A alimentação sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, sendo uma necessidade básica à sobrevivência do homem. Isso porque, é por meio da alimentação que o corpo consegue ter energia para pensar, falar, andar e produzir os recursos necessários para o seu bom funcionamento.
Por ser essencial a vida, é um direito básico e universal, ou seja, todos precisam ter acesso a uma alimentação de qualidade.
Além disso, o ato de comer também proporciona a criação de memórias e momentos inesquecíveis. Por meio do alimento é possível se conectar e proporcionar alegria e amor. Sendo, às vezes, uma forma de encantar e reunir amigos e parentes para um momento fraterno e feliz.
Assim, o hábito de se alimentar na companhia de outras pessoas e ter novas experiências, fez com que as pessoas passassem a frequentar bares e restaurantes para se alimentar e dividir esse momento com outras pessoas. Ou seja, comer também se tornou um ato de se socializar.
Nesses locais, como a criação de refeições é constante, eles precisam ter equipamentos e uma estrutura que comporte essa produção em grande escala, também conhecida como industrial.
Assim, é necessário que esses locais tenham cozinhas industriais para conseguir realizar toda essa produção.
Construindo a cozinha para oferecer boa alimentação
A cozinha, de forma geral, precisa ser um ambiente limpo, organizado e funcional. Do mesmo modo ocorre com as cozinhas de bares e restaurantes.
Partindo da funcionalidade, os equipamentos e acessórios são os meios de trabalho e, portanto, essenciais a esse ambiente.
Há alguns elementos que são vitais, um deles é o fogão industrial, por meio do qual será viável realizar o cozimento do alimento, conferindo texturas, formas e sabores únicos à ele.
A diferencia desse fogão para os que são utilizados em todos os lares é sua potência e a capacidade de produzir.
Com mais bocas para inserção de panelas e um fogo mais potente para cozinhar em maiores quantidade ele é mais prático e ágil.
Assim, é necessário que o profissional que irá manusear os alimentos neste equipamento tenha também o domínio do fogo, do tempo e seja organizado para conseguir administrar todos os alimentos e suas peculiaridades.
Completando o time, temos o forno industrial que apresenta algumas versões e modelos no mercado, desde os mais convencionais ao forno combinado industrial preço, que tem como principal diferencial a possibilidade de realizar diversos tipos de cocção simultaneamente.
Desse modo, são equipamentos práticos, intuitivos, versáteis e econômicos.
Além de aquecer os alimentos, às vezes é preciso resfriá-los e, dentro de uma cozinha industrial, o tempo faz toda diferença.
Nesse sentido, cabe ressaltar que a geladeira nem sempre tem a potência necessária para realizar esse processo sem influenciar no sabor, qualidade, textura e aparência. A fim de solucionar esse problema, a indústria alimentícia investe no túnel de congelamento.
Isso porque esse é um equipamento utilizado para congelar alimentos de forma rápida, porém conservando as suas características, valores nutricionais e sabores.
Além disso é um equipamento econômico e pode ser aplicado em diferentes áreas, desde a cozinha industrial até as fábricas que produzem alimentos congelados.
Estruturas de apoio
Alguns equipamentos servem para realizar o cozimento dos alimentos e outros para dar suporte a produção e armazenagem de produtos e demais acessórios, como é o caso dos refrigeradores e bancadas para armazenamento ou mesmo corte dos itens.
Algo muito importante e que contribui para a organização do ambiente é a pia inox, recurso utilizado para limpeza tanto dos alimentos quanto dos acessórios que são utilizados na cozinha como pratos, talheres, panelas, frutas, verduras e afins.
Nesse cenário, elas precisam ser:
- Resistentes;
- Grandes;
- Fáceis de limpar;
- Funcionais.
Adquirir o produto com essas qualidades e benefícios permite criar um ambiente moderno, limpo e eficiente.
Continuando na linha de acessórios e equipamentos que complementam a organização do espaço dentro da cozinha, temos a prateleira de aço.
Tal item pode ser instalado em diversos locais dentro da cozinha e por serem feitas de aço são resistente e duráveis.
Além disso, comportam muito peso e não ocupam muitos espaço, sendo uma alternativa para gerar um aproveitamento maior do ambiente.
Já o piso, por ser um local em que as pessoas ficam em movimentação constante com panelas quentes e acessórios cortantes, ele precisa ser seguro para não ser uma fonte de acidentes e danos aos colaboradores.
Por esse motivo, muitas cozinhas optam pela inserção do estrado plástico modular que serve para deixar o chão menos derrapante e, consequentemente mais seguro para todos que circulam neste ambiente na hora de produzir a alimentação.
Aliando segurança e praticidade
Com os equipamentos e materiais escolhidos, é preciso pensar na montagem do ambiente e distribuição dos equipamentos. Afinal, isso determinará a fluidez das atividades e a segurança de todos os processos.
Basicamente, considerar o posicionamento da pia, bancada de pedidos prontos, forno de preparo e até mesmo onde estará a dispensa é que torna a dinâmica na cozinha mais segura e ágil.
Afinal, se a parte de frituras ficar muito próxima a porta de acesso a cozinha, escorregões podem ocorrer.
Deste modo, é preciso desenvolver um projeto junto a profissionais da área para pensar em uma estrutura que tenha um bom espaço de circulação para os profissionais e que também considere quais objetos devem ficar mais próximos para facilitar a limpeza e agilizar o preparo dos pedidos, reduzindo riscos diversos.