O aproveitamento de tempo no mundo dos negócios é fundamental para que a ociosidade seja evitada e a eficiência seja implementada nas resoluções de trabalho, qualquer que seja a área de atuação.
Para atender uma demanda crescente de empresas que precisam da agilidade no transporte de documentos, alimentos e medicamentos, entre outros bens de consumo, os serviços de motociclistas habilitados e treinados se tornaram essenciais.
Com um trânsito cada vez mais intenso, tanto em cidades pequenas e, principalmente, nos grandes centros urbanos, os motoboys passaram a fazer parte do cenário como uma solução eficiente e necessária para a vida moderna.
Empresas formalizam contratação direta
A profissionalização da categoria aconteceu com a promulgação da Lei 12,009/2009, em que foram publicados os direitos e deveres de acordo com o Ministério do Trabalho. De fato, eles estão em atividade desde os anos 1980, quando o trânsito se mostrou cada vez mais caótico.
A formalização dos profissionais exigiu uma transformação na forma de contratação, com o surgimento de empresas e cooperativas que oferecem os serviços de maneira apropriada.
Para que uma empresa faça o contrato de prestação de serviços motoboy, é preciso que o profissional cumpra algumas regras estabelecidas pela legislação, como possuir habilitação na categoria A há mais de dois anos, e ser maior de 21 anos de idade.
Além disso, é preciso que o mesmo faça uso de equipamentos de segurança individual, incluindo:
- Botas;
- Luvas;
- Capacete;
- Colete refletivo.
A moto precisa passar por uma inspeção semestral junto ao departamento de trânsito, com os equipamentos de segurança como o mata-cachorro e a antena corta-pipas. Os retrovisores devem atender a legislação presente no Código de Trânsito Brasileiro, assim como os faróis e lanternas em perfeito estado.
As empresas que contratam os profissionais podem exigir um exame toxicológico admissional, para garantir que a saúde do condutor de moto está em perfeitas condições para enfrentar o trânsito e não colocar a própria vida e de terceiros em risco.
Profissionais atendem ampla gama de negócios
Os serviços prestados por motociclistas foi uma forma de enfrentar o trânsito das grandes cidades, pois as empresas passaram a expandir os serviços de acordo com o tamanho do território urbano.
O serviço de entrega motoboy era feito para atender escritórios de advocacia, contabilidade, entre outros, como imobiliárias e instituições educacionais. Em um segundo momento, restaurantes e lanchonetes passaram a contratar esses profissionais de forma direta, expandindo os negócios até a residência dos clientes.
Atualmente, são muitos os empreendimentos comerciais que contratam esses profissionais, seja de forma direta, ou por meio de empresas especializadas. O motoboy do delivery está presente em clínicas médicas e laboratórios clínicos, oficinas mecânicas e lojas de peças, entre muitos outros locais em que seus serviços são necessários.
Mercado de compra e venda é diversificado
Os veículos utilizados em serviços de entrega devem ser estruturados para atender as categorias empresariais. Um estabelecimento de distribuição de água e botijão de gás pode contar com motos adaptadas, desde que indicadas na documentação emitida pelo departamento de trânsito local.
As motos para entregas possuem características próprias, como destacado anteriormente. Por causa da economia em relação aos gastos com combustível, a motorização pode variar entre veículos de 125cc até 300cc.
As motos de maior cilindrada são dedicadas para os serviços que extrapolam os limites urbanos, quando é necessário transitar por estradas e rodovias. Assim, a viagem do piloto se torna mais confortável e de acordo com a velocidade limite praticada nas vias de longo alcance.
Parceria com posto de abastecimento legalizado para os negócios
As parcerias empresariais fazem parte do mundo dos negócios, tendo em vista que muitos serviços devem ser terceirizados. Os fornecedores fazem parte do cenário corporativo, podendo ser exclusivo, em determinados casos.
Para uma empresa que trabalha no setor de logística, o abastecimento de combustível dos veículos faz parte dos gastos diários. A formalização de uma parceria com fornecedores diretos é uma solução eficiente e necessária.
Dessa forma, para estar dentro da legalidade, as empresas podem solicitar documentos específicos no momento da assinatura de um contrato com fornecedores. No caso, o PPRA posto de gasolina (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) determina que equipamentos de segurança individual e coletivo são utilizados, assim como as normas regulamentadoras são cumpridas à risca.
A velocidade empregada em determinados momentos da rotina corporativa deve ser atendida, desde que se mantenha a segurança entre os profissionais envolvidos. Quando se trata de motoboys, devem ser reconhecidas a agilidade e a praticidade nos serviços prestados, e a importância para o mundo dos negócios.