valorização

Porque a valorização de funcionário é fundamental

Ambientes empresariais costumam ser centros de grandes tomadas de decisão, assim como uma organização que reúne diversos setores e se preocupa com a valorização.

Assim como um automóvel tem o seu motor, mas também depende do funcionamento dos pneus, da atuação e limpeza dos filtros, de uma integração entre os sistemas para funcionar sem desgastes.

No âmbito profissional funciona da mesma forma e uma importante engrenagem neste processo de consolidação de uma empresa ou marca são as pessoas que trabalham no local.

Essas pessoas estarão na ponta, no contato com seu cliente, na área comercial e de vendas, assim como em ações de promoção de sua marca.

Se o atendimento for ruim, o cliente não se sente acolhido e não volta mais. Mas, em muitas situações, as empresas pensam somente em como o cliente vai se sentir em relação à marca (o que é fundamental).

No entanto, não é possível em um cenário de mudanças do marketing de vendas para o marketing de humanização, uma empresa continuar com esse pensamento retrógrado, negligenciando seus funcionários.

Essas ações desmotivam os funcionários e ainda contribui para uma maior rotatividade de pessoas dentro da empresa, o que é prejudicial para a marca.

Diante disso, como é possível desenvolver estratégias que visem a valorização deste profissional? Falaremos sobre isso a seguir.

Conquiste seu funcionário diariamente

O seu funcionário precisa ser conquistado diariamente. Isso significa que é fundamental que a empresa desenvolva estratégias de comunicação e marketing digital para captar a atenção dos funcionários e aumentar o sentimento de integração, assim como o de pertencimento à empresa.

O funcionário precisa desenvolver um orgulho em fazer parte daquela instituição, pois isso motiva suas atividades e traz uma alegria ao ir trabalhar. O ambiente de trabalho precisa ser leve, agradável, com uma comunicação entre os setores ocorrendo de forma eficiente.

Uma das formas de apostar na valorização do seu funcionário é por meio da capacitação profissional. Empresas que investem em cursos para seus funcionários, visando sua capacitação profissional, consegue avançar não somente no mercado, mas obtém um serviço com muita qualidade.

Por exemplo, esses cursos profissionalizantes podem ser:

  • Um curso de extensão do conhecimento;
  • Um curso de ensino superior;
  • Um curso de pós-graduação;
  • Um curso técnico.

Além disso, é possível promover ações como palestras institucionais para descontrair o dia a dia da rotina, assim como encontros com a diretoria para ouvir os funcionários e buscar melhorar a comunicação integrada entre gestores e funcionários.

Esses cursos e atividades podem ser oferecidas de várias formas, desde o formato presencial até por meio de cursos online SP, onde o funcionário realiza seu cadastro e tem livre acesso ao curso.

Algumas formas de realizar cursos online são recomendadas, principalmente, para cursos com duração mais longa, como é o caso de cursos técnicos e de graduação.

Por exemplo, a área de contabilidade é fundamental dentro de uma empresa por uma questão de procedimentos técnicos e burocráticos que o segmento consegue resolver.

Isso varia desde o contato com a folha de pagamento, até questões que envolvem regime tributário e desconto dos impostos.

Para capacitar ainda mais esse setor é possível contratar uma consultoria fiscal e tributária para atualizar esses profissionais sobre o que há de mais recente neste mercado, assim como avaliar quais procedimentos podem melhorar a partir de uma melhora do conhecimento técnico.

Essas ações, que envolvem adquirir conhecimento, são importantes porque motivam as pessoas nessa busca pela melhora. Seja nesta área de contabilidade area fiscal, ou em outros segmentos, é importante que ocorra uma valorização profissional.

Algumas estratégias adicionais

Essa valorização pode se dar por meio da integração dos cursos que serão oferecidos, mas também por meio de valorização salarial para o funcionário.

Existem pessoas que estão há anos sem aumento e precisam de valorização. É importante que a empresa também ofereça outros benefícios, que podem variar desde plano de saúde e odontológico, vale-alimentação e refeição, seguro de vida, coparticipação nas atividades, dentre outras ações.

É possível entregar também materiais personalizados aos seus funcionários, como é o caso de mochilas sustentaveis, que sejam personalizadas com a identidade visual da empresa.

De modo geral, as mochilas podem passar por esse processo de personalização, mas também as agendas, canecas, bonés, camisetas de uniforme, dentre outros, podem ser personalizados.

Essa ação é personalizar as mochilas promocionais, reforça a identidade visual da marca, assim como o sentimento de pertencer àquele negócio.