5 processos logísticos importantes em centros de distribuição

Coordenar as equipes, manter todas as mercadorias devidamente organizadas no barracão industrial e garantir que o transporte será feito adequadamente são algumas das funções que um gerente de logística precisa realizar todos os dias.

O sucesso dos processos logísticos é um grande desafio que depende da adoção das estratégias certas para garantir mais eficiência.

Atualmente, com um mercado tão competitivo, a logística aplicada nos centros de distribuição precisa ser mais ágil e econômica para ser capaz de representar um diferencial para as empresas.

Desafios na gestão de galpões de centros de distribuição

Contar com um condomínio de galpões como centro de distribuição representa uma grande vantagem para empreendimentos com diversos tipos de mercadorias. Entretanto, entre os desafios para garantir um bom funcionamento nesses ambientes, é preciso destacar:

  • Recrutamento de bons profissionais para compor as equipes de trabalho;
  • Combate à grande rotatividade de mão de obra;
  • Burocracia  envolvendo as questões legais relacionadas à logística;
  • Pressão por produtividade e agilidade nos processos logísticos.

Portanto, é preciso que os gestores atuem com uma postura precisa e estratégica, a fim de alcançar todo o potencial que a equipe e o mercado têm a oferecer.

É fundamental ter atenção, bom senso e conhecimentos na área para gerir adequadamente os recursos no galpão, sejam eles humanos, financeiros, materiais ou “naturais”, como o tempo.

5 processos de logística aplicados em centros de distribuição

No dia a dia, a gestão de centros de distribuição depende quase que totalmente da atenção aos processos logísticos, que quando realizados com eficiência, podem representar uma estratégia competitiva eficaz.

1. Recebimento de mercadorias

O recebimento de novos produtos no centro de distribuição é fundamental e envolve muito mais do que acomodar as mercadorias corretamente no estrado plástico modular ou pallet.

Atualmente, é bastante comum o uso de softwares para a conferência de qualidade e quantidade da carga, que também tornam o processo de emissão de nota fiscal bem mais simples e fácil. Para isso, utilizam-se leitores de códigos de barras e outros dispositivos coletores de dados.

2. Movimentação de cargas

Dentro de um galpão para alugar ou de um centro de distribuição próprio, um dos processos que exige mais cuidado é a movimentação das mercadorias, que muitas vezes é a causa das perdas de carga, principalmente devido ao manuseio inadequado dos pacotes.

Para um processo logístico de qualidade, é fundamental contar com equipamentos desenvolvidos para a movimentação de cargas, como é o caso das empilhadeiras e paleteiras.

Elas tornam os processos mais rápidos e seguros, ajudando a garantir a integridade das cargas e a segurança dos funcionários nos centros de distribuição.

3. Armazenagem dos produtos

É fundamental que o galpão de armazenagem dos produtos conte com uma cobertura, para a proteção das mercadorias.

Além disso, o processo de armazenagem também deve ser feito de maneira organizada, com base em critérios bem definidos, evitando problemas com a localização de produtos.

Geralmente, é feita a separação e organização das cargas por categorias, ou até mesmo seguindo a ordem alfabética, no caso dos grandes estoques.

Já os centros de distribuição devem separar as mercadorias segundo as rotas e prazos de entregas. A organização ajuda a evitar o desperdício e facilita o cumprimento dos prazos de entrega.

4. Picking

O picking ou order piking são expressões em inglês usadas para o processo de separação e preparação de pedidos para a realização de entregas. De uma maneira geral, as mercadorias são recolhidas e separadas para o envio aos clientes da empresa.

Apesar de demandar um pouco mais de investimento, trata-se de uma técnica que tem se popularizado nos centros de distribuição de empresas varejistas, por exemplo.

Atualmente, elas utilizam sistemas de voz para instruir os colaboradores na separação das mercadorias, informando a localização no galpão e a quantidade a ser separada. isso torna o processo muito mais rápido e fácil para o funcionário.

5. Expedição

A expedição é um dos processos mais relevantes nos centros de distribuição e logística, porque está relacionada à conferência do carregamento a ser organizado nos veículos de transporte.

Também envolve a validação dos pedidos, separação e expedição da documentação necessária para que a transportadora possa fazer a entrega devidamente.

Além de ser rápido, é fundamental que o processo seja executado com o máximo de atenção, porque qualquer falha pode ser extremamente prejudicial para a reputação da empresa. Portanto, a automação é uma opção para garantir mais segurança e facilitar a conferência de dados.

As atividades dos centros de distribuição são extremamente importantes para negócios de diversos segmentos, e precisam ser realizadas com uma boa gerência de logística.