A cada dia que passa, a energia solar ganha mais força no Brasil e no mundo. Por conta disso, os fabricantes estão cada vez mais adaptados a essa nova tendência e criando novos produtos solares.
Como os investimentos em energia solar não param de crescer, produtos alimentados por ela estão surgindo de forma crescente no mercado.
Ao ler este texto, você conhecerá cinco produtos que utilizam energia solar. Confira!
Produtos solares que você pode ter na sua casa
O surgimento de produtos autossuficientes é consequência do avanço tecnológico. Com isso, vários produtos que usam energia solar se tornaram ferramentas domésticas.
A seguir, conheça alguns desses produtos:
1 – Carregador solar portátil para smartphone
Por ser compatível com vários dispositivos, é possível utilizar esse carregador em celulares, notebooks, tablets, entre outras coisas. Ademais, esse aparelho tem um painel solar para a recarga de seu banco de energia.
No entanto, quando a energia desse banco acaba, é necessário deixar o carregador perto de uma janela para reiniciá-lo. Esse dispositivo também possui uma entrada para o carregamento com eletricidade convencional.
2 – Forno que funciona com energia solar
Como a indústria da energia solar se desenvolveu muito, os fornos solares acompanharam essa evolução. Inclusive, alguns desses produtos se tornaram concorrentes dos fornos convencionais.
Obviamente, nem todo forno solar é igual. Por conta disso, é necessário analisar alguns critérios antes de comprar esse produto.
Primeiramente, o forno deve ter um refletor grande o suficiente para permitir a entrada de luz. Se não for assim, ele não conseguirá produzir calor.
Outro ponto importante é a vedação do forno, pois, se não estiver bem feita, o calor pode escapar e prejudicar o desempenho do produto.
As superfícies refletivas do forno solar devem ser limpas com frequência, pois isso maximiza a sua potência de aquecimento. Após cada uso, limpe as superfícies com um pano macio.
Cozinhar em um forno solar apresenta algumas vantagens. Primeiramente, esse forno preserva todos os nutrientes dos alimentos. Ademais, ele contribui para o meio ambiente, já que não gera emissões de CO2.
3 – Sensor de movimento com luzes solares
Esse produto traz muita segurança para a residência, pois consegue perceber qualquer movimento ao ar livre. Ou seja, sempre que alguém se movimenta, as luzes do sensor ligam automaticamente.
Por sua vez, quando o movimento já não é mais detectado, as luzes desligam de modo automático.
4 – Mochila com painel solar
O crescimento da energia solar também influenciou as mochilas. Nesse caso, elas têm painéis solares que permitem um pequeno armazenamento de energia. Com isso, torna-se possível carregar aparelhos celulares, por exemplo.
A energia armazenada por essas mochilas é muito pequena (7 watts) e seus painéis precisam de oito horas para serem carregados. No entanto, isso varia conforme a quantidade de luz solar.
Antes de comprar essa mochila, é preciso analisar alguns fatores. Questões como peso, capacidade e durabilidade não devem ser esquecidas.
Se você vai comprar pela internet, leia as opiniões de outras pessoas antes de tomar sua decisão. De preferência, escolha sites de confiança e que tenham as melhores marcas deste produto.
5 – Isqueiro solar
A energia solar também chegou aos isqueiros. Nesse caso, o sol age como um substituto do gás e permite que o isqueiro funcione.
Para concentrar os raios do sol com eficiência, alguns isqueiros solares possuem três espelhos parabólicos.
Com esses espelhos, é possível gerar uma ignição de três segundos em dias ensolarados. No dia em que não houver sol, basta inserir gás e utilizar esse isqueiro normalmente.
Compacto como qualquer isqueiro, é possível transportá-lo no bolso ou na mochila. Ao contrário dos isqueiros tradicionais, o isqueiro solar é a prova d’água, o que o torna ainda mais interessante.
Versatilidade e importância dos produtos com energia solar
Todos esses produtos mostram a versatilidade e a importância da energia solar. Com o crescimento desse setor, a tendência é que seus produtos ganhem cada vez mais destaque no mercado.
Para se ter uma ideia, só no Brasil, foram gerados 86 mil empregos nessa área no último ano.
Além do apoio a economia nacional, já que, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), esse setor receberá R$17,2 bilhões em 2021, a energia solar traz um grande benefício para o meio ambiente, pois seus produtos não emitem CO2.
Basicamente, a energia solar pode ser a chave para o sucesso financeiro e sustentável de uma nação, e a partir dela podem ser criados uma diversidade de produtos solares.