O reconhecimento de que uma plataforma de telemedicina pode se tornar uma excelente aliada às práticas médicas tem crescido pelos profissionais da saúde. Prova disso, é uma pesquisa publicada pela SciELO sobre a evolução da telemedicina em nosso país. A pesquisa alega que o mercado de sistemas médicos conseguem atender demandas cada vez maiores com sistemas personalizados.
E ainda indica que do ponto de vista social, a telemedicina tem o potencial de democratizar o acesso aos serviços de saúde, integrando regiões remotas com serviços de saúde localizados em centros de referência e hospitais no que se alude em prevenção, diagnóstico e tratamento. Diante desse quadro, é de se esperar que a busca por um software médico tenha aumentado nos últimos meses, principalmente quando o profissional da saúde deseja continuar um tratamento humanizado com o paciente mesmo que à distância.
Atualmente, existem muitos softwares médicos com plataforma de telemedicina no mercado, mas essa escolha deve ser feita com muito cuidado porque o que está em jogo são as informações dos médicos e dos pacientes. Por isso, é fundamental se atentar às dicas deste artigo na hora de escolher o software exemplar. Acompanhe agora.
Principais dicas para contratar um software médico com plataforma de telemedicina
Segundo o estudo realizado pela SciELO que mencionamos acima, a telemedicina tem a capacidade de trazer melhorias para diversos obstáculos que o setor da saúde encontra, o que pode ajudar os médicos e gestores de clínicas em suas práticas. Por exemplo, redução de custos, atendimento humanizado mesmo que à distância, pacientes com acesso ao atendimento médico mesmo residindo em áreas remotas, redução dos atrasos e entre outros possíveis benefícios.
Já deu para perceber os reais benefícios e vantagens que um software médico com plataforma de telemedicina pode trazer tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes. Mas se a única dúvida que resta agora é sobre qual é a melhor plataforma de telemedicina a se contratar, prossiga a leitura que esta questão vai ser desvendada agora!
A plataforma de telemedicina é na nuvem?
Se o desejo do médico é ter a possibilidade de acessar o sistema sem interrupções, de qualquer dispositivo e de qualquer lugar, esta é a primeira dica a se atentar na hora de escolher uma plataforma de telemedicina. Pois um sistema médico com telemedicina em nuvem proporciona esta praticidade com também o acesso seguro para os médicos que lidam com dados sensíveis diariamente.
Outro aspecto que deve ser considerado quanto ao armazenamento em nuvem é o tipo de servidor e se o sistema possui diferentes acessos para cada usuário, isto é, com login e senha únicos para cada um. O que garante o acesso a informações sigilosas apenas através de profissionais da saúde que têm este acesso. Além desses dois benefícios, o sistema médico com telemedicina elimina de vez fichas e prontuários de pacientes em papel, o que transforma espaços físicos que estavam aglomerados de documentos em locais produtivos, como por exemplo, uma sala de atendimento.
A equipe de suporte ao cliente é eficiente?
Esta é uma das principais dicas a se atentar na hora de escolher um sistema para clínicas com telemedicina. Até porque o que vale ter um excelente sistema em mãos se na hora de contar com a ajuda, ela lhe falta? Pode contar com uma equipe de atendimento engajada e eficiente é fundamental principalmente quando se trata de solucionar uma dúvida urgente sobre a maneira de usar o sistema.
A teleconsulta através de um sistema médico resumidamente funciona da seguinte maneira. O paciente confirma a chegada, o médico encaminha o link da sala virtual de atendimento ao paciente, há um termo de consentimento e em seguida começa o teleatendimento com o prontuário integrado. Agora imagina que, porventura, dá um erro neste link personalizado da sala?!
Até pode ser algo muito fácil de ser resolvido como o paciente não encontrar o link que foi enviado por e-mail ou whatsapp para o atendimento por videoconferência, mas pode ser que seja algo realmente complexo. E nessa hora, a equipe de atendimento ao cliente deve estar prontamente disponível para ajudar rapidamente a resolver estes tipos de imprevistos e garantir a melhor experiência para o cliente, profissional da saúde, e os pacientes.
Como a plataforma de telemedicina consegue garantir segurança nos dados?
A plataforma de telemedicina já consegue garantir segurança dos dados sensíveis dos pacientes se estiver integrada em um sistema médico na nuvem, mas existem outros pontos relacionados à segurança que devem ser levados em consideração. Por exemplo, quando o atendimento à distância for realizado, é essencial que a plataforma envie um termo de consentimento ao paciente. É um método que garante proteção judicial para a imagem profissional do médico ao mesmo tempo que proporciona total transparência ao paciente de como a teleconsulta será realizada.
Outro ponto que o profissional da saúde deve levar em consideração é se a plataforma de telemedicina está de acordo com todas as normas que regem a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e se conta com criptografia que é uma outra forma de assegurar que os dados sigilosos não sejam lidos por terceiros que não possuem autorização.
A plataforma de telemedicina é realmente confiável?
Como confiar em uma empresa com plataforma de telemedicina? Há alguns detalhes nos quais os médicos devem prestar atenção como a confiabilidade e tempo de mercado de uma empresa, são alguns exemplos. Para início de conversa, procure pelas redes sociais da empresa e canais como ReclameAqui para avaliar o nível de satisfação dos clientes.
Empresas renomadas também costumam ser reconhecidas pela mídia. Então é necessário que o médico veja se a plataforma de telemedicina foi citada em grandes canais de notícias como o Capterra, empresa líder em comparação de softwares pelo mundo ou Revista Medicina S/A. Isso é muito importante porque mostra que empresas preocupadas e que possuem uma missão clara no mercado estão sempre em busca de oferecer melhorias contínuas para o nicho que atende.
Como o Shosp se torna uma boa escolha para o médico que deseja uma plataforma de telemedicina
Depois de ler este artigo, se o profissional da saúde decidir que é a hora certa de conhecer os reais benefícios e vantagens que uma plataforma de telemedicina pode trazer, o Shosp pode ser a escolha certa. Em primeiro lugar porque possui o teleatendimento mais seguro do mercado, pois todos os logs, registros, das teleconsultas são salvos no prontuário. Outro aspecto relevante é o time de suporte, que conseguiu bater todas as metas a ponto de ganhar uma matéria própria para o time. Além de ser um sistema médico completo por ter funcionalidades como financeiro, faturamento TISS, controle de estoque, relacionamento com o paciente, whatsApp para confirmação de agendamentos e entre outros.
Conteúdo produzido por Fernanda Linhares, Jornalista e Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Marketing e Design Digital pela ESPM-rio e Analista de Marketing do Shosp, Software de gestão para clínicas e consultórios.