serviços

7 coisas que você não sabia sobre empresas terceirizadas

Com a aprovação do projeto de lei da terceirização pela Câmara dos Deputados, e fazer escala de trabalho, pois muito tem se falado sobre o tema e o impacto de empresas terceirizadas na vida dos brasileiros.

Ainda restam, no entanto, várias dúvidas com relação ao texto criado em 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Nesse artigo você vai entender mais sobre esta lei.

7 informações importantes sobre como ela impacta na sua vida

  • O que é a terceirização?
  • Como ela influencia no ambiente de trabalho?
  • O que ela proporciona à equipe de gestão?
  • Como ficam as funções especializadas da empresa?

1. Afinal, o que é a terceirização?

Imagine que você se torna responsável por cuidar de uma casa muito grande, mas você não pode mantê-la limpa.

Então, contrata um funcionário de limpeza. Nesse caso, você estaria fazendo Terceirização de limpeza.

No campo organizacional, terceirização é quando uma empresa contrata outra para que esta realize certas tarefas que, por sua vez, não serão responsabilidade de seus próprios funcionários.

Isso acontece muito em empresas que terceirizam, por exemplo, os serviços de secretaria e segurança.

Elas contratam outra empresa, que já pertence àquele ramo, para realizar esse trabalho.

2. O que a lei propõe?

Há uma diferenciação, dentro de uma empresa, entre as chamadas atividades-fim (aquelas nas quais a empresa é especializada) e as atividades-meio (funções periféricas que geralmente são terceirizadas).

Com a nova lei, as atividades-fim também poderão ser terceirizadas. Você poderá, portanto, montar um negócio e contratar Empresa de Limpeza para realizar as etapas relacionadas a essa função.

3. Possibilita maior foco no negócio

Como a empresa geralmente contrata outra para fazer um serviço no qual ela não é especializada ou para o qual ela não possui funcionários aptos.

Ao terceirizar a conservação, a portaria ou os recursos humanos, por exemplo, ela pode realmente focar em sua especialidade no mercado.

Assim, ela pode até aumentar sua produtividade interna, permitindo que sua equipe possa ter foco em atividades que contribuem diretamente para o destaque da empresa em sua função principal.

Além disso, a empresa se prepara para um crescimento e, consequentemente, a capacidade de poder realizar tanto as atividades-fim quanto as atividades-meio.

4. Afeta diretamente os funcionários da empresa que terceiriza algum setor

Para que uma atividade seja transferida ao cargo de empresas terceirizadas, os funcionários que já estão empregados nessa empresa contratante enfrentam uma taxa de desemprego, já que alguns terão que ser desligados.

Apesar do quadro ser reposto, essa situação pode recair no bem-estar organizacional, por isso é importante avaliar muito bem todo o processo e seu impacto no ambiente de trabalho da empresa.

5. A gestão corporativa tem menos esforço

Quando tarefas secundárias se revelam muito trabalhosas ou possuem uma complexidade que exige grande esforço da equipe de gestão, pode ser que trabalho e tempo estejam sendo desperdiçados.

Por isso, atividades como a de limpeza são mais procuradas e também mais seguras: há muitas Empresas Terceirizadas de Limpeza que podem repor sua necessidade mais facilmente.

No caso de você precisar de um especialista em fundição ou de um produtor de conteúdo específico, por exemplo, haverá mais dificuldade para você terceirizar o serviço.

6. Mais profissionais especializados

Contratar funcionários altamente qualificados, que exigem um investimento maior, com salários mais altos e mais custos trabalhistas, pode ser um processo que não valha a pena financeiramente.

No caso da manutenção do local, por exemplo, a empresa pode optar por procurar empresa de contabilidade para e-commerce.

A partir de um contrato fixo, isso garantirá a realização daquela função com a eficiência e a qualidade que ela exige.

7. Afasta a empresa de seus colaboradores

Como o processo de terceirização é feito para suprir demandas empresariais de forma mais desvinculada, isso acaba gerando distância entre a empresa e seus colaboradores contratados.

Notícias estão afirmando que o decreto está ampliando a terceirização de empresas.

Na relação trabalhista tradicional, existem benefícios diferenciados, possibilidade de treinamentos e capacitações específicas e até participação no lucro da empresa.

Sem isso, é possível que o empregado se sinta cada vez mais distanciado do empregador, o que pode afetar em seu desempenho.

Agora que você entendeu melhor como se dá o processo de terceirização, poderá refletir sobre implementá-lo ou não em sua empresa.

O mais importante é sempre lembrar que, assim como toda conduta empresarial, há impactos positivos e negativos para a gestão e também para os demais colaboradores.

Por isso procurar empresa terceirização é uma decisão que deve ser muito bem avaliada desde o começo.