Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Os motivos são inúmeros, mas os principais são a liberdade e a autonomia em poder trabalhar por conta, sem precisar responder para chefes e supervisores.
Além disso, alguns indivíduos são motivados pelo desejo de trabalhar, ainda mais em épocas de crise e instabilidade econômica. Sendo assim, abrir uma empresa parece ser algo viável, pois é uma forma de não ficar parado e, ainda, ter uma renda.
No Brasil, o mercado de vestuário é promissor para quem deseja abrir o próprio negócio. Segundo dados da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), no ano de 2018, as manufaturas têxteis conseguiram movimentar cerca de 164,7 bilhões de reais. O cenário é promissor para quem quer investir em lojas de roupas e consultoria de moda.
Além disso, existem diversas oportunidades no mundo na moda: revenda de roupas, produção própria, assessoria de moda, vendas online e muitas outras.
Fora isso, também há a vantagem do pouco investimento inicial, comparado a outros segmentos de mercado e a possibilidade de trabalhar em horários flexíveis, sendo possível conciliar a vida pessoal com a profissional.
Como abrir uma loja de roupas: planejamento e organização
Antes de iniciar o negócio, é preciso ter planejamento. Coloque tudo no papel, incluindo o investimento inicial, as informações sobre o negócio e o que é preciso para abrir uma loja de roupas.
Nessa etapa, também é essencial ter registrado o controle financeiro, com previsões de gastos, lucratividade e rentabilidade. Essas informações serão cruciais para aumentar as chances de sucesso da empresa e evitar riscos.
Além do planejamento financeiro, é importante esboçar também um plano de marketing. Afinal, as estratégias de divulgação são as principais responsáveis por atrair a atenção dos potenciais clientes.
Nessa etapa, inclua como será e a criação da identidade visual da loja. Assim, é possível saber como investir em equipamentos que combinem com a decoração.
No caso específico de vestuário, é preciso atenção quanto à arara de roupas e outros artigos para expor as peças.
Sendo assim, se achar necessário, entre com ajuda profissional. Especialistas em marketing e publicidade podem ajudar muito na hora de montar o visual do empreendimento e a planejar estratégias para aumentar a visibilidade.
Depois disso, é importante:
- Fazer uma análise da concorrência;
- Observar o público da região;
- Colocar os diferenciais da empresa;
- Escolher o ponto comercial mais atrativo.
Ainda na questão de compra de acessórios, as lojas de roupas precisam ficar atentas ao manequim expositor, pois esse será o principal artigo de divulgação.
Por meio dos manequins e outras ferramentas de exposição, é possível evidenciar as peças de roupa mais desejadas, por esse motivo, ele precisa chamar atenção do público.
Caso a loja trabalhe com outros artigos, além do vestuário, como produtos de cama, mesa e banho, incluindo o cobertor microfibra solteiro, é preciso deixar isso claro no planejamento, pois todas as informações referentes ao produto e aos objetivos da loja devem constar no plano de negócios.
O que não pode faltar em um novo negócio: especificações de cada região
Dependendo de onde a empresa será aberta, é preciso verificar algumas especificidades, pois cada Estado do Brasil tem uma regulamentação quanto ao mercado.
Por exemplo, o módulo fiscal eletrônico Ceará, ou simplesmente MFE, é um novo hardware que será usado para substituir o ECF no estado do Ceará.
Ou seja, o equipamento é responsável pela emissão do Cupom Fiscal Eletrônico, em conformidade com o decreto 31.922/16 e pelas Instruções Normativas 10/17, 12/17 e 13/17.
Vale ressaltar que o MFE é semelhante ao SAT Fiscal, porém conta com alguns requisitos adicionais exigidos pelo SEFAZ do Ceará, tais como bateria, GPS, GPRS(Chip de celular) e o acelerômetro opcional (Sensor de queda/impacto). O MFE é obrigatório para lojas verejistas farmacêuticas e comércio de medicamentos veterinários.
Além do MFE, as lojas e comércios também devem ter atenção quanto às operações logísticas. Recomenda-se investir em uma caixa de transporte personalizada, visto que é mais fácil identificar a embalagem do comércio.
Além disso, as caixas com a logomarca da empresa e com a identidade visual do empreendimento também funcionam como um importante acessório de divulgação, sendo responsável por criar um relação entre o público que vê a caixa e a empresa.