Atualmente, as pessoas estão mais conscientes e preocupadas com a saúde pessoal, dessa forma ao mesmo tempo que há uma grande quantidade de estabelecimentos produzindo uma alimentação menos saudável, há uma outra linha de empreendimento crescente que oferece produtos e refeições mais saudáveis e balanceadas.
As lojas que atuam com a venda de grãos e produtos orgânicos vêm ganhando mais espaço e destaque, visto que os benefícios do consumo de seus alimentos são mais benéficos ao corpo humano.
Dessa forma, ao investir em um empreendimento de alimentos e produtos naturais é importante conhecer e saber como adquirir os produtos e montar o negócio.
O que é agricultura orgânica?
Conhecida também como agricultura biológica, a agricultura organica consiste em um sistema de produção que visa preservar a saúde do meio ambiente, a biodiversidade, ciclos e atividades biológicas do solo, bem como a saúde humana, pois a produção é realizada sem o uso de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos.
Aplicando os conhecimentos de ecologia a agricultura orgânica é um processo integrado a fauna e flora, pois ao utilizar insumos orgânicos e biológicos o processo privilegia o uso natural e eficientes dos recursos, mantendo a:
- Biodiversidade;
- Desenvolvimento econômico;
- Preservação ambiental;
- Qualidade de vida.
Relacionada também a agroecologia, ela prioriza uma produção mais sustentável, os princípios agroecológicos mas importante na agricultura orgânica são:
- Diversidade das culturas;
- Respeito a natureza;
- Independência dos sistemas de produção;
- Solo como organismo vivo.
Dessa maneira, apenas processo que envolvem processo naturais são utilizados para produção dos grãos e demais alimentos, como o esterco animal, a compostagem, o controle biológico de pragas e doenças e a adubação verde para um desenvolvimento mais sustentável e correto.
Há mais de um tipo de agricultura?
Além da orgânica, há outros tipos de agricultura que podem e são desenvolvidas em todo território nacional, sendo elas a extensiva, moderna e itinerante.
A extensiva é caracterizada pelo baixíssimo uso de máquinas, esse modelo é mais adotado por pessoas que vivem no espaços rurais e as produzem para consumo próprio.
A agricultura moderna, pode ser considerado o oposto da extensiva, utilizando máquinas e tecnologias elas aumentam e potencializam a produtividade e quase não usam a mão de obra humana em seus processos.
A itinerante é uma das mais agressivas e primitivas, visto que queima o solo para começar a plantar, ela leva ao esgotamento do mesmo e por isso precisa mudar de lugar, daí a palavra itinerante.
Comércio de grãos e produtos naturais
A loja de grãos ou loja de produtos naturais comercializa diversos produtos que são produzido por meio da agricultura orgânica ou moderna. Há alguns modelos de estabelecimentos que comercializam os próprios produtos, dessa forma é necessário investir em bom plantio de alimentos.
Um dos acessórios que não pode faltar em qualquer horta de comercialização e venda é um aspersor para irrigação de horta, distribuído ao longo da horta esse equipamento é responsável pela irrigação uniforme e completa de todos os pontos da horta.
Com o auxilio dos avanços tecnológicos é possível programar e automatizar esse processo, garantindo que as plantações recebam diariamente a quantidade correta de água.
Ainda quanto ao sistema de plantação para o comércio, há no sistema de irrigação as conexões polipropileno que são fixadas nos tubos. Por serem compostas por esse modelo de plástico, elas são resistentes as ações da água, duráveis quanto a exposição do tempo.
No entanto, mesmo possuindo uma plantação,nem todos os grãos e produtos são fáceis de serem plantados e comercializados.
Dessa forma, é comum também a compra de alguns deles, montando um sistema de negócio misto. Assim, um dos produtos comprados é a granola junto a distribuidora de granola.
As empresas especializadas na venda de um único artigo natural tende a ter um produto melhor e mais barato que em outros locais. Além disso, produzem em alta quantidade deixando o produto mais econômico também tanto nos processos produtivos como nos de venda.
Empreendendo com diversidade de produtos, um negócio de alimentos naturais precisa também priorizar uma alimentação saudável e um desenvolvimento mais ecológico.
Assim o negócio consegue manter uma imagem natural e fidelizar os clientes com um propósito de vida mais equilibrado e ecológico, promovendo mais qualidade de vida tanto ao cliente quanto ao meio ambiente, contribuindo também com a sociedade e seu desenvolvimento.