Os negócios são uma maneira dos indivíduos investirem na abertura de empresas para trabalhar com algo que gera lucros e possibilidades de crescimento.
Criar produtos e serviços que têm como objetivo facilitar a vida das pessoas é uma excelente escolha como objetivo e, dependendo do desempenho, é possível atingir patamares inimagináveis.
Com a globalização, as pessoas podem se comunicar, ter acesso a informações e usar mercadorias de várias partes do mundo, graças ao processo de exportação, que consiste na saída de bens do seu país de origem.
Esta etapa tem relação com a área de comércio exterior, que é responsável por organizar toda a papelada para que as mercadorias possam sair do país.
Documentação necessária para negócios exportação
A exportação de mercadorias só pode acontecer depois de toda a regularização da papelada e das etapas. O despacho aduaneiro é um procedimento fiscal onde o exportador desembaraça a carga/mercadoria para o exterior. Este método serve para saber se os produtos estão regularizados ou não.
A criação de uma declaração de exportação é importante para dar início ao despacho aduaneiro. Os órgãos responsáveis fornecem uma numeração automática, única, que é reiniciada a cada ano no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior). Esta documentação serve de base para a exportação.
O despacho aduaneiro consiste no processo de liberação da mercadoria que está na alfândega para dar entrada ou saída do país, após a verificação da documentação.
Este trabalho pode ser feito de forma simples e rápida por um despachante aduaneiro, profissional que possui um poder outorgado pelas empresas de exportação.
Este poder permite que o despachante possa representar companhia, defendendo os interesses perante os órgãos governamentais que realizam o controle aduaneiro:
- Aeroportos;
- Bancos;
- Receita Federal;
- Empresas de logística;
- Portos;
- Empresas certificadoras.
Estes são alguns dos órgãos que desenvolvem uma fiscalização aduaneira, método importante para garantir segurança à empresa e ao comprador das mercadorias.
Ao dar entrada do desembaraço, começa um processo de desembaraço aduaneiro que é registrado e demora no máximo 8 dias. Ao ser registrado, o processo passa por uma seleção de canal de parametrização, que tem horários pré-definidos nos aeroportos e portos.
Os canais de desembaraço são:
- Verde (mercadorias autorizadas);
- Amarelo (é realizado exame completo de importação);
- Vermelho (análise dos documentos de importação e exame físico das mercadorias);
- Cinza (avaliação do valor aduaneiro);
- Azul (possibilita uma rápida transferência ao canal verde).
As etapas do processo aduaneiro são: registro, definição dos parâmetros, despacho para a alfândega, avaliação criteriosa e apuração.
A importância de equipamentos eficientes
Com a tecnologia, os processos podem ser feitos eletronicamente, mas, quando se trata de importação e exportação, é muito importante ter toda a papelada em mãos para conseguir dar a entrada nos procedimentos para conseguir que as cargas cheguem ao seu destino. Investir na locação de impressoras sp para obter todos os papéis com rapidez.
O aluguel de impressora é uma alternativa para quem não deseja comprar esta máquina. Pesquisar informações sobre negócios e locadoras que tenham um excelente custo-benefício, opções de máquinas e uma assistência técnica em casos de problemas é fundamental para conseguir otimizar tempo. Existe a possibilidade de aluguel e de outsourcing de impressão.
Os benefícios da locação de impressoras são: economia de dinheiro e tempo, não necessita treinar funcionários para operar a máquina, facilidade para resolver problemas, impressora com alta tecnologia, evita gastos com manutenções e suprimentos, etc.
A relevância do despacho aduaneiro nos negócios
O despacho aduaneiro de exportação é um trâmite fiscal obrigatório para os processos de importação e exportação, onde as informações e mercadorias são analisadas para poder entrar ou sair do país. O principal objetivo do despacho é verificar o cálculo da tributação envolvida na transação.
No Brasil, as mercadorias que são negociadas com outros países precisam passar pelo processo de despacho antes de obter a autorização para enviar ou receber os produtos.
Nos casos de importação há três tipos de despacho (consumo, internação e admissão). Para a exportação existe o despacho via Siscomex, que concentra a maioria das cargas que são enviadas para outros países.
Deste modo, os procedimentos de documentação e análise para as exportações são muito importantes para garantir segurança durante a viagem, evitar problemas para a empresa, além de proteger a carga até o momento em que chega no seu destino.