O silicone é uma composição semi-orgânica, pois sua estrutura não é só composta de carbono, mas contém silício e oxigênio (sua fórmula química completa é R2SiO).
Associa-se com moléculas de possuem carbono, por isso, ele não é um material considerado inorgânico.
Ele atua em várias composições de produtos: de cosméticos e na fabricação de vários acessórios como Bolsa de silicone preta, por exemplo, e utensílios para o lar.
Além disso, esse material é muito usado em procedimentos cirúrgicos como cateteres, próteses (seios, glúteo, entre outros) e tubos de drenagem.
As próteses também são usadas para melhorar a qualidade de vida de pacientes que perderam alguma parte do corpo em acidentes.
No mercado também é possível encontrar Placa de silicone ou acrílico que auxiliem no tratamento do bruxismo (ranger dos dentes) chamado placa de mordida.
Já nos aparelhos eletrônicos demonstra versatilidade sendo usado como isolante e/ ou condutor, mas vai depender de como os componentes foram utilizados no silicone.
Material usado em construções civis
Quando o assunto é versatilidade, o silicone também é um recurso muito utilizado em quase todas as etapas da construção civil, pois ele é um material resistente a água, variações de temperatura e às forças da natureza.
Ele é indispensável para reparos, reforma e proteção de casas, condomínios. Tem silicone para vidro e alumínio, telhas, devido sua ação eficaz de fixar, selagem e impermeabilização.
A tendência com o passar dos anos é que casas, edifícios e qualquer outra construção apresentem sinais de desgastes como rachaduras ou algum tipo de infiltração
Até em obra nova, ou em andamento, esses tipos de infortúnios podem acontecer e é justamente, por isso, que o silicone se tornou indispensável no conserto.
Ele pode ser utilizado na selagem de fissuras, vedações de janelas e boxes de banheiro, por exemplo.
Auxilia na proteção de tintura prolongando sua duração, impermeabilizando infiltrações e agindo em várias funções.
Aliás, o silicone promove aumento na vida útil de uma construção, pois oferece mais durabilidade e desempenho dos materiais usados porque evita reformas constantes.
Assim, trazendo redução de gastos e resíduos.
Tipos para construção civil
O silicone é o elemento que não pode faltar em uma construção pois ele é essencial em qualquer ocasião.
Exemplo, quando o silicone é adicionado na formulação da tinta (tinta com silicone), funciona como um ligante que tonifica a estrutura molecular entre a tinta e a superfície onde será aplicado.
Isso aumenta a aderência do local e a durabilidade da pintura.
Elas ainda têm a função de antiespumante no qual impede a formação de bolhas no momento da demão.
Agora confira três tipos de silicone que não pode faltar em uma construção.
O adesivo estrutural de silicone é destinado na criação de fachadas de vidro. Junta o aço, o alumínio composto ou o aço perfis de alumínio.
Esse Adesivo de silicone estrutural é resistente às modificações do tempo, temperaturas, climáticas, entre outras intempéries.
Apresenta resistência física e flexibilidade, porque evita e previne de penetração de água e, também, absorve o estresse da estrutura.
O hidrofugante previne que as paredes criem mofo em locais úmidos e ainda previne que se forme manchas esverdeadas nas paredes.
Também impede a formação e proliferação de bactérias e fungos nas rachaduras e não absorve água.
Selante de silicones ideal para fazer vedação de esquadrias de portas e janelas.
Eles podem ser encontrados em duas opções: acéticos e neutros agindo em aplicações de lugares diferentes.
O acético é voltado para materiais porosos e lugares com infiltração de água — box de banheiro, calhas, ralos, telhas, entre outros.
O selante neutro é para locais lisas como, por exemplo, mármore, vidro, borracha, entre outras superfícies.
Silicone também é sinônimo de cozinha
Com o passar dos anos o silicone também mostrou sua diversidade na área da cozinha e passou a ser utilizado na fabricação de utensílios como o Silicone para formas de gelo.
Cupcake e até travessas de bolo que podem ir ao forno e facilitam na hora de desenformar.
Algumas das vantagens desses materiais são:
- Não enferruja ou mancha;
- Fácil de dobrar/ amassar e jamais perde seu formato original;
- Fácil de guardar, limpar e utiliza menos espaço;
- Não impregnar cheiros e sabores de comida;
- Resfriamento rápido após o uso;
- As formas feitas com silicone aquecem rápido.
Duas outras vantagens domaterial na cozinha é que esses itens são duráveis e a fôrma de silicone não precisa de nenhum uso de papel antiaderente.
Portanto, o silicone é um material de caráter multifacetado, pois ele pode ser uma Bolsa de silicone e até parte fundamental de uma obra.