Há muitos anos atrás, ter fotografias profissionais era um privilégio somente de empresas realmente poderosas e com poder aquisitivo para investir milhões em marketing, essas empresas nunca economizaram nesse aspecto pois sempre souberam o resultado que a fotografia profissional trazia.
Hoje com o advento do Marketing digital e a facilidade de se encontrar um profissional buscando no Google, se tornou acessível para qualquer empresa investir em um fotógrafo profissional, e isso só trás benefícios.
As pessoas comem com os olhos
Já ouviu essa frase? Ou talvez “Uma imagem vale mais que mil palavras”, não existem frases mais verdadeiras. Uma boa foto chama muito mais atenção que um texto de duas páginas e isso é um fato, principalmente no Brasil onde a maior parte das pessoas não possuem o hábito de ler. Porquê você acha que tutoriais no Youtube são muito mais populares que tutoriais em blogs?
A cultura visual é dominante em nossa sociedade e em nosso DNA, já que nosso cérebro recebe informações de imagens com muito mais facilidade (O cérebro processa uma imagem 60 mil vezes mais rápido que um texto).
Inclusive, algumas pesquisas indicam que artigos que contenham imagens possuem 94% mais acessos, e que é possível aumentar os acessos para um artigo em 45% apenas adicionando uma única imagem.
Fotos profissionais geram credibilidade
Qual a primeira imagem que o cliente vai ter de você? Ao marcar uma reunião, você com certeza busca utilizar as melhores roupas, dar o seu melhor aperto de mão e causar uma ótima primeira impressão, mas e quando a primeira impressão é através de uma foto? (Como em pesquisas online).
Imagine que o cliente pesquisou sua empresa no Google e encontrou fotos suas de baixa qualidade, o que ele vai pensar? Será que essa empresa realmente é confiável?
Pesquisas indicam que uma fotografia profissional aumenta em 200% o nível de confiança.
Você entregaria um panfleto que foi manchado na impressão? Então não entregue fotos ruins.
Mostre seu valor
Você sabia que uma foto de má qualidade, causa no consumidor uma impressão de que o produto de sua empresa também é de má qualidade?
Percebe o impacto que uma simples imagem pode causar? Você pode tanto aumentar quanto destruir a reputação de sua empresa.
Além disso, é comprovado que imagens de má qualidade trazem uma percepção de que sua empresa é menos competente.
Cuidado com bancos de imagem
Imagine que situação constrangedora: Você decide comprar um apartamento e finalmente encontra no site de uma imobiliária local o imóvel dos seus sonhos, ao visitar descobre que é um lugar totalmente diferente, mas o que aconteceu? A imobiliária usou a foto de um imóvel aleatório de um banco de imagens, absurdo né? Imagine agora seu cliente passando por essa mesma situação (não importa qual seja seu produto).
Além disso, seu concorrente pode ter a ideia de comprar imagens no mesmo lugar que você e acabar utilizando as mesmas, já pensou que situação? Como você vai se destacar da concorrência desse jeito?
Por isso, muito cuidado ao utilizar imagens de bancos gratuitos, elas podem não representar o seu produto ou serviço de maneira adequada, como uma fotografia profissional e qualificada representaria.
As pessoas procuram experiências verdadeiras
A expressão de felicidade de um cliente quando faz uma foto no seu estabelecimento não se pode comparar a de um modelo comprado em um banco de imagens, as pessoas já estão espertas em identificar imagens fakes.
Eles querem ver a verdadeira experiência e a realidade, muitos clientes tendem a desistir de um negócio quando todas as imagens são apenas ilustrativas.
Por isso é de extrema importância mostrar a real experiência do seu serviço através de fotografias profissionais, não importa qual seja sua profissão ou sua empresa, você terá benefícios excelentes.
Conteúdo produzido por Douglas Atina, responsável pelo blog Arco e Flash Fotografia.