Como funciona o início de uma startup?

Uma startup busca o lançamento de inovações, capazes de permitir que as pessoas consigam obter ainda mais facilidade e tenham maior praticidade. 

Hoje em dia, elas têm ganhando um enorme espaço no mercado, exatamente pelo fato de sua principal característica, que é a inovação, e graças a isto, tem feito um grande sucesso. 

Por este motivo, muitas pessoas estão dando o início de uma startup e outras, em busca de informações para abrirem a sua própria empresa e obter sucesso.

Se você é uma dessas pessoas que buscam a oportunidade de poder dar início a uma startup, então saiba que no artigo de hoje, você terá a oportunidade de poder ficar por dentro de várias informações sobre as startups, e assim, ficar bem informado sobre como funciona o início de uma startup. 

Sendo assim, além de poder conferir mais sobre o que é uma startup, sobre suas características, além de conhecer todas as informações que você precisar e assim entender mais sobre o início de uma startup. Por isso, continue ligado e fique por dentro de tudo isso e muito mais.

O que é startup?

Uma startup se trata de uma empresa que visa inovação. A mesma possui um custo bem menor que a abertura de uma empresa. O principal objetivo da mesma, é desenvolver novos negócios, ou fazer o aprimoramento de algum negócio que já existe.

Que tipo de empresa pode ser considerada uma startup?

Toda a empresa aberta que não for tradicional, é considerada uma startup. Assim, ao dar início de uma startup, você estará abrindo um negócio novo e fora do tradicional, que ofereça inovação.

Qual a origem do termo startup?

Entre os anos de 19996 e 2021, pelo fato de haver a crise pela alta das ações de empresas diversas, o termo startup começou a ser utilizado.

Quais são as características de uma startup?

Uma startup possui diversas características que a definem e para entendê-la melhor, você poderá conferir a seguir, algumas dessas características, antes de você dar o início de uma startup. Confira:

Inovação

A inovação é uma das principais características de uma startup. Com isso, a empresa busca aprimorar e proporcionar às pessoas, experiências criativas e práticas.

Modelo de negócios

A startup possui modelos de negócios, que busca alcançar metas de forma estratégica, utilizando pouco dinheiro e visando uma boa rentabilidade.

Cenário de incertezas

Além disso, a startup se trata de uma empresa que não é totalmente certa e que não é possível saber se dará certo ou não, por não possuir um manual de instruções de como dar início de uma startup ou como conduzi-la.

Escalabilidade

Existe a possibilidade de você fazer com que a sua empresa cresça, sem que haja a necessidade de você gastar tanto, como as demais empresas.

Flexibilidade

E por fim, ainda podemos mencionar a flexibilidade que a startup é capaz de oferecer, pois você consegue tomar decisões e colocá-las em prática facilmente, etc. Isso faz com que a empresa possua um crescimento rápido.

O que é bootstrapping?

De forma clara e bastante resumida, o bootstrapping nada mais é do que a possibilidade de você conseguir abrir o seu próprio negócio sem investimento de outras pessoas. Ou seja, apenas com o seu dinheiro.

O que é o investidor-anjo para uma startup?

No início de uma startup ou no desenvolvimento de uma ideia que realmente tem de tudo para obter sucesso, surgem as figuras mais importantes, que é o investidor-anjo. 

Graças a isto, ela consegue investimento em dinheiro para desenvolver suas ideias e colocá-las em prática, e o investidor recebe a participação na empresa.

Afinal, como criar uma startup?

Se você deseja saber como dar o início de uma startup ou como criar a sua, então saiba que a seguir, você poderá conferir algumas dicas que poderão ser bastante úteis para você. Confira:

Ter uma ideia inovadora

Antes de mais nada, o que você precisa é pensar em algo que realmente traga inovação e que chame a atenção das pessoas.

Desenvolver um protótipo

Após ter pensado em uma ideia na qual realmente as pessoas irão gostar e que será útil, você também deverá colocar essa ideia em prática antes de lançá-la, criando um protótipo.

Validar hipóteses de mercado

Algo que também é importante e que você também deve pensar, é em relação à validação de suas hipóteses e de seu projeto, dentro do mercado.

Buscar parceiros, time e sócios

Ter parceiros que torçam para o seu crescimento e que te ajudem a divulgar a sua startup, faz com que você consiga obter crescimento rápido e com que mais pessoas consigam conhecer o que você está oferecendo.

Captar recursos

Para que todas as suas ideias e projetos sejam colocados em prática e para que haja a possibilidade de você abrir a sua startup, é importante que você comece a captar os recursos necessários.

Qual é a diferença entre incubadoras e aceleradoras?

Algumas das empresas que são capazes de fazer com que as startups alcancem um bom crescimento e se desenvolvam, são as incubadoras e as aceleradoras e a seguir você poderá conhecer cada uma delas:

Incubadoras

  • São aqueles que dão todo o apoio desde o início;
  • Não possuem fins lucrativos;
  • Investe sem buscar nada em troca da sua ajuda;
  • Etc.

Aceleradoras

  • Dão total apoio a empresas que já funcionam;
  • Realiza a cobrança de sua participação;
  • Entre outras.

Startup Weekend: como funciona no Brasil?

Um dos maiores eventos que funciona no país entre startups é o Startup Weekend. Esse evento acontece durante um fim de semana, reunindo diversos profissionais, a fim de fazer com que eles lancem uma nova ideia através de suas equipes, dentro de um prazo de 54 horas.

Tipos de startups

Os tipos de startups são:

  • B2B (Business to Business);
  • B2C (Business to Consumer);
  • E B2B2C (Business to Business to Consumer).

Startup e o empreendedorismo

Se você é uma pessoa que realmente gosta de empreender, a startup é uma empresa ideal, pelo fato de que é necessário realmente querer muito investir em algo e ter ideias para isso, para conseguir abri-la, já que não se sabe se o investimento dará certo ou não.

Por que startups são importantes?

As startups são importantes pelo fato de ajudarem pessoas a conseguirem mostrar suas ideias e tornar a vida das pessoas mais fáceis. 

Com isso, elas têm ajudado pessoas que querem oferecer seus produtos e serviços, como também ajuda as pessoas a obterem maior praticidade e facilidade.

O que é nova economia e como ela está ligada às startups?

A nova economia e a startup se ligam exatamente pelo fato de que uma faz com que a outra decole. 

Exemplos de startups de sucesso

Alguns exemplos de startups famosas são as seguintes:

  • Netflix
  • Google
  • Paypal
  • Uber