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7 etapas para construir uma estratégia de marketing digital

 

O digital tornou-se cada vez mais integrado às empresas. Como resultado, uma estratégia de marketing digital torna-se mais entrelaçada com a abordagem de marketing da empresa. No entanto, mesmo nestes tempos digitais, seria um erro não planejar também o digital como uma entidade separada.

Embora todo marketing tenha uma camada digital, todo digital abrange mais do que apenas o que é aparente no marketing tradicional. Por esse motivo, elaboramos um guia completo para a construção de uma estratégia de marketing digital poderosa em 2021. Abordaremos o que é marketing digital, seus principais elementos e como começar.

O que é estratégia de marketing digital?

A estratégia de marketing digital define como uma empresa pode atingir seus objetivos de negócios usando canais digitais. Ele afirma objetivos claros, prioriza públicos, reconhece as necessidades e comportamentos dos clientes e detalha o uso do canal e os requisitos da plataforma. Simplificando, ele define como você planeja e usa o digital para permanecer incansavelmente relevante.

As interseções do marketing digital existem não apenas dentro da marca e CRM, mas também na experiência do usuário (UX), experiência do cliente (CX) e atendimento ao cliente também:

  • A Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) incorporam a marca em nossa experiência com o produto.
  • A estratégia de conteúdo inclui não apenas ativos de marketing tradicionais, mas todo conteúdo que pode ser uma alavanca para o crescimento.
  • A inovação digital é criar novos serviços, produtos e experiências – coisas que realmente valem a pena ser vendidas.

Como criar uma estratégia de marketing digital eficaz

Uma agência de marketing digital em trabalho com clientes em todos os setores e mercados, deve trabalhar as sete etapas necessárias para formar uma estratégia de marketing digital moderna.

1. Determine o potencial

O status quo mudou e o digital é fundamental para ser atual, competitivo e atraente no mercado. Em quais canais seus clientes estão interagindo com você? O que seus concorrentes estão fazendo para serem transformados no digital? Quão detectável é sua marca e quantos leads inbound foram convertidos em vendas? Se você não sabe, provavelmente já está atrasado.

2. Defina o papel do marketing digital

Como o marketing digital contribui para o negócio? Esta não deve ser uma lista de objetivos de marketing, mas sim uma visão deliberada e uma série de escolhas intencionais que indicam o que o marketing digital pode e deve fazer pela organização.

Certifique-se de reconhecer o relacionamento que o marketing digital tem com os elementos relacionados em seu ecossistema. Geralmente incluem: marca, dados, marketing, conteúdo, CX, UX, CRM, suporte / atendimento ao cliente, inovação de produto e mídia.

Simplesmente escrevendo o que está em jogo e quais oportunidades estão disponíveis, você pode esclarecer rapidamente seu foco. Com base nessa avaliação, você pode desenvolver indicadores-chave de desempenho (KPIs) que comunicam claramente à sua equipe executiva como o digital está impactando os negócios.

3. Compreenda o seu público-alvo

Crie personas digitais robustas (o que eles querem, como se comportam, como se envolver com eles e com quem mais interage), mapeie a jornada do cliente em detalhes e identifique trocas de valor ao longo dela.

Essas personas geralmente começam com a segmentação tradicional, mas você precisa ir além para reconhecer comportamentos, interações e conteúdo, funcionalidades e necessidades de experiência.

Com muitos clientes, especialmente em B2B, as personas digitais não são necessariamente construídas em torno precisamente de quem são os clientes, mas sim de quais objetivos o público-alvo está tentando resolver.

Metas versus funções. Fazer isso desde o início mantém você ciente das necessidades do cliente e permite que você combine seus objetivos para alcançá-los.

4. Faça uma abordagem multicanal

Crie uma estratégia de canal moderna aproveitando e ativando canais-chave como pesquisa, web, redes sociais e e-mail. Identificar a melhor forma de usá-las para a marca e o negócio, e o que é necessário internamente para fazer isso acontecer.

Veja o social como um motivador de vendas, não apenas uma mídia ou canal de atendimento ao cliente. Como as redes sociais podem ser usadas para atender aos seus objetivos de negócios?

Seja claro sobre a pesquisa. A incorporação de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) orgânica ou paga pode ajudar a construir a credibilidade da marca, aumentar o tráfego do site ou afastar os concorrentes? O seu site está posicionado para atrair, obter e converter leads?

Você nutre clientes antigos, existentes ou potenciais de forma eficaz usando e-mail ou plataformas de automação de marketing?

5. Identifique os recursos necessários

Use todas as informações mapeadas acima para determinar o que você precisa executar em relação a essa estratégia – incluindo número de funcionários, orçamento e seu sistema de tecnologia de marketing (plataformas, APIs, serviços e pontos de integração de dados). Como dizem os especialistas “a tecnologia é a interface do marketing” e “os tubos que conectam as diferentes peças”.

A governança é crucial – crie diretrizes e manuais para as pessoas (funções, responsabilidades e habilidades), processos e ferramentas. Muitas empresas não prestam atenção suficiente à governança, mas ela é necessária para que as pessoas conheçam seu papel e como contribuem para o sucesso do programa.

Além disso, se você for uma organização global ou complexa, precisará estabelecer “tipos de mercado” para ajudar os líderes locais a ver onde estão e entender o que é necessário para crescer em uma nova direção.

6. Crie um roteiro para execução

Organize e priorize as iniciativas em um roteiro que o leva da estratégia à execução, mesmo que seja em um ritmo e em fases ao longo de seis, doze e 24 meses. Não seja muito lento ou muito cauteloso, não espere pelos ciclos de planejamento anuais; esteja pronto e ágil com cenários alternativos disponíveis.

A transformação digital organizacional pode levar tempo, mas o marketing deve ser o impulsionador mais ágil e pronto para agir de acordo com as oportunidades disponíveis.

7. Apoie sua estratégia de transformação digital

Identifique como o marketing digital pode ir além de fazer seu trabalho diário com eficiência e atuar como uma alavanca poderosa nesta nova era de transformação digital.

Pode ser usando a criatividade para contar histórias, inovando os serviços digitais ou permitindo que a voz do cliente influencie os gastos com mídia, descubra oportunidades de envolvimento e descubra novos públicos.

Abraçar o digital em sua função de marketing pode servir como um catalisador interno, à medida que sua cultura se torna mais confortável e fortalecida pelas oportunidades de transformação digital.

Conclusão Final

A construção de uma estratégia de marketing digital que inclua todos os sete componentes permitirá que sua equipe digital e executiva tenham uma compreensão clara de como o digital pode impactar seus negócios, planos de como fazer isso da melhor forma e medidas apropriadas para benchmark e avaliar a eficácia de seus esforços.

Se o digital é uma prioridade em sua organização, como deveria ser, você provavelmente precisará de alguns especialistas em estratégia e execução para auxiliar na criação de sua estratégia digital, identificando oportunidades de ruptura digital ou impulsionando a transformação digital em sua organização.

 

Esse conteúdo foi produzido por Henry Douglas, diretor da empresa de inbound marketing Natomada Produções.