O passado e o futuro da terceirização

A tendência da busca por terceirização chegou até o ponto da quarteirização, que é quando um escritório se especializa em facilitar o processo de terceirização entre a parte contratante e a parte contratada.

Uma das principais vantagens dessa modalidade de negócios é que ela pode trazer uma redução considerável nos custos gerais das empresas.

Além da gestão dos Recursos Humanos e do Departamento Pessoal tornarem-se imensamente mais fáceis, por dispensar o custo com férias, faltas, rescisões e turnovers naturais a qualquer ramo, graças à terceirização as economias também dizem respeito ao próprio maquinário das empresas, aos processos logísticos e às taxas de desperdício.

Outras vantagens dizem respeito ao conhecimento agregado.

Afinal, por ser focada em um setor ou nicho bastante específico, é natural que a equipe terceirizada traga consigo uma expertise e um know-how bem maiores do que os de uma equipe que estivesse focada em fazer vários trabalhos distintos, ou mesmo acostumada a oscilar entre atividades distintas conforme a demanda do momento.

Entendendo melhor a terceirização

Atualmente, não apenas os conjuntos corporativos maiores, ou os complexos prediais, contam com terceirização e quarteirização, mas uma simples sala comercial já pode ter o suficiente para contratar essa modalidade de serviço, nem que o faça de modo pontual.

Aliás, outra vantagem da terceirização é justamente a de fechar um contrato com o tempo devido ao projeto ou demanda, que pode ter durações maiores ou menores conforme o caso.

Hoje se encontra no mercado as seguintes empresas de terceirização:

  • A empresa de contabilidade;
  • A empresa de limpeza;
  • A empresa de call center;
  • A empresa de segurança;
  • A empresa jurídica, etc.

O que se tinha antes era uma lei que diferenciava a atividade-principal da atividade-meio, postulando que apenas a atividade-meio poderia ser terceirizada (como um restaurante que terceirizasse apenas a limpeza ou a segurança).

No entanto, em 2017 a lei foi alterada e toda e qualquer atividade da empresa pode ser terceirizada, inclusive a atividade-principal (tal como se os próprios cozinheiros de uma restaurante fossem contratados segundo essa modalidade).

Muito mais que transporte: os motoristas executivos

Um exemplo bastante comum de terceirização é o do motorista de executivo. Há uma série de empresas especializadas em prestar esse tipo de serviço, formando e empregando motoristas para dirigirem carros ou vans para empresários e equipes de colaboradores em sua rotina profissional.

No caso individual, o motorista pode ser um verdadeiro chofer e atender apenas um profissional durante um período determinado.

No caso de um carro como as vans e micro-ônibus, trata-se de um serviço mais voltado para eventos e viagens curtas ou longas.

Neste caso o profissional tem a incumbência de recepcionar o time da equipe contratante em aeroportos e rodoviárias, levá-lo a hotéis e, não raro, conduzi-lo às reuniões e encontros em torno dos quais a viagem gira.

Embora pareça outros serviços mais tradicionais, como os do táxi ou do motorista de aplicativos, o motorista executivo tem uma série de diferenciais.

A primeira delas é justamente o fato de voltar-se especialmente para pessoas jurídicas. Com isso, vem junto a bandeira da excelência do serviço. mais ainda, tal modelo de serviço oferece as seguintes vantagens e benefícios:

  • A privacidade durante os traslados;
  • A segurança dos veículos e profissionais;
  • O acesso a carros de luxo e mais modernos;
  • A otimização do tempo e dos custos, etc.

Além da boa formação do motorista, da gentileza e da educação que são indispensáveis, outro diferencial é o do motorista executivo bilíngue.

O serviço trata-se, sem dúvida, de um profissional bem valorizado em todas as áreas. Porém ainda mais aqui, uma vez que as viagens e eventos executivos quase sempre envolvem profissionais de outros cantos do mundo.

Assim, ao dominar uma segunda língua, quase sempre o inglês, que é universal, o profissional da empresa que presta o serviço terceirizado se coloca na frente da concorrente que não dispõe desse diferencial.

Mais ainda, ele executa mesmo um trabalho mais bem feito, no qual pode interagir melhor com gente do mundo todo, de modo mais gentil e mais humanizado.

Locações por dia ou até por hora

A terceirização vem de processos como o do antigo casting de eventos e aponta para a superespecialização cada vez maior dos setores e nichos empresariais. Ela representa uma tendência crescente e incomparável.

Hoje já se fala, por exemplo, em aluguel de sala por hora. É isso mesmo, não se trata apenas do aluguel de uma única sala comercial em vez de um conjunto inteiro, mas da locação operada na modalidade de diárias fracionadas, ou mesmo de horas. Isso reflete, finalmente, o espírito geral do assunto tratado neste artigo.