O ramo de mercados é bastante lucrativo, entretanto, para que o sucesso seja atingido é preciso planejamento em diversas ações, principalmente na compra de equipamentos. Por isso, de modo a evitar riscos e garantir o funcionamento adequado é necessário saber quais são os itens e materiais que comporão sua loja, seja ela grande ou pequena.
Assim, desde uma cancela para estacionamento em um mercado grande até a etiqueta de um mini mercado, é importante lembrar que a procura pelo melhor custo-benefício é necessária para o desenvolvimento de um negócio eficiente e lucrativo.
Neste texto, iremos falar de alguns equipamentos essenciais dentro de um supermercado na sua área de vendas como também os equipamentos para montar um escritório para administrar tal negócio.
Os equipamentos funcionais para mercados
Os minimercados e mercados são lojas em que os consumidores compram sem acompanhamento de vendedor itens que são, geralmente, de necessidade básica.
Por isso, é importante que haja uma estrutura mínima para que os atendimentos, pagamentos e o registro da frente de caixa PDV sejam feitos. Confira alguns desses equipamentos que fazem parte dos equipamentos funcionais dos mercados nos tópicos a seguir:
1. Estrutura de checkout
Local em que ocorre a operação da compra. É composto por um monitor, caixa registradora e pode contar também com uma máquina de cartão.
É importante que os móveis dessa estrutura gere comodidade para o cliente e conforto para o operador do caixa.
2. Caixa registradora
Nos dias de hoje, a máquina registradora está atrelada à um sistema de automação comercial para supermercados, de modo que o acesso à ela se dá por operações pelo computador. Assim, o dinheiro fica protegido e organizado.
3. Máquinas de cartão
Hoje, cada dia mais presentes nas pequenas e grandes cidades, os supermercados e os minimercados precisam ter a máquina de cartão disponível para efetivação de compras no crédito e no débito débito. Afinal, é cada vez mais comum as pessoas optarem por essas formas de pagamento.
4. Impressora de nota fiscal (ou não fiscal) e emissores de CF-E
Cada nota fiscal ou cupom eletrônico varia conforme o município. Independentemente disso, a adesão ao cupom fiscal eletrônico (CF-e) tem crescido bastante por conta dos diversos benefícios trazidos.
Basicamente, esse cupom é gerado por um emissor de nota fiscal e uma impressora não fiscal.
5. Softwares
Cada dia mais presentes, o software para supermercados aliam tecnologia e precisão ao trabalho, otimizando a rotina.
Isso porque, eles auxiliam em diversas atividades, sendo importantes para:
- Controlar o estoque;
- Realizar a abertura e fechamento de caixa;
- Realizar orçamentos e vendas;
- Emitir ordens de serviço.
Estruturando o escritório do seu mercado
Em alguns casos, é possível que o empreendedor crie um escritório para administrar o negócio por conta da atividade contábil.
Nesse contexto, existem elementos importantes para montar o escritório como as mesas e estantes que permitem a organização do local e os computadores e softwares para gerir as compras, vendas, além da realização do controle de estoque vendas pedidos pdv caixa.
Equipamentos essenciais para a área de venda de mercados
São equipamentos essenciais para o supermercado, afinal, consiste na maior parte do espaço da loja e é o local em que os clientes passarão a maior parte do tempo, escolhendo produtos e realizando a pesquisa de preços por meio das etiquetas. Assim, formar uma área de vendas adequada é essencial para um mercado mais eficiente.
Os itens que não podem faltar em uma área de vendas de um supermercado são:
1. Gôndolas
São peças de encaixe que ajudam a expor produtos que não precisam de refrigeração. Há muito tipos de gôndolas disponíveis no mercado, o modelo escolhido irá variar de acordo com o design da loja e as demandas do local.
2. Expositores
São equipamentos para expor produtos que precisam de refrigeração, como carnes, laticínios e alguns tipos de frutas.
Esses expositores são importantes para manter a temperatura baixa dos itens que apresentam essa necessidade para não estragar. Além disso, o ideal é que essa ferramenta fique em lugares com baixa ou nenhuma incidência de luz solar para garantir sua qualidade e evitar gastos desnecessários com energia.
3. Carrinhos e cestas
É ideal para que os consumidores consigam fazer as compras com mais conforto. Possuem diversos tamanhos e tipos, sendo que a escolha do modelo e da quantidade dependerá do perfil de consumo da sua loja.
4. Etiquetas
As etiquetas são utilizadas para identificação do preço e das especificações dos produtos. Há muitos tipos de etiquetas, tanto aquelas que ficam nas gôndolas como as etiquetas que são colocadas nos produtos por meio de uma rotuladora automática.
Esse item garante que os consumidores saibam os produtos que estão comprando, assim como os materiais usados em sua produção, o que evita casos de alergia – por exemplo.
Vimos que os mercados possuem diversos elementos que são essenciais para o seu funcionamento e que sem eles o atendimento de qualidade é prejudicado. Por isso, investir nesses equipamentos é muito importante para garantir o sucesso do seu negócio.