Um dos requisitos para uma empresa funcionar é a contratação de funcionários, ou seja, de pessoal para trabalhar no local. Esses funcionários podem ser compreendidos como o público interno da empresa ou o primeiro público pelo qual uma empresa deve se importar.
Antigamente, quando não havia leis trabalhistas, as pessoas, inclusive crianças e idosos, trabalhavam mais de 16 horas por dia, em um regime abusivo e autoritário.
Com o passar dos anos e a consolidação das leis de trabalho, assim como com o desenvolvimento do marketing digital, as empresas começaram a perceber que um sistema autoritário e somente focado em metas, sem pensar na humanização, não funciona.
Não adianta ter metas e ter problemas de comunicação interna, e o funcionário não estar feliz ou se sentir representado com sua empresa.
Diante desse cenário, empresas que desejam se posicionar no mercado precisam desenvolver estratégias de endomarketing, ou seja, ações que visem humanizar o contato com o funcionário.
Isso vai depender de uma comunicação interna bem eficiente, não somente de cima para baixo, mas que dê voz aos funcionários, assim como em outras formas de valorização desse profissional.
Um funcionário que se sente valorizado realizará suas atividades de forma muito mais eficiente.
Além disso, essa deve ser uma preocupação constante das empresas, levando em conta setores que são importantes como o administrativo e até mesmo de uma consultoria contábil, mas não se esquecendo de valorizar quem está no dia a dia trabalhando por ela.
Neste artigo, separamos algumas dicas para as empresas que desejam captar e fidelizar não somente seus clientes, mas também seus funcionários.
O investimento na capacitação profissional do funcionário da empresa
As empresas começaram a compreender que antes de tudo, o funcionário é uma pessoa e merece atenção e cuidados.
Existem várias formas de se valorizar um funcionário, começando pela questão salarial que precisa ser justa dentro da formação e especialização da pessoa.
No entanto, oferecer e buscar por cursos profissionalizantes valores é fundamental nesse processo de valorização técnica do seu profissional.
Com o mercado cada vez mais competitivo é essencial que a capacitação profissional ocorra para agregar diferencial ao seu serviço.
Por isso, empresas que investem em cursos profissionalizantes para os seus funcionários estão agregando mais conhecimento técnico e terão como retorno um maior sentimento de pertencimento à empresa, assim como um serviço com um excelente desempenho.
Sendo assim, os resultados obtidos serão muito maiores e melhores, diante da capacitação de pessoas para as atividades. Esse curso pode variar a depender do tipo da empresa, assim como do ramo de atuação.
Por exemplo, pode ser um curso técnico gratuito, um curso de ensino superior, de pós-graduação e até mesmo cursos de extensão para pessoas que já possuem o nível superior.
O objetivo dos cursos é alcançar uma qualificação profissional de excelência e agregar conhecimentos técnicos para que os funcionários desempenhem suas atividades com mais modernidade e tecnologia.
Essa é uma via de mão dupla onde não somente a empresa ganha, mas os funcionários também.
Elementos adicionais e personalizados
Além da realização de cursos profissionalizantes para a capacitação, existem estratégias de comunicação visual que podem ser aplicadas para aumentar o sentimento de pertencimento em seu funcionário.
Algumas dessas estratégias envolvem a personalização de materiais, como:
- O uniforme;
- O uso de crachá com cordão personalizado;
- A caneca personalizada;
- Agendas;
- Canetas personalizadas;
- Bonés.
Esses materiais de apoio para o funcionário são importantes para desenvolver atividades do dia a dia, como é o caso da mala personalizada.
É fundamental que esses produtos sejam personalizados com o objetivo de garantir um reforço da identidade visual da empresa, assim como seu logotipo, missão, valores, criando uma boa imagem para a instituição.
É importante também que a empresa pense em ações sustentáveis, para garantir a responsabilidade ambiental, apostando, por exemplo, no uso de malas ecologicas, feitas com material que não afetem ao meio ambiente e que sejam renováveis.
As ações de responsabilidade ambiental que uma empresa desenvolve são importantes para reforçar uma boa imagem da empresa, assim como ensinar valores aos seus funcionários sobre o papel da instituição na sociedade.
Visando manter também o equilíbrio financeiro e ter o pagamento em dia dos funcionários, é importante que a empresa tenha um bom gerenciamento de empresas de contabilidade em SP, com o objetivo de verificar seus rendimentos, custos e manter a folha de pagamento em dia.