Você deseja iniciar seu próprio negócio e não sabe como? Primeiro, surge a dúvida de que ramo escolher, talvez seja algo mais simples de decidir. Segundo, e não menos importante, é necessário grana para investir em negócios autônomos.
Eis a grande questão. Mas, calma, vamos por partes. Tentaremos auxiliar com alguns pontos, de ambos os assuntos, para pelo menos nortear sua busca. E, claro que uma decisão tem tudo a ver com a outra.
Primeiramente, deve-se pesquisar o tipo de negócio e, além de relacioná-lo com algo que gosta de fazer, verifique o que tem mais chances de sucesso.
Somente iniciando algo que se conclui o êxito ou não, certo? Sim, mas existem alguns nichos de mercado que podem ser mais lucrativos.
Top 5: Ideias lucrativas para ser um autônomo de sucesso
Elaboramos uma pequena lista para te ajudar a escolher que ramo seguir para iniciar seu próprio negócio. Acompanhe a seguir!
1 – E-commerces
Já sabemos que a internet sempre esteve em evidência, e isso não é de hoje. Ela é uma ferramenta extremamente utilizada, dentre outras coisas, no trabalho. Para tudo usamos a rede.
Pode-se dizer que ela tem vida própria e oferece uma gama de possibilidades. Dentre elas, existem os e-commerces ou lojas virtuais.
Para se ter uma ideia, o faturamento do e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 106 bilhões em 2020, segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm, fonte do próprio site). Isso é muito!
Ainda mais impulsionado por restrições de trabalhos presenciais (por conta da pandemia), o nicho do comércio virtual atende e abrange vários setores de compras online. Muito se pode comercializar pela internet.
Basta atender a todos os pré-requisitos de segurança, pagamento e transparência de produtos, entre outros.
2 – Marketing digital
Ainda dentro do nicho da internet, uma função – digamos que a mais recente no mercado – é o marketing digital.
Trata-se de um profissional que orienta a empresa contratante para conquistar e manter seus clientes, através de ferramentas e estratégias adequadas de marketing.
Muitas empresas de vários segmentos procuram esse tipo de serviço. Para se inteirar mais sobre o assunto e, além do autônomo tornar-se um profissional da área, existem cursos online e gratuitos de boas referências para se aperfeiçoar.
3 – Confeitaria temática
Caso o autônomo tenha alguma afinidade com a arte de fazer bolos, decorá-los, até ou confeitar doces, pode ser um viés para abrir seu negócio.
Existe uma grande demanda, por exemplo, nessa área de itens como “festa na caixa”, que trazem opções com docinhos, salgados e bolos dos mais variados preços, tamanhos e temas.
Para fazer de seu negócio algo diferente, ouse na decoração, crie uma rede social e fotografe cada produto. Será seu rico portfólio.
Para negócios físicos, vale a pena conferir como fazer uma boa planilha de controle de gastos para sua empresa.
4 – Personagens infantis
Existe uma tendência que se mistura com demanda (por conta da restrição social) de entrega de bolos para a criançada de seus personagens favoritos. Ou seja, uma pessoa vai caracterizada por uma figura infantil conhecida e faz a entrega surpresa para a criança.
Pedidos dessa natureza têm sido bem presentes nas redes sociais. O que o autônomo precisa é adquirir fantasias bem legais e bem próximas do verdadeiro personagem.
5 – Franquias
A área de franquias é bem ampla e pode atender às expectativas de muitos autônomos. Elas variam de nichos, bem como de preços.
Em tempos de pandemia, muitas delas ofertaram valores bem convidativos para terem destaque e agregam ainda mais seguidores. Vale a pena pesquisar.
Investimentos e empréstimos financeiros ao seu alcance
Para que tudo isso ocorra de fato, o que dissemos lá no início é viabilizar a parte financeira.
Partindo-se do pressuposto de que um bom negócio precisa de investimento, um empréstimo adequado pode fazer com que o autônomo se sinta mais seguro para iniciar sua própria empresa.
Como a situação de crise econômica do País não está das melhores, o antigo e novo, autônomos precisam desse incentivo para dar continuidade ou iniciar sua nova etapa de trabalho.
Muitos trabalhadores estão negativados ou possuem restrições em órgãos de proteção ao consumidor.
Para tanto, existem muitos bancos e empresas que oferecem empréstimos com os mais variados planos, parcelas, taxas de juros e benefícios, justamente pensando nos autônomos.
Caso já tenha conta em algum banco, pode procurar saber se existe a oferta de empréstimo para autônomo negativado, bem como pode escolher por outra opção.
Estude e reflita bem cada oferta para que utilize tudo a seu favor. Afinal de contas, você certamente será um autônomo de sucesso!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lccomunic, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.