transformar-visitantes-site-leads.jpg

Como transformar os visitantes do site em leads

Se você tivesse que escolher uma chamada para ação (CTA) principal que você encontra na maioria dos sites, qual seria sua resposta? Ir para a página “Fale conosco”, certo? Isso caracteriza leads em potencial para a empresa.

Mas eis uma pergunta melhor: isto faz com que você queira chegar a uma empresa? Gera interesse? Estamos bastante confiantes de que a resposta é “Não”. É passiva e ineficaz – e muitas vezes completamente ignorada. 

Talvez um cliente que precisa desesperadamente de seus produtos ou serviços chegue até esta página. Mas você está potencialmente permitindo que seu funil de vendas aja mais como uma peneira através de um conteúdo pouco inspirador, como “Fale conosco”.

Uma chamada para ação, mesmo que incrível, não pode fazer todo o trabalho pesado quando se trata de converter os visitantes do site em leads. Na verdade, ele é um elemento que deve funcionar em conjunto com outros conteúdos. 

Tudo isso começa com o posicionamento da sua empresa como um verdadeiro solucionador de problemas. Um cliente em potencial ficará atento para obter as respostas que eles têm procurado desesperadamente. Só então você irá converter os visitantes de forma mais consistente.

Ofereça uma solução valiosa em seu site

Seja no site institucional, no blog ou conteúdo de mídia social, posicionar sua empresa como um solucionador de problemas dentro de sua área de atuação é o caminho certo a ser seguido. 

Novamente, o objetivo do marketing com foco em atrair, converter e encantar clientes. Em outras palavras, é colocar eles dentro de um funil de venda que os atraia para os produtos ou serviços de sua empresa.

A maneira de fazer isso é ajustando sua estratégia com seus interesses. E a melhor forma é através de conteúdo de qualidade.

Isto representa o objetivo da estratégia de criação de conteúdo. Ao explorar ele através de todos os seus canais de marketing, seus clientes vão perceber que você está atualizado e possui autoridade. 

O melhor conteúdo o posiciona como um líder do setor e faz com que o visitante daquele site queira saber mais. Como qualquer bom programa de TV, seu conteúdo deve satisfazer um visitante no momento; mas quando os créditos forem lançados, ele também deve deixá-lo querendo mais.

O que seus clientes querem ver em seu site

Este “querer mais” vem na forma de seu conteúdo premium. Seja um relatório, uma consulta ou uma demonstração, a oferta que transforma um visitante em um lead qualificado para vendas deve valer a pena para ele. 

Quem visita o site da sua empresa normalmente tomará uma decisão rápida. E se a oferta não for suficientemente convincente, eles irão voltar e procurar outra empresa. Na Internet, raramente se consegue fazer uma contraoferta e manter a atenção do lead. Por isso, conte sempre com uma agência de criação de sites para lhe auxiliar a obter mais resultados.

Somente através de pesquisa e planejamento você aprenderá qual o tipo de conteúdo terá resultados com seus clientes. É claro, uma maneira simples de chegar ao fundo do que funciona é perguntando. Você tem seus canais de marketing digital, portanto, use-os.

Perguntar aos clientes existentes em um e-mail ou seguidores em uma página do Facebook pode lhe dar uma ideia sobre quais problemas eles precisam resolver e quais serão as informações mais valiosas para eles. E o que é valioso se torna premium.

Agora faça uma excelente chamada para ação

Agora você está pronto para apagar aquele botão “Fale conosco” e usar uma chamada para ação que seja clara e fácil de encontrar. Deixe seu idioma claro, e dê-lhe uma colocação proeminente. 

Mesmo que você tenha criado um conteúdo valioso, uma ótima maneira de perder o tráfego é ser muito esperto e confundir os visitantes, ou enterrar seu CTA no fundo de uma página onde ninguém jamais o encontrará.

O verdadeiro ponto de conversão é quando o visitante fornece essa informação em troca de sua oferta Premium. É aí que eles se tornam um lead. Um cliente, mesmo que esteja interessado, irá embora no último momento se você o fizer clicar em várias páginas, ou responder a muitas perguntas. 

Embora você não deva ter medo de pedir as informações de quem realmente precisa para qualificar o lead, lembre-se sempre que quanto menor for o funil de vendas, melhor são suas chances de obter mais conversões através de ofertas valiosas e objetivas.

Como você pode ver, isto transforma “Fale conosco” em algo mais como “Estamos aqui para ajudá-lo a resolver seu problema específico”. Ao abordar todo o seu conteúdo como soluções para seus clientes, os visitantes se tornam leads com facilidade. 

E lembre-se que isto não é apenas para aquele momento final em que um cliente é confrontado com um CTA, mas também no período que antecede aquele momento. Qual é o próximo passo? Alimentar esses leads em vez de criá-los.