Na maioria dos estabelecimentos, como lojas, empresas e fábricas, a limpeza apropriada tem efeito positivo e faz toda a diferença no momento de conquistar e fidelizar os clientes.
Afinal, uma empresa que não possui a estética limpa e organizada passa a visão de um local mal administrado e desleixado.
Por isso, entender como funciona o processo de limpeza e organização para empresas é uma excelente alternativa, principalmente para verificar se o serviço tem sido feito corretamente dentro do ambiente trabalhista.
Tendo em vista que a manutenção, assim como o serviço de coleta seletiva em empresas é tão importante.
O que independe do setor de atuação da mesma, separamos neste artigo algumas dicas valiosas para a limpeza da sua empresa.
Continue a leitura a partir do próximo tópico.
Tipo de serviço
Ao montar o roteiro de limpeza para o local de empreendimento, é imprescindível ter em mente alguns pontos mais do que importantes.
Há locais que precisa ser limpo todos os dias, como o salão de entrada e recepção, por exemplo. E outros que necessitam de manutenção e limpeza periódica, como é o caso da rede de esgoto.
Neste segundo exemplo, em caso de problemas com as tubulações, o recomendado é contratar uma empresa desentupidora de esgoto, para verificar o que há de errado no lugar.
Sendo assim, o roteiro de limpeza pode variar de acordo com o setor e porte da empresa, no entanto, em linhas gerais, é preciso se atentar aos próximos itens:
Limpeza diária
- Banheiros (tanto feminino como masculino);
- Cozinha;
- Entrada e recepção da empresa;
- Tirar o pó de mesas e aparelhos;
- Varrer as salas;
- Retirar o lixo.
Percebe-se que neste procedimento contam com todas as atividades comuns que precisam ser feitas diariamente em uma empresa.
Diferente do exemplo da desentupidora, que é um tipo de serviço mais específico e que não acontece com muita frequência.
Outros locais, como refeitórios, salas de visita e reunião também precisam da limpeza diariamente.
Limpeza periódica
Neste contexto, uma excelente alternativa para a limpeza periódica é denominada como faxina.
Geralmente, esse tipo de procedimento já é muito popular e precisa ser feito semanalmente.
O processo tem o objetivo de realizar uma limpeza pesada no local, tirando toda a poeira, levantando o mobiliário e limpando por baixo, por exemplo, assim como uma verdadeira faxina deve ser.
Outros locais que podem ser limpos semanalmente são:
- Escadas e elevadores;
- Corredores;
- Prateleiras e estantes;
- Paredes (pode ser limpo até mesmo mensalmente);
- Garagem ou estacionamento;
- Sala de armazenamento (como máquinas e arquivo morto);
- Tapetes e estofados;
- Vidros, janelas, portas e portões;
- Lugares altos e/ou de pouco acesso.
Cabe destacar que, assim como foi mencionado no início deste artigo, o serviço de coleta seletiva também deve levar os materiais para a reciclagem.
Dessa forma, a empresa precisa separar todos os tipos de lixo, como plástico, papel, metal e produtos orgânicos.
Ainda assim, é importante que seja realizado um cronograma em que constem as atividades diárias que serão feitas.
Além de a empresa nunca deixar faltar no estoque os materiais apropriados para a limpeza, tais como vassoura, esponja, detergente tensoativo e demais produtos de limpeza.
O componente tensoativo é usado nos produtos de limpeza que precisam remover gorduras e sujeiras impregnadas nos objetos.
Produtos e utensílios de limpeza
A princípio, a empresa precisa possuir todos os materiais e utensílios usados no processo de limpeza.
Vale salientar que esses materiais precisam ser melhores e mais resistentes que os comumente utilizados no ambiente doméstico, assim como foi mencionado sobre o detergente logo acima.
Deve-se escolher por produtos de limpeza vendidos em atacado. Dessa maneira, a equipe gestora pode economizar na compra dos materiais e demais utensílios.
Em linhas gerais, produtos comprados em grande escala duram mais e diminuem a frequência de gastos da empresa.
Além de que, muitos locais de uso comum precisam ser usados todos os dias, como os banheiros, por exemplo.
Sendo assim, o consumo de produtos de higiene é intenso.
Outros periféricos, como vassouras, panos de chão e rodos também precisam estar constantemente limpos e em bom estado.
Cabe dizer que a equipe de trabalho também precisa ser consciente em relação a alguns hábitos, como designar o lixo à lixeira, não largar copos pelos cantos da empresa, dentre outras práticas infelizes.
Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza no centro é a terceirização do serviço.
Muitas empresas fornecem não só a equipe para a mão de obra, como o equipamento e materiais de limpeza necessários para o procedimento.