Você sabia que o Brasil é o segundo país mais conectado à internet na América do Sul? Perdemos apenas para o Chile quando o assunto é acesso à web, segundo o relatório mais recente da GfK. Já em relação ao mundo, ocupamos a 42º posição, com o smartphone sendo o dispositivo principal para navegar na rede.
De fato, estamos crescendo, sobretudo quando se trata das compras via e-commerce: em 2016, o faturamento das lojas online subiu 7% mesmo com a crise.
E é justamente nessa onda favorável que surgem muitos empreendedores interessados em se aprimorar para tirar proveito do bom momento, realizando um curso de marketing digital e opções correlatas.
Pois é, o marketing digital é uma tendência essencial para aqueles que desejam se destacar e aproveitar o máximo da web para vender mais, fidelizar clientes, dar autoridade à marca e ganhar muito dinheiro trabalhando com as ferramentas da rede.
Tudo isso é perfeitamente possível desde que boas estratégias sejam praticadas.
A primeira dica para entender todo esse contexto é realizar um curso de marketing digital online e, assim, se familiarizar com o assunto.
Investindo no EAD, você se qualifica a hora que quiser, no local que achar mais pertinente, com total autonomia e segurança. Milhões de pessoas estudam com cursos online atualmente, se atualizam em diversos temas e conquistam até certificados. Uma proposta dessas não dá para deixar de lado, ainda mais se você não tem tempo de frequentar uma aula presencial.
Agora que já salientamos a importância do marketing digital e como os cursos online com certificado podem te auxiliar na especialização.
Confira algumas informações fundamentais sobre essa pauta e muitas dicas para fazer sucesso na internet.
A evolução dos meios de comunicação
A internet revolucionou os meios de comunicação. Mais do que uma nova fonte de informação que facilitou diversas ações, a convergência com todos os veículos é o que mais impressiona.
Hoje em dia, basta se conectar para ficar a par das notícias do dia, assistir TV e os vídeos que quiser, ouvir música e se comunicar com pessoas ao redor do mundo. Desde que surgiu, a ascensão é total, assim como sua popularidade – cada vez mais as pessoas conhecem o poder da web para realizar variadas tarefas.
Com a necessidade de se comunicar e o surgimento da escrita, o ser humano foi aprimorando suas técnicas e criando veículos direcionados. Foi assim com o jornal, com o rádio e com a TV. Já com a internet, surgem diversas tendências e modos de interação totalmente democráticos e cada vez mais abrangentes.
Se antes era preciso ter um computador e uma linha telefônica para navegar na web, agora podemos nos conectar em qualquer lugar e quando quiser via smartphone.
Com essa rapidez no fluxo de informações e mudanças latentes, tornou-se fundamental a muitas organizações migrarem seus serviços e produtos para a rede. Mais do que isso, marcar presença e reinventar totalmente muitos conceitos, sobretudo os métodos de marketing e promoção.
Pesquisas, compras, canais de atendimento, opiniões… tudo se baseia na web. Embora a publicidade em outros veículos ainda seja essencial, moldá-la para a cultura digital é imprescindível.
É aqui que se encaixa o marketing digital e todas as suas ferramentas. Empresas, pessoas e organizações de todos os níveis e portes se atentam a essa área para se destacar e conquistar os clientes.
Uma de muitas estratégias inovadoras do marketing digital foi por vídeos. Além do YouTube, sendo uma das plataformas mais buscadas, surgiu o reels do Instagram ou o Tik Tok. É uma qualidade muito boa para a imagem das empresas
Portanto, se esse é seu objetivo – bem como fazer carreira nesse ramo – vale a pena conhecê-la a fundo, e nada melhor que contar com cursos online com certificado para isso.
Tanto o Curso Online Marketing Digital quanto cursos online com certificado ligados à comunicação e marketing são perfeitos para se especializar nesse tema. Assim, você se torna um grande empreendedor e profissional em um campo que está em evidência e ainda tem muito a crescer.
Cultura digital
Não há como negar que a cultura digital já é realidade para muitas pessoas. Já fazemos parte e dificilmente vivemos sem as facilidades da web, seja para pequenas ou grandes tarefas, das pesquisas online até o trabalho pela rede e seus canais.
Tudo isso é derivado da sociedade da informação, da cibercultura e da revolução digital, termos amplamente estudados por muitos especialistas ao longo dessa evolução.
A cultura digital se estabelece em muitos setores, pontuada pelo impacto da tecnologia na sociedade e como ela molda costumes e hábitos.
Podemos citar tanto a parte benéfica, como a acessibilidade, a comunicação integrada e o próprio marketing digital, quanto também a preocupação por uma relação mais “robotizada”, totalmente dependente de máquinas e recursos que distanciam o contato direto entre pessoas.
Pensando pelo lado positivo, há uma série de conquistas e vantagens para nosso dia a dia: a cultura digital abre caminhos para novas formas de interação, tanto entre indivíduos quanto com corporações, personalidades, entre outros.
Essa aproximação ajuda em muitas atividades e promove mudanças. Hoje em dia, as redes sociais contribuem para informar, unir pessoas com gostos parecidos, orientar sobre um local ou assunto, dar voz a minorias, abrir espaço para opiniões e reflexões, etc.
Todos esses hábitos também se encaixam em um planejamento estratégico por aqueles que precisam conhecer seu público, chamar atenção dos consumidores e fortalecer sua marca.
Visto esses cenários, é essencial ter em mente o que é marketing digital e como vai além de vendas e publicidade. Não basta abrir espaço para propaganda, é preciso realizar um trabalho consistente e estruturado visando bons resultados e o sucesso que todos esperam.
Perceba que os conceitos são variados e mutáveis, por isso a qualificação com um curso de marketing digital garante uma visão nova sobre o assunto, com boas ideias e estratégias corretas.
Conceito e estratégias de mídia digital
Toda a comunicação e conteúdo direcionado para a internet são conceituados como mídia digital. Nesse conjunto de ferramentas e sistemas é utilizado o marketing “tradicional” para promover e divulgar serviços, produtos, marcas e até pessoas de inúmeras formas e com uma série de técnicas.
Ilustrando: as mídias abrem espaço para que as estratégias do marketing digital sejam colocadas em prática.
Podemos exemplificar, nesse caso, os anúncios que aparecem nos vídeos do Youtube, os links patrocinados do Google, as propagandas que aparecem no stories do Instagram, o e-mail marketing, entre muitas outras.
A meta de um empreendedor/organização ao investir na publicidade online pode ir muito além do aumento de vendas. Uma tendência atual que muitas empresas apostam é na interação direta com os clientes, sobretudo pelas redes sociais ou em outros canais de atendimento.
Entende-se que é preciso ficar à disposição dos consumidores e gerar conversões de modo natural, sem forçar a barra e com foco no inbound marketing.
Segundo o Hubspot, inbound marketing é uma estratégia inovadora que traz uma nova visão de marketing, baseada em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes te encontrem e te procurem.