Desenvolva o seu lado artístico com as nossa indicações!

Encontrar uma fonte de inspiração para o lado artístico em meio a tanta pressão e responsabilidades durante o dia a dia, é uma missão quase impossível.

No entanto, existem algumas alternativas capazes de desenvolver o lado artístico até daqueles que nunca imaginaram ter algum talento, além de ajudar a manter uma conexão maior com seu eu interior. Quer saber como? Acompanhe as nossas dicas a partir do próximo tópico!

 

Toque um instrumento, independente de qual seja

Tocar um instrumento musical proporciona muitos benefícios para a saúde da mente, tais como o aumento da capacidade de memorização, melhoria da coordenação motora e estimula as habilidades de interpretação e leitura textual.

A música está presente na vida do ser humano desde os primórdios da humanidade, quando se ouvia os cantos dos pássaros.

De acordo com uma frase do filósofo chinês, Confúcio, “a música produz um tipo de prazer que o ser humano não consegue viver sem.”

Ou seja, reproduzir a música por meio de um instrumento musical é uma das melhores formas de desenvolver o lado artístico.

Existem instrumentos musicais mais complexos de se aprender, como o piano, por exemplo, que exige mais tempo de aprendizagem e porque o preço é muito alto, dificultando a aquisição do mesmo.

Entretanto, o mais recomendado para iniciantes é o violão ou a guitarra, pois possuem preço acessível e a aprendizagem é mais tranquila.

Fazer a matricula na aula de violão pode ser a melhor maneira para iniciar no mundo artístico.

Confira algumas vantagens de aprender a tocar um instrumento musical:

  • Aumenta a concentração e o foco;
  • Melhora a capacidade para gerenciar o tempo;
  • Proporciona o conhecimento de novas culturas;
  • Diminui o estresse;
  • Melhora a comunicação social.

Outro instrumento musical muito parecido com o violão é o cavaquinho, que possui quase o mesmo processo de aprendizagem, só muda o tamanho e a quantidade de cordas. O violão possui 6 cordas e o cavaquinho, por sua vez, 4.

Geralmente, a aula de cavaquinho é voltada para quem gosta de samba ou pagode. Mas, qualquer pessoa pode se matricular para aprender a tocar. Os benefícios e vantagens artísticas são os mesmos, o que vai mudar é a preferência musical.

A dança movimenta o corpo e supre a alma

Algumas pessoas depois que tentam iniciar uma aula de violão ou qualquer outro instrumento acabam não tendo muito afinidade com a prática.

O motivo talvez seja a falta de tempo para aprender, dificuldade ao comprar ou porque não se deram bem mesmo.

Por isso, outra opção para desenvolver o lado artístico é a dança. Existem diversas modalidades, como a dança de salão, de rua ou clássica.

Aqui no Brasil, por exemplo, é muito comum encontrar escolas que contam com professores qualificados e que ensinam qualquer tipo de dança, como aula de forró, de hip-hop e até aula música pop.

  • Veja alguns benefícios da dança:
  • Aumenta a autoestima;
  • Queima as calorias;
  • Diminui os níveis de estresse;
  • Melhora a comunicação;
  • Melhora a flexibilidade.

No caso do forró, os movimentos são mais rápidos e ajuda a queimar ainda mais calorias durante a prática.

Ainda assim, para quem prefere algo ligado ao romantismo, existe também a aula de sertanejo, muito praticada nas escolas de dança brasileiras.

Quem canta os males espanta

O ditado acima é bem antigo e muito reproduzido no Brasil e, de fato, o canto é uma prática que traz paz, conhecimentos e benefícios para a saúde mental.

Uma pessoa quando está feliz, independente do motivo, tem o hábito de cantarolar. Isso porque, a música tem um poder lúdico sobre a nossa mentalidade, trazendo mais leveza e alegria.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, o canto está relacionado com a produção de endorfina, componente responsável pela sensação de prazer.

Ou seja, matricular-se em um curso de canto para iniciantes pode trazer benefícios não só para o tom da voz, como para o restante da saúde. Confira algumas das principais vantagens:

  • Controla a ansiedade;
  • Corrige a postura;
  • Diminui a sensação de timidez;
  • Controla a respiração;
  • Melhora a fala.

Além disso, iniciantes no canto aprendem diversas técnicas para trabalhar e extrair o melhor da voz. Talvez, essa seja uma das melhores maneiras para desenvolver o lado artístico.

Por onde começar

Se você não quer tocar nenhum instrumento, dançar ou cantar, o recomendado é iniciar a aula de música. Com isso, você vai aprender desde o conceito mais básico até os ensinamentos avançados.

Dessa maneira, você aprenderá sobre diferentes culturas, sons e tudo o que envolve a musicalidade. Portanto, se não sabe por onde começar, vá para a música.