escola

Como abrir uma escola infantil de qualidade

A escola é um local obrigatório para as crianças e jovens, pois serve em toda sua formação educacional, assim como aprendizado e cultura. É na escola que temos os contatos com a leitura, escrita, história do Brasil, conhecimento corporal, conhecimentos para vestibular além de amigos que é possível levar para toda a vida.

Por isso, para quem tem ou administra uma escola, seja ela desde o maternal até o ensino fundamental, existe um grande desafio que envolve do administrativo ao ensino cultural.

Diante desse desafio, nesse artigo, falaremos sobre como administrar uma escola e ter sucesso com os pais e alunos, além de obter bons lucros.

Escolha a melhor equipe e divida os locais

Uma boa escola depende de uma boa equipe de profissionais. São eles que estarão no dia a dia com as crianças e por isso, precisam de formação adequada para saber lidar com os pequeninos.

Por exemplo, muitas escolas ao adotar uma linha pedagógica, conseguem se desdobrar em diferentes pontos da cidade, para conseguir dar mais atenção a um determinado tipo de público.

Por exemplo, no caso de um berçario Freguesia do Ó, que lida com bebês a partir de 6 meses até 2 anos, não é interessante que existam crianças maiores nesses locais. Além disso, o local precisa ser altamente seguro e higienizado, contando também com materiais interativos.

No caso da turma do jardim de infância, que geralmente, compreende crianças de 3 a 5 anos, é importante estar atento não somente ao ensino das letras, nome e cores, mas também equipar o local com equipamentos de proteção, evitando quedas.

Além disso, as cadeiras e mesas precisam ser seguras, a sala pode ser colorida para encantar ainda mais os pequenos e é recomendado que exista mais um profissional professor na sala (até porque nessa idade, muitas crianças ainda precisam de ajuda para ir ao banheiro).

A partir do seis anos é quando a criança pode ir para uma pré escola e alfabetização, ela já é maior, geralmente, já consegue ir ao banheiro sozinha e está apta para aprender a ler e escrever. Ou seja, são fases diferentes da vida da criança em que é preciso dedicar atenções diferenciadas.

Além disso, o seu negócio precisa conter:

  • Uma boa estrutura;
  • Laudos e certificações de órgãos como o Corpo de Bombeiros;
  • Excelente equipe profissional;
  • Gerenciamento dos gastos;
  • Capital de giro;
  • Bons instalações;
  • Linha pedagógica;
  • Uma boa equipe de divulgação e marketing.

Além disso, o empreendedor pode obter orientações com consultorias pedagógicas e sua equipe.

Equipe o local com bons materiais para escola

Sua escola precisa obter diferencial competitivo diante da concorrência. Por isso, quanto mais equipada for sua escola, maior visibilidade ela terá para os pais das crianças e jovens. A escola precisa conter bons materiais, tanto em suas instalações como na parte estrutural.

Além disso, a lista de material escolar precisa ser atualizada, com o objetivo de oferecer um bom ensino às crianças e ter certeza de que as mesmas estão utilizando os melhores materiais para o aprendizado.

É muito comum também que a escola opte por personalizar o uniforme escolar, inserindo seu logotipo, cores e marca, para que a identificação dos alunos fique ainda melhor.

Para isso, muitas escolas criam parcerias com lojas de roupas e uniformes escolares, assim como com casas de livros e que comercializam materiais escolares, como livros, caneta, caderno, lápis, borracha, dentre outros materiais necessários.

Invista em outras atividades

Além do ensino pela parte da manha ou tarde, a escola também pode oferecer outras atividades mais voltadas à cultura como aulas de música assim como exercícios físicos.

A música é um elemento muito importante para a formação da criança e do jovem, pois além de desenvolver seu raciocínio, melhora ações motoras além de melhorar sua concentração.

Uma opção bastante interessante é apostar no ensino de aula de piano infantil, em períodos pela manhã ou tarde, a depender da demanda dos pais.

Para o ensino das crianças é importante contar com um professor que conheça não somente a técnica do piano, mas que tenha a pedagogia para lidar com as crianças da melhor forma possível.

Além disso, é possível ensinar outros instrumentos musicais como flauta e violão. No caso dos esportes, os mais comuns vão desde o futebol, natação e vôlei.