música

Aprenda como abrir uma escola de música

Muitas pessoas voltadas ao lado cultural desejam abrir uma escola de música. Outras, mais voltadas à pedagogia optam por abrir uma escola infantil, como uma escola de ensino fundamental particular ou que atenda desde cedo crianças do berçário e creche.

Seja qual for o tipo de escola, existem muitos desafios em sua abertura, já que lidar com crianças e jovens envolvem não somente a responsabilidade do cuidado com pessoas que são de menor, mas com o conteúdo e a formação dessas pessoas.

Partindo dos princípios legais e das estratégias de marketing e divulgação que devem ser adotadas por essas escolas para abrir, nesse artigo, vamos trazer dicas para quem deseja investir nesse negócio.

O que você tem saber para iniciar uma escola de música?

Muitos pais, além da escola, desejam incorporar um pouco mais de cultura aos seus filhos. Por isso, buscam por uma escola de música, para que eles aprendam um instrumento musical.

Aprender tocar um instrumento ajuda no desenvolvimento intelectual e motor das crianças, sendo fundamental para o seu crescimento social e cultural. Por isso, ter uma escola de música envolve muitas responsabilidades.

Antes de ser uma escola de música, isso é um negócio e por isso é fundamental ter estratégias bem traçadas e definidas para um plano de negócio que seja eficiente.

Para isso, o empreendedor precisa levar em consideração:

  • O total do investimento;
  • Documentação necessária e exigida pelos órgãos públicos;
  • O local que a escola funcionará;
  • Suas instalações;
  • Quem será o público-alvo;
  • Se existe valor para capital de giro;
  • Quem serão os funcionários;
  • Qual o valor de investimento em maquinário;
  • Como realizar uma estratégia de comunicação e marketing.

Esses pontos precisam ser pensados e definidos, já que a escola precisa obter um diferencial diante da concorrência. Conhecer a persona ou o público-alvo da empresa é fundamental para traçar as estratégias e definir os tipos de aula, como uma aula de instrumentos musicais de piano, bateria, violão ou teclado.

Para fazer um bom negócio, uma equipe de consultoria e especializada em negócios pode auxiliar nesse processo, que sempre traz tantas dúvidas. Mas, tendo um bom plano e gerenciamento, o seu investimento dará certo.

A escolha dos instrumentos?

Um dos aspectos importantes em uma escola de música é ter instrumentos musicais equipando o local. É importante definir também se as aulas serão individuais ou em grupo e quantas pessoas serão destinadas por turma.

É importante definir os ritmos musicais e instrumentos que serão ensinados na escola, pois isso auxilia na compra dos materiais com maior qualidade.

Existem várias lojas de instrumentos musicais que podem ser consultadas para realização de um orçamento, sempre optando por marcas que tenham qualidade e credibilidade no mercado da música.

Contar com bons profissionais faz toda a diferença nesse momento. Por exemplo, ter um excelente professor de teclado, que já seja conhecido pode atrair ainda mais os clientes interessados em apresentar sobre esse instrumento musical.

Além disso, é importante ter uma escola na semana sobre as aulas que serão ministradas. Por exemplo, a aula de piano que é muito procurada, será segunda a quarta-feira. Isso traz mais organização ao negócio.

E se for uma creche, berçário ou escola de ensino fundamental?

Outro elemento bastante interessante é sobre a abertura de uma creche berçario que, geralmente, atende crianças menores (de 06 meses a 2 anos) e depois indo para uma escola de maternal até o ensino fundamental menor (que pode ir dos 3 aos 10 anos).

Ter uma escola vai muito além do que equipar corretamente o local e prezar pela segurança. É importante definir uma linha pedagógica de ensino que tenha qualidade, contratar funcionários para monitorar as crianças além de contar com uma excelente equipe de professores.

Isso é importante para atrair a visibilidade dos pais até o seu negócio. É importante que a equipe seja formada em pedagogia e tenha especialização no cuidado e ensino das crianças.

Nessa fase, a criança aprende a ler e a escrever, aprende sobre as cores, faz desenhos, interage com os amiguinhos e começa uma nova participação no ensino.

Outro detalhe importante para uma escola infantil que deseja crescer e dar certo é fazer boas parcerias como com um fornecedor de mochilas escolares ou de materiais escolares, para que ambos se ajudem na divulgação.