Você tem uma loja, é um empreendedor individual e seu sonho é triplicar suas vendas? Sabia que algumas estratégias simples podem ajudar nesse momento e garantir o sucesso da sua loja?
Formas de organização e gerenciamento correto são assuntos que fazem toda a diferença quando o foco é aumentar os lucros. Para te ajudar com essa dificuldade, separamos algumas dicas que podem auxiliar muito nesse momento. Continue lendo para conferir!
1. Gerenciamento do pessoal interno
Pode parecer algo estranho ou até mesmo desnecessário, mas uma gestão correta de colaboradores pode mudar completamente a forma de vender de uma loja.
Para que o time todo esteja fiel à ideia e cada vez mais produtivo, algumas formas de gerir são essenciais. Porém, antes de tudo, é preciso saber o que é gestão de vendas.
Ela é formada por ações que culminam em sistematização e controle de informações. De maneira geral, ela é dividida em quatro passos:
- Planejamento;
- Estratégias;
- Processos;
- Execução de tarefas.
Isso tudo é feito por meio da instauração de confiança e segurança nos próprios colaboradores. Assim, será possível escolher uma liderança entre eles para tratar dos assuntos de maneira mais direta e prática.
Organizar as metas, conversar sobre atitudes e manter um ambiente agradável também ajuda muito nesse quesito.
Contratar empresas de conciliação de cartões pode ser uma ótima escolha para diminuir o trabalho dos vendedores e fazer com que eles estejam mais focados no que realmente importa: vender.
Além disso, outra forma de fazer com que o ambiente seja agradável e a produtividade aumente, é influenciar os colaboradores a terem relações agradáveis e amigáveis uns com os outros. Feedbacks periódicos podem ajudar muito nesse sentido.
2. Consultoria de marketing
Contratar uma consultoria de marketing também é fundamental para melhorar a caminhada da loja. Isso, porque esses profissionais estão preparados para pensar em estratégias que chamem atenção do seu público-alvo de maneira a aumentar a vendas e ainda melhorar a imagem da marca.
Essa consultoria vai auxiliar, também, na forma como tratar os clientes até mesmo nas redes sociais (no caso do marketing digital).
Qualquer empresa ou loja que queira crescer precisa investir em estratégias de marketing, seja no ponto de venda ou no mundo online. Hoje em dia, essa é uma regra para evoluir cada vez mais.
3. Organização para montar a loja
A organização da loja também é um ponto que chama muito a atenção dos clientes. Isso, porque uma loja desorganizada e bagunçada passa a impressão de um local desleixado e que não dá valor nem aos produtos e nem a quem compra.
A limpeza do ambiente também entra nesse assunto. Limpar a prateleira de aço para loja frequentemente também proporciona uma boa imagem.
Outra dica para organizar melhor o ambiente é optar pelo checkout mercado, que é, basicamente, aquela esteira de passar as compras no momento do pagamento.
Isso ajuda muito, inclusive, os próprios colaboradores, que conseguem se organizar melhor para o trabalho e ainda atender com mais qualidade.
Há todo tipo de sistema para loja de roupas que facilitam o dia a dia, tanto do colaborador quanto do cliente. Basta realizar uma boa pesquisa e analisar os prós e contras, sempre lembrando que o ideal é a praticidade.
4. Vitrine chamativa
Por fim, a última dica é construir uma vitrine chamativa e inteligente. Mas cuidado, uma vitrine chamativa não quer dizer uma vitrine poluída visualmente. É preciso planejar com atenção o que será colocado no local.
Para conseguir chegar a esse objetivo, é possível contratar profissionais especializados em vitrines. Dentro do marketing, há uma área que estuda somente esse setor. A vitrine, portanto, é algo que precisa ser planejado e investido.
De acordo com pesquisas, nossa decisão de compra é definida principalmente por causa da visão. Assim, organizar tanto a loja quanto a vitrine para mostrar aos clientes o que se quer vender, é essencial.
Além disso, é preciso mostrar ao cliente o que ele quer ver. Fazer pesquisas antecipadas pode ajudar nesse momento.
A função da vitrine é atrair o cliente para dentro da loja. Ou seja, é preciso que nela estejam expostos produtos que chamem a atenção. Utilizar a vitrine para promoções também é fundamental.
Para finalizar, seguir alguns passos para melhorar as vendas e aumentar os clientes pode ajudar muito no sucesso de uma loja. Mas lembre-se de que planejamento e praticidade são fundamentais para uma loja de sucesso.