendas mais rápidas precisam contar com um software de gerenciamento empresarial.

Neste caso, as funcionalidades como emissão de cupom fiscal, por exemplo, são facilitadas e voltadas ao nicho de mercado da empresa.

Deste modo, todos os procedimentos se tornam informatizados, como abertura e fechamento de caixa, sangria, trocas e devoluções, dentre outros serviços.

Controle de estoque

Durante a abertura da loja de roupas, é fundamental manter um bom controle de estoque. Afinal, este é um dos principais pontos de um comércio varejista.

Portanto, é imprescindível que no momento não haja erros e desinformações com os produtos.

Para ter uma ideia, qualquer erro pode comprometer a estrutura da empresa, por isso é fundamental manter a atenção voltada a esse detalhe.

Durante o processo de controle, a primeira etapa é evitar os principais erros, como desabastecimento de estoque e falta de organização, dois fatores que podem gerar grandes prejuízos.

Portanto, o recomendado é manter um estoque bem abastecido, organizado e com variedade de produtos. Para isso, o ideal é organizar desde a primeira peça que entrou na loja.

Com isso, o controle de estoque será perfeito, garantindo produtividade e lucro para o negócio.

Sendo assim, cada detalhe mencionado neste artigo tem como objetivo auxiliar e guiar novos empreendedores que queiram ingressar no mercado de vestuário e abrir uma loja de roupas.

No entanto, vale lembrar que essas informações não substituem às orientações de uma empresa qualificada do mercado.