A importância da identidade visual no marketing para advogados

A maneira como os advogados se mostram ao mundo jurídico tem grande importância. Por isso, estar atento à criação da identidade visual na vida profissional se tornou crucial.

Passar confiança aos seus clientes e parceiros de negócio através de uma boa imagem, é indispensável para todos os tipos de escritório, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. 

Assim, é preciso ter uma marca bem estruturada. Afinal, a identidade visual vai muito além da criação de um bom site.

Por esta razão, falaremos nesse artigo sobre como criar e aplicar da melhor forma a identidade visual para advogados.

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Definindo a Identidade visual

A identidade visual pode ser entendida como um modelo estético de determinada marca, formado por diferentes elementos de design, que podem ser ícones, cores e diferentes proporções.

A logomarca (ou logotipo) não deve ser confundida com a identidade visual. Estes itens têm características diferentes. 

Caso queira se aprofundar no assunto, poderá ler o artigo da Legalcloud que esclarece mais sobre estas distinções.

Basicamente, a identidade visual é gênero, no qual o logotipo está incluído como espécie.

Por que ter uma identidade visual completa?

O padrão visual definido por determinado profissional ou escritório deve ser aplicado não só para o logotipo, mas também no alinhamento de cores e formas pré-estipuladas para todos os documentos e plataformas.

Isso traduz segurança e confiabilidade aos clientes e parceiros, reiterando o diferencial daquela marca em todos os seus meios de divulgação.

Seja em um cartão de visitas, um papel timbrado ou uma assinatura de email, ou até mesmo em redes sociais como o LinkedIn ou Facebook, por exemplo, se a marca tiver uma boa identidade visual, sua credibilidade e potência serão, certamente, maiores. 

Nesse cenário, a identidade visual é um item importantíssimo do trabalho de marketing jurídico.

Consolidando uma boa marca para advogados

Primeiramente, uma boa marca deve deixar claro quais são os princípios da empresa, cooperando para torná-la forte em sua área de atuação.

O segundo ponto para o sucesso da marca é investir em bons profissionais que trabalhem alinhados aos ideais da empresa e que identifiquem o conceito a ser aplicado na criação da identidade visual.

Veja, a seguir, os procedimentos necessários para iniciar a criação de uma boa marca para você ou seu escritório.

1 – Valor da marca

Não basta só definir previamente as referências profissionais, deve-se saber também qual será o custo das escolhas. 

Por isso, o valor para a criação de qualquer marca é necessário para que o profissional ou a empresa saibam quais escolhas serão possíveis de se fazer ou não.

Isso tendo em vista os conceitos que o profissional deseja passar, além das preferências quanto a cores, estilos, desenhos e etc.

2 – Plano de marketing jurídico

O principal ponto, nesta parte, é saber quais estratégias aplicar, quais serão os instrumentos e como se pretende divulgar a marca para adquirir novos clientes.

Assim, ficará mais fácil delinear um objetivo e passar as informações necessárias para que os profissionais gerem a marca, de acordo com suas expectativas.

Ter um plano de marketing unificado é primordial.

3 – Profissionais de qualidade

Escolher bons profissionais é um grande diferencial em qualquer negócio, principalmente em um mercado em que costumam oferecer serviço de baixa qualidade, por baixo custo.

Não cometa o erro de escolher diversos fornecedores na hora de produzir a identidade visual do escritório ou advogado, e se basear somente no preço. 

O ideal é manter o equilíbrio entre esses dois fatores.

Se um fornecedor criar o logotipo, um segundo produzir o cartão de visita, com baixo custo, e um terceiro desenvolver o layout para o Facebook, haverá uma grande probabilidade da identidade visual do advogado se perder no meio do caminho e a marca perder confiança.

É importante manter a unidade da identidade visual, para demonstrar credibilidade ao cliente. 

4- Como usar sua identidade visual?

Quando sua identidade visual estiver pronta, é fundamental usá-la da maneira correta, seguindo o modelo visual estabelecido anteriormente para você.

Utilize na assinatura do email e aplique, também, nos documentos impressos do escritório.

Registre sua identidade visual também nas redes sociais, tais como Facebook, Instagram, LinkedIn e outros.

Seguindo esses passos, sua marca transmitirá confiabilidade para um possível cliente e suas chances de expansão do negócio serão muito maiores.

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Texto produzido pela Equipe da Legalcloud, a maior Calculadora de Prazos Processuais do Brasil