Escolas

Escolas de música atendem diversas pessoas

A educação é parte fundamental da formação de qualquer cidadão, sendo então preciso oferecer mais oportunidades de ensino além do abecedário e das contas mais simples como somar, dividir, subtrair e multiplicar, ensinadas nas escolas.

Olhando por diferentes prismas, há diversas opções que podem ser apresentadas para estudantes, desde a participação em peças de teatro até a musicalização infantil dentro dos ambientes escolares.

O aperfeiçoamento pode ser feito em ambientes educacionais mais educados, voltados apenas para este tipo de aprendizado.

Dessa forma, muitos empreendedores têm investido em escolas voltadas para o ensino de instrumentos musicais, entre os mais variados possíveis, como instrumentos de sopro, de corda e de percussão, como:

  • Flauta;
  • Saxofone;
  • Violão;
  • Guitarra;
  • Baixo;
  • Bateria;
  • Piano.

Ao passar pela porta de vidro de correr para dentro de um centro educacional voltado à aprendizagem de música, os alunos percebem que estar dentro de um ambiente adequado é a melhor solução para se expressar por meio de um instrumento musical ou até mesmo pela própria voz.

Variedade de instrumentos nas escolas

A identificação com um instrumento musical pode se dar por diversos fatores. Uma pessoa pode gostar de cantar e aprender a trabalhar a própria voz.

Outros se identificam com os instrumentos de corda, que são variados e podem ser aplicados em diferentes ritmos e culturas.

Um exemplo é o violino, que pode ser empregado em música clássica, em conjunto com instrumentos de sopro e piano.

Uma orquestra sinfônica é formada por diversos músicos, com equipamentos musicais variados, que unidos formam um ritmo que pode ser aplicado em óperas, peças teatrais ou mesmo como apresentação musical, regida por um maestro.

Por isso, é importante uma pessoa saber com o que mais se identifica, independente, da faixa etária.

O aluno pode ser jovem ou adulto, uma aula de violão iniciante será igual para ambos, sendo preciso conhecer o instrumento, como seu braço, corpo e as cordas presentes por toda a extensão, aprender também sobre a necessidade de afinação e as notas musicais.

O conhecimento é válido sempre, aprender a tocar um instrumento musical tem diversas vantagens, como:

  • Melhora na capacidade de memorização;
  • Ajuda a coordenação motora;
  • Trabalha diferentes músculos;
  • Exercita o cérebro;
  • Alivia o estresse.

Independente do instrumento escolhido, entre os diferentes professores disponibilizados pelas escolas de música, com aulas de percussão ou piano, violão ou guitarra, a música faz parte do dia a dia e ajuda as pessoas a serem mais concentradas e habilidosas em diferentes áreas de atuação.

Sonorização melhorada com equipamentos

As músicas são diferentes entre si, por todos os ritmos e culturas diferentes ao redor do mundo. Mas, ela precisa ser ouvida em alto e bom som. Por isso, as escolas voltados para a arte e música precisam de ambientes apropriados, com equipamentos específicos para cada situação em que o aluno aprenderá.

Para uma aula de baixo ou guitarra, por exemplo, o uso de uma caixa de som amplificada é necessário, já que é preciso identificar a sonoridade que o instrumento proporciona com a ajuda deste tipo de equipamento.

Instrumentos de sopro, como flauta e saxofone e de teclado, como um piano, não precisam, necessariamente deste tipo de acessório. Mas, a vibração e harmonia musical dependem da acústica ambiental, com reverberação apropriada.

Serviços oferecidos para terceiros gera lucro

O investimento de um empreendedor em um centro de educação musical pode ser ampliado além das aulas voltadas para o aprendizado de alunos e seus instrumentos musicais.

Para pessoas que moram em apartamentos, por exemplo, em que não há disponibilidade de espaço ou possibilidade de realizar aulas de guitarra ou bateria sem incomodar a vizinhança, o aluguel de sala por hora é uma solução válida e muito proveitosa.

Neste ambiente é possível encontrar outros músicos, em que a parceria pode resultar em formação de duplas, trios ou até mesmo uma banda.

Além disso, estes espaços contam com parcerias de lojas especializadas, permitindo a compra de equipamentos com preço diferenciado, mais acessível ou pelo menos com desconto.

A sonoridade também é melhor aproveitada, já que as salas dedicadas para locação e treinamento possui características próprias, como isolamento acustico proporcionado por espumas nas paredes.

Entre outros benefícios, como:

  • Reflexões do som ambiente;
  • Envolvimento entre notas graves e agudas;
  • Qualidade do som por meio do timbre;
  • Acústica interna apropriada para instrumentos musicais.

Para amadores e profissionais, essa ambientação apropriada ajuda no treinamento e no aprendizado, fazendo o aluno perceber as dissonâncias e os acertos produzidos na leitura de uma partitura.