Características que atraem o cliente

O comércio é uma área que precisa de talento das pessoas. É preciso conhecer os produtos que estão sendo oferecidos, as características mais marcantes, as vantagens de se adquirir tal produto e entender a necessidade do cliente, para que ele possa comprar sem culpa.

Para que tudo ocorra de forma harmoniosa, é preciso que o ambiente esteja de acordo com o produto à venda, para que possa cativar o cliente desde o primeiro momento.

Cativar o cliente é essencial

Atualmente, as lojas oferecem verdadeiras experiências de compra para os clientes, deixando à disposição desde água e café, até encontros temáticos, em que determinados produtos são oferecidos com exclusividade, em um período específico.

Isto é oferecido por profissionais que trabalham em atelier de moda, com roupas diferenciadas, exclusivas, que vendem não apenas o produto, mas todo o conceito de uma marca.

Para cativar este tipo de cliente, é preciso oferecer qualidade, com a garantia de que aquela exclusividade tem um preço e que todos aqueles clientes que a adquirirem terão um produto único, tornando até mesmo pessoal.

Este tipo de oferta não está longe dos grandes magazines, que buscam referências de conceito nos mais diferentes lugares, aproveitando o mundo globalizado de todas as formas.

Por isso, as lojas de roupas procuram atender os mais variados segmentos, buscando a moda nos cinco continentes, com matéria-prima diferenciada, dando classe e estilo para todos os gostos.

Esta oferta pode ser encontrada nos grandes centros comerciais e os clientes podem escolher os mais diferentes modelos de roupas, mas também de calçados, que fazem sucesso entre aqueles que fortalecem sua marca por meio da exclusividade.

O ambiente certo também influencia na compra

Percebendo que o que vale não é apenas fazer a compra, mas toda a experiência que está envolvida nesta ação, os comerciantes perceberam que precisam cativar o cliente não apenas com seu produto, mas com toda a ambientação.

Neste contexto, a instalação de um aparelho difusor de ambiente pode ser um grande diferencial nestes casos.

As características olfativas podem remeter à memória afetiva dos clientes, fazendo-o se lembrar de momentos e situações confortáveis, reforçando até mesmo a necessidade de compra.

Os produtos oferecidos em um ambiente controlado, com música adequada para o local, pode ajudar nas vendas de tal forma, que o cliente nem percebe que foi induzido, de forma positiva, a adquirir tal produto.

Neste quesito, o aromatizador de ambiente ajuda muito, pois deixa um odor agradável, fazendo com que o cliente possa atrelar os cheiros característicos de uma loja a um produto de qualidade que ele tenha comprado.

É importante destacar que cada ambiente deve estar atrelado a um tipo de aroma, pois cada comércio deve ter características diferenciadas. As lojas devem buscar profissionais que tralham com aromaterapia que poderão indicar qual o melhor perfume para o tipo de negócio oferecido ao cliente.

Para se ter uma ideia, as diferentes lojas devem contar com sua exclusividade no aroma. Uma loja de artigos esportivos deverá ser completamente diferente de uma loja de artigos femininos, e vice-versa.

O mesmo pode ser dito sobre os segmentos de serviço. Uma clinica médica deve passar um aspecto de serenidade e calma, enquanto uma agência de comunicação, por exemplo, deve apresentar um ambiente repleto de criatividade. Isso pode ser apresentada com o uso dos aromas corretos, indo além da visualização.

A aromaterapia vai trabalhar sempre o lado positivo do ambiente, entregando ao cliente que estiver no local uma experiência única. Por isso, alguns detalhes devem ser destacados:

  • A aromaterapia pode demonstrar higienização do ambiente;
  • Despertar emoções positivas dos consumidores;
  • Os aromas tendem a atrair mais clientes;
  • O funcionário trabalha mais motivado.

Facilidades para os clientes

Para cativar o cliente, é preciso que sua experiência seja positiva desde a entrada em um estabelecimento comercial.

Durante as compras, ele deve se sentir confortável, com um funcionário pronto para atendê-lo, sem se sentir intimidado.

Ao mesmo tempo, facilidades devem ser incentivadas, como disponibilidade de produtos, com os preços em destaque, evitando qualquer tipo de dúvida.

Realizar tudo com sucesso pode ser um caminho fácil. A automação comercial pode ser empregada desde o início da abertura das portas de um comércio. Isto irá proporcionar facilidade na entrega de produtos dentro do prazo de validade, por exemplo.

A tipificação de produtos e a classificação de preços também serão facilitadores para funcionários e clientes que procuram por produtos específicos.

Facilitar o setor financeiro também pode evitar perdas materiais, agilizando o fluxo de caixa.

Neste cenário, uma contadora e classificadora de moedas, por exemplo, trabalha de forma automática, fazendo com que a pessoa responsável por este setor não se perca na contagem de dinheiro, ao final de um dia de serviço.

Todos estes aspectos devem ser levados em consideração quando um comércio é aberto para atendimento ao público. Cada característica será um diferencial para o cliente, que terá uma relação especial quando sentir aquele aroma, aonde quer que esteja.