Como me tornar MEI: O que você precisa saber?

Essa é uma questão que muitos empreendedores que buscam a prosperidade têm em mente para formalizar suas ideias e negócios: como me tornar MEI

Iniciar um negócio é um projeto que requer preparação e reflexão tanto em você quanto no próprio projeto. 

Encontrar uma boa ideia não é suficiente, você deve fazer as perguntas certas e elaborar um plano sólido. 

A configuração do seu negócio levará tempo e provavelmente exigirá um investimento pessoal e financeiro significativo. Sem mencionar que você terá que respeitar certas etapas antes da criação de empresas para iniciar calmamente sua atividade.

A seguir, todas as orientações para que você, que quer prosperar e começar sua formalização, possa obter o sucesso almejado!

 

O que é MEI?

Quando você já começou a perceber que o sucesso está batendo em sua porta, a gratidão e prosperidade se unem. Antes de qualquer coisa é importante prestar atenção em todas as informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI) para a tomada de decisão. 

Isto porque, ainda que seja um empreendimento de pequeno porte, é uma criação de negócio com obrigações e responsabilidade.

Microempreendedor Individual (MEI) é aquele que atua por conta própria e faz a legalização do seu negócio como um empresário, e pode ter enquadramento em uma ou demais atividades a partir do CNPJ e, ainda, contratar um único funcionário.

A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, fez a criação de condições especiais para que o trabalhador chamado de informal possa migrar para a formalização do seu negócio, sendo MEI. 

A lei promove o estabelecimento percentual de contribuição por mês para a Previdência Social e valores com direcionamento para o tributo municipal e de Estado. 

Por meio disso, o MEI pode acessar o auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros direitos.

 

Como me tornar MEI: passo a passo

Os trâmites para o Microempreendedor Individual são efetivados por meio do Portal do Empreendedor – MEI, no endereço eletrônico www.portaldoempreendedor.gov.br.

Para a realização do processo, é possível escolher um dos três jeitos: 

 

  • Por meio das orientações disponíveis no próprio Portal do Empreendedor; 
  • Comparecendo a uma unidade do Sebrae mais próxima;
  • Contar com os serviços de um contador.

1º passo

Quem está buscando prosperidade e a formalização do negócio, deve acessar ao Portal do Empreendedor, e clicar no ícone de “FORMALIZAÇÃO-INSCRIÇÃO”. 

Aqui, abrem-se as lacunas para que você insira seu CPF e data de nascimento.

Ao fazer a confirmação, aparecerá uma área para completar com seu Título de Eleitor ou Nº de Protocolo de Entrega do Imposto de Renda Pessoa Física. O último só é requisitado para quem já tenha declarado o imposto de renda antes.

Observe: o comprovante do endereço comercial deve pertencer em nome de quem está inscrito como MEI, porque há a necessidade de apresentar documentação probatória, ao passo que o requisito de licença e alvará esteja disponível.

 

2º passo

No mesmo Portal do Empreendedor, você deve acessar o ícone “Emitir Guia de Pagamento” (DAS). Deslize o mouse na alternativa e selecione o “Pagamento Mensal”. 

Depois, é só selecionar o ano de referência ao pagamento e, por conseguinte, o mês em que deseja realizar o processo. A alternativa “visualizar/imprimir” estará disponível. Clique e emita seu boleto.

Se quiser, pode pagar de mês a mês, conforme sua necessidade.

 

3º passo

Por conseguinte, é só promover o acesso ao endereço eletrônico da Receita Federal.

Faça a impressão do CNPJ na situação atual para a finalidade comprobatória, juntamente ao órgão arrecadador, no qual o MEI disponibilize registro como contribuinte, tanto na Prefeitura-Departamento de Arrecadação e Tributos, no Estado (Secretaria da Fazenda) ou em ambos.

 

4º passo

O Microempreendedor Individual tem dispensa de contabilidades e, por isso, não há escrituras em livros. 

Contudo, é preciso armazenar todas as notas fiscais de seus produtos, bem como a documentação de funcionário contratado e canhotos de emissões de NF.

É preciso fazer o anexo do relatório de suas notas fiscais de produtos e serviços, assim como aquelas que fará a emissão pelo suporte eletrônico de sua cidade específica.

 

Dicas finais

Formalizar o seu negócio e se tornar MEI pode gerar a prosperidade almejada para seu sucesso. Busque hábitos saudáveis para complementar seu dia a dia financeiro e profissional para conquistar seus objetivos com qualidade de vida!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Michael Kors Outlet, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.